Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), fez especialização em Educação Superior (UFRPE-1994) e mestrado em Odontologia Preventiva e Social na Universidade de Pernambuco - UPE (1996). É professor Assistente da UPE desde 1991. É docente das disciplinas: Libras e Ciências Sociais Aplicadas à Odontologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados para acessibilidade e inclusão social junto a comunidade em situação de risco, escolares, pessoas com deficiência e seus familiares. Tem alguns livros publicados na área da cognição visual e educação de surdos. É adepto da Medicina Alternativa com prática em terapias Integrativas: Reiki, Shiatsu, Ayurvédia, Acupuntura. Atualmente é aluno do Doutorado da Universidad Americana - Py em Ciências da Educação.
Tese de Doutorado em Ciências de Educação. Universidad Americana - Asunción - Paraguay • por Luiz Albérico Barbosa Falcão Educação de surdos e a formação docente na perspectiva inclusiva - O caso concreto do Paraguay
O estudo “A Educação de Surdos e a Formação Docente na Perspectiva Inclusiva - o caso concreto do Paraguay” teve como objetivo analisar como vem sendo desenvolvida a formação docente na educação de surdos do Paraguay. O campo de pesquisa abrangeu diferentes escolas: Regular, Especial e Inclusiva. Entrevistou-se 26 professores e diretores do Paraguay. A Análise Textual Discursiva norteou a metodologia do estudo quali-quantitativo ancorado em MORAES & GALIAZZI (2011). Percebe-se a escassez e desatualização de dados quantitativos e qualitativos tanto do Ministério de Educação, como das organizações e instituições educacionais. Ficou evidente a pouca ou nenhuma oferta de formação e capacitação por parte dos centros de formação ou pelo governo do Paraguay em língua de sinais. Os fatores “dificuldade financeira” e necessidade de oferta de “cursos de capacitação” foram lembrados pelos professores que afirmaram desconhecer como educar e se comunicar com as pessoas surdas. Estes dados descaracterizam a efetivação da educação escolar inclusiva. Este estudo indica a necessidade de formação e capacitação de professores e de um levantamento nacional quantitativo e qualitativo quanto à localização e inserção dos surdos na vida escolar e no mercado de trabalho e contribui com o reconhecimento da língua de sinais e ao acesso e permanência dos surdos na sociedade para uma melhor qualidade de vida.
Curso de Pós-Graduação do Núcleo de Educação a Distância – NEAD das Faculdades Integradas de Jacarepaguá – FIJ • por Luiz Albérico Barbosa Falcão Educação de surdos e a formação docente na perspectiva inclusiva - Saberes e conflitos educacionais brasileiros
O estudo Educação de Surdos e a Formação Docente na Perspectiva Inclusiva – Saberes e Conflitos Educacionais Brasileiros é do tipo exploratório qualitativo. Teve como objetivo analisar através do discurso dos professores investigados como está sendo desenvolvida a prática docente na perspectiva inclusiva. Através da Técnica da Análise Textual Discursiva – ATD foram identificados conflitos de teóricos, práticos e ideológicos que impactam o desenvolvimento das relações Os fatores “dificuldade financeira” e necessidade de oferta de “cursos de capacitação” foram lembrados pelos professores que afirmaram desconhecer como educar e se comunicar com as pessoas surdas. Estes dados descaracterizam a efetivação da educação escolar inclusiva e contribui com o reconhecimento da língua de sinais e ao acesso e permanência dos surdos na sociedade para uma melhor qualidade de vida.
Gestus - Revista Científica da Faculdade Osman Lins • por Luiz Albérico Barbosa Falcão Aprendendo a LIBRAS e Reconhecendo as Diferenças: Uma Proposta de Intervenção Junto a Ouvintes
Superada a discussão inicial sobre a necessidade de inclusão da Língua Brasileira de Sinais na formação universitária e em especial aos profissionais da educação, uma série de questões didático-político-pedagógicas se apresentam. Algumas destas questões referem-se aos fundamentos e aos papéis da língua de sinais LIBRAS, como primeira língua, e Língua Portuguesa, como segunda língua, na educação das pessoas surdas. Na perspectiva de universalizarmos o acesso aos conhecimentos da LIBRAS e da cultura surda, como proposta de formação profissional em Instituições do Ensino Superior do estado de Pernambuco e respeitando o Decreto 5626/2005, equacionando as questões políticas de acessibilidade e permanência com qualidade no ambiente escolar e acadêmico. Nesta proposta apresentamos uma análise e apresentação de intervenções já efetivadas que apresentam o processo de construção político-pedagógica do conhecimento no ensino da LIBRAS para ouvintes nos diversos cursos de graduação, visando um novo dimensionamento curricular dessa Língua e das práticas pedagógicas em sala de aula. Esta intervenção encontra-se no segundo ano de implantação com a formação de mais de 1500 acadêmicos já tiveram alguma experiência Bilíngüe e muitos se encontram como agentes multiplicadores da proposta. Então podemos afirmar que mudanças significativas, principalmente atitudinais, conceituais e filosóficas em relação à surdez, à pessoa surda e ao ensino de surdos vêm ocorrendo por parte dos ouvintes acadêmicos e a comunidade participante como reestruturação de uma proposta metodológica para o ensino da LIBRAS para ouvintes.
RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diveridade, 1ª Edição • por Luiz Albérico Barbosa Falcão Acessibilidade, Inclusão Social e Educação de Surdos: Um paradigma em foco
Uma coisa é certa, o trem da história não passou por aqui sem registrar tamanha façanha de contemplar o surdo falar com todos os seus gestos, amar com todos os seus sentidos, viver com toda a sua alma, sonhar com toda a nossa gente em harmonia societária, significativamente Ser especial, como todos nós. FALCÃO, 2006