porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Joana Conde e Sousa
Joana Conde e Sousa
Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
Estatísticas de Publicação do Autor
Joana Conde e Sousa
Joana Conde e Sousa
Intérprete de Língua Gestual Portuguesa
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Joana Conde e Sousa

Como autor(a) principal

  • 2019 • Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 62-74
    Atrás do pano: o backstage de uma peça de teatro bilingue
    Resumo do Artigo Científico

    Medi@ções. Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. Vol 7, n. 1, p. 62-74  •  por Joana Conde e Sousa
    Atrás do pano: o backstage de uma peça de teatro bilingue

    A interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) de peças de teatro cresce em Portugal. Paralelamente, têm vindo a nascer outros espaços de cultura teatral em torno do texto bilingue – Português e LGP - através de projetos que levam a palco atores surdos e ouvintes onde a plateia, quer seja surda ou ouvinte, tem acesso ao texto de forma direta via atores. Este é o caso da peça de teatro bilingue “3,50 x 2,70” desenvolvida pela CIM – Companhia de Dança. O trabalho de backstage que proponho abordar neste artigo dá conta da presença de um coordenador e consultor de LGP, papel inédito nesta área em Portugal.

    ×
  • 2012 • Exedra: Revista Científica, Número temático - Português: Investigação e Ensino, pags. 404-413
    Crescer bilingue: As crianças ouvintes filhas de pais surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Exedra: Revista Científica, Número temático - Português: Investigação e Ensino, pags. 404-413  •  por Joana Conde e Sousa
    Crescer bilingue: As crianças ouvintes filhas de pais surdos

    A investigação seguidamente apresentada retrata o percurso de vida de um grupo de filhos ouvintes de pais surdos – CODA – portugueses e catalães, abordando as suas vivências e experiências como membros ouvintes na comunidade Surda Portuguesa e Catalã. No enquadramento teórico deste trabalho, debruçamo-nos sobre as questões do bilinguismo e do biculturalismo, realidades próprias dos CODA. A autora propôs-se a estudar, qualitativamente, um grupo de cinco CODA portugueses e cinco CODA catalães. Os informantes forneceram dados acerca dos seus percursos de vida que, uma vez analisados, demonstraram que é uma mais-valia terem adquirido duas ou mais línguas durante a sua infância. Consideramos que é importante que possam abordar em separado as diferentes comunidades de CODA no mundo, incorrendo numa análise mais em profundidade ao invés de meramente comparativa. Esta linha de ação seria uma forma de eliminar a maior dificuldade do presente estudo: o multilinguismo e multiculturalismo, presentes no caminho de investigação que tomámos.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Joana Conde e Sousa

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Milena Maria Pinto
    Milena Maria Pinto
    1 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvão Bueno
    1 artigos científicos
  • Luiz Albérico Barbosa Falcão
    Luiz Albérico Barbosa Falcão
    4 artigos científicos
  • Renato Dente Luz
    Renato Dente Luz
    7 artigos científicos
  • Vinícius Nascimento
    Vinícius Nascimento
    8 artigos científicos
  • Neuma Chaveiro
    Neuma Chaveiro
    11 artigos científicos
  • Elizabeth Figueira
    Elizabeth Figueira
    2 artigos científicos
  • Wagner Teobaldo
    Wagner Teobaldo
    1 artigos científicos
  • Teófilo Galvão Filho
    Teófilo Galvão Filho
    3 artigos científicos
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    2 artigos científicos
  •