porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Luiz Albrico Barbosa Falco
Luiz Albrico Barbosa Falco
Professor
Biografia do Autor
Luiz Albrico Barbosa Falco
Luiz Albrico Barbosa Falco
Professor

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), fez especialização em Educação Superior (UFRPE-1994) e mestrado em Odontologia Preventiva e Social na Universidade de Pernambuco - UPE (1996). É professor Assistente da UPE desde 1991. É docente das disciplinas: Libras e Ciências Sociais Aplicadas à Odontologia. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados para acessibilidade e inclusão social junto a comunidade em situação de risco, escolares, pessoas com deficiência e seus familiares. Tem alguns livros publicados na área da cognição visual e educação de surdos. É adepto da Medicina Alternativa com prática em terapias Integrativas: Reiki, Shiatsu, Ayurvédia, Acupuntura. Atualmente é aluno do Doutorado da Universidad Americana - Py em Ciências da Educação.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Luiz Albrico Barbosa Falco
Luiz Albrico Barbosa Falco
Professor
4 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Luiz Albrico Barbosa Falco

Como autor(a) principal

  • 2012 • Tese de Doutorado em Cincias de Educao. Universidad Americana - Asuncin - Paraguay
    Educao de surdos e a formao docente na perspectiva inclusiva - O caso concreto do Paraguay
    Resumo do Artigo Científico

    Tese de Doutorado em Cincias de Educao. Universidad Americana - Asuncin - Paraguay  •  por Luiz Albrico Barbosa Falco
    Educao de surdos e a formao docente na perspectiva inclusiva - O caso concreto do Paraguay

    O estudo A Educao de Surdos e a Formao Docente na Perspectiva Inclusiva - o caso concreto do Paraguay teve como objetivo analisar como vem sendo desenvolvida a formao docente na educao de surdos do Paraguay. O campo de pesquisa abrangeu diferentes escolas: Regular, Especial e Inclusiva. Entrevistou-se 26 professores e diretores do Paraguay. A Anlise Textual Discursiva norteou a metodologia do estudo quali-quantitativo ancorado em MORAES & GALIAZZI (2011). Percebe-se a escassez e desatualizao de dados quantitativos e qualitativos tanto do Ministrio de Educao, como das organizaes e instituies educacionais. Ficou evidente a pouca ou nenhuma oferta de formao e capacitao por parte dos centros de formao ou pelo governo do Paraguay em lngua de sinais. Os fatores dificuldade financeira e necessidade de oferta de cursos de capacitao foram lembrados pelos professores que afirmaram desconhecer como educar e se comunicar com as pessoas surdas. Estes dados descaracterizam a efetivao da educao escolar inclusiva. Este estudo indica a necessidade de formao e capacitao de professores e de um levantamento nacional quantitativo e qualitativo quanto localizao e insero dos surdos na vida escolar e no mercado de trabalho e contribui com o reconhecimento da lngua de sinais e ao acesso e permanncia dos surdos na sociedade para uma melhor qualidade de vida.

    ×
  • 2012 • Curso de Ps-Graduao do Ncleo de Educao a Distncia NEAD das Faculdades Integradas de Jacarepagu FIJ
    Educao de surdos e a formao docente na perspectiva inclusiva - Saberes e conflitos educacionais brasileiros
    Resumo do Artigo Científico

    Curso de Ps-Graduao do Ncleo de Educao a Distncia NEAD das Faculdades Integradas de Jacarepagu FIJ  •  por Luiz Albrico Barbosa Falco
    Educao de surdos e a formao docente na perspectiva inclusiva - Saberes e conflitos educacionais brasileiros

    O estudo Educao de Surdos e a Formao Docente na Perspectiva Inclusiva Saberes e Conflitos Educacionais Brasileiros do tipo exploratrio qualitativo. Teve como objetivo analisar atravs do discurso dos professores investigados como est sendo desenvolvida a prtica docente na perspectiva inclusiva. Atravs da Tcnica da Anlise Textual Discursiva ATD foram identificados conflitos de tericos, prticos e ideolgicos que impactam o desenvolvimento das relaes Os fatores dificuldade financeira e necessidade de oferta de cursos de capacitao foram lembrados pelos professores que afirmaram desconhecer como educar e se comunicar com as pessoas surdas. Estes dados descaracterizam a efetivao da educao escolar inclusiva e contribui com o reconhecimento da lngua de sinais e ao acesso e permanncia dos surdos na sociedade para uma melhor qualidade de vida.

    ×
  • 2007 • Gestus - Revista Cientfica da Faculdade Osman Lins
    Aprendendo a LIBRAS e Reconhecendo as Diferenas: Uma Proposta de Interveno Junto a Ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    Gestus - Revista Cientfica da Faculdade Osman Lins  •  por Luiz Albrico Barbosa Falco
    Aprendendo a LIBRAS e Reconhecendo as Diferenas: Uma Proposta de Interveno Junto a Ouvintes

    Superada a discussão inicial sobre a necessidade de inclusão da Língua Brasileira de Sinais na formação universitária e em especial aos profissionais da educação, uma série de questões didático-político-pedagógicas se apresentam. Algumas destas questões referem-se aos fundamentos e aos papéis da língua de sinais LIBRAS, como primeira língua, e Língua Portuguesa, como segunda língua, na educação das pessoas surdas. Na perspectiva de universalizarmos o acesso aos conhecimentos da LIBRAS e da cultura surda, como proposta de formação profissional em Instituições do Ensino Superior do estado de Pernambuco e respeitando o Decreto 5626/2005, equacionando as questões políticas de acessibilidade e permanência com qualidade no ambiente escolar e acadêmico. Nesta proposta apresentamos uma análise e apresentação de intervenções já efetivadas que apresentam o processo de construção político-pedagógica do conhecimento no ensino da LIBRAS para ouvintes nos diversos cursos de graduação, visando um novo dimensionamento curricular dessa Língua e das práticas pedagógicas em sala de aula. Esta intervenção encontra-se no segundo ano de implantação com a formação de mais de 1500 acadêmicos já tiveram alguma experiência Bilíngüe e muitos se encontram como agentes multiplicadores da proposta. Então podemos afirmar que mudanças significativas, principalmente atitudinais, conceituais e filosóficas em relação à surdez, à pessoa surda e ao ensino de surdos vêm ocorrendo por parte dos ouvintes acadêmicos e a comunidade participante como reestruturação de uma proposta metodológica para o ensino da LIBRAS para ouvintes.

    ×
  • 2007 • RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diveridade, 1 Edio
    Acessibilidade, Incluso Social e Educao de Surdos: Um paradigma em foco
    Resumo do Artigo Científico

    RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diveridade, 1 Edio  •  por Luiz Albrico Barbosa Falco
    Acessibilidade, Incluso Social e Educao de Surdos: Um paradigma em foco

    Uma coisa certa, o trem da histria no passou por aqui sem registrar tamanha faanha de contemplar o surdo falar com todos os seus gestos, amar com todos os seus sentidos, viver com toda a sua alma, sonhar com toda a nossa gente em harmonia societria, significativamente Ser especial, como todos ns. FALCO, 2006

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
    Outros Especialistas
  • Cláudio Mourão
    Cludio Mouro
    7 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    1 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Bruno Mendes
    Bruno Mendes
    1 artigos científicos
  • Diléia Aparecida Martins
    Dilia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natlia Almeida
    1 artigos científicos
  • Rejane Plinski
    Rejane Plinski
    1 artigos científicos
  • Claudete Cameschi de Souza
    Claudete Cameschi de Souza
    1 artigos científicos
  •