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Maria Jos Duarte Freire
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Professora
Biografia do Autor
Maria Jos Duarte Freire
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Professora

Maria José Duarte Freire é filha de pais surdos, cresceu dentro da Comunidade Surda, tornando-se, como a maioria de filhos de surdos, bilingue, em Língua Gestual Portuguesa e Língua Portuguesa.

Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e concluiu, em 2007, o mestrado em Didáctica de Línguas, variante de Português Língua Não Materna, com a dissertação “A criança surda e o desenvolvimento da literacia”.

Em1980, começou a trabalhar como intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Associação Portuguesa de Surdos, em Lisboa, tendo, ao longo dos anos, colaborado, como intérprete e formadora, com diversas Associações de Surdos e entidades oficiais, a nível nacional e no estrangeiro.

Foi membro activo da Comissão Para o Reconhecimento e Protecção da Língua Gestual Portuguesa, que teve o seu início em 15 de Novembro de 1995, data que passou a ser celebrada como o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa.

Desde 1998, que lecciona na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, na primeira licenciatura de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa a ser criada em Portugal.

Mais recentemente, assumiu a coordenação dos cursos de Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa e de Língua Gestual Portuguesa Pós Laboral.

Participa em acções de formação e sensibilização sobre a Comunidade Surda, a Língua Gestual Portuguesa, a Tradução e Interpretação da LGP e sobre a Educação Bilingue e Bicultural de Crianças e Jovens Surdos.

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Maria Jos Duarte Freire
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4 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Maria Jos Duarte Freire

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Plataforma porsinal.pt  •  por Maria Jos Duarte Freire
    Educao Bilingue e Bicultural de Crianas e Jovens Surdos - Lngua Gestual Portuguesa como primeira lngua e Lngua Portuguesa como segunda lngua - Pressupostos tericos e sugestes prticas

    O bom desenvolvimento da literacia na criança surda é, sem dúvida, como com qualquer outra criança, o objectivo dos seus educadores, pais e professores. Não devemos, por isso, esquecer que o acesso a uma primeira língua é fundamental para o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, criando-se assim as condições para o acesso à segunda língua e a muitas outras ao longo da vida. Não tendo acesso completo à língua falada, porque não ouve, a criança surda necessita de uma primeira língua que lhe esteja acessível na totalidade – a língua gestual do seu país, no nosso caso a língua gestual portuguesa. É através da língua gestual que a criança surda vai desenvolver a sua capacidade da linguagem e do pensamento e aceder gradualmente às estruturas da segunda língua – a língua do seu país, no nosso caso a língua portuguesa.

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  • 2010 • II Congresso Brasileiro de Pesquisas em Traduo e Interpretao de Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa
    A Traduo e Interpretao de Provrbios e Expresses Idiomticas em Lngua de Sinais - Equivalentes Lingusticos e Culturais
    Resumo do Artigo Científico

    II Congresso Brasileiro de Pesquisas em Traduo e Interpretao de Lngua Brasileira de Sinais e Lngua Portuguesa  •  por Maria Jos Duarte Freire
    A Traduo e Interpretao de Provrbios e Expresses Idiomticas em Lngua de Sinais - Equivalentes Lingusticos e Culturais

    A tradução e interpretação de expressões idiomáticas ou provérbios em língua de sinais coloca diversas questões de carácter linguístico e cultural que o intérprete deve conhecer e aplicar para que tenha um bom desempenho. Neste trabalho são analisados os diferentes contextos em que este tipo de enunciados pode surgir e as diferentes alternativas de tradução e interpretação pelas quais se pode optar. Serão dados exemplos que permitirão estabelecer, ou não, um paralelo entre expressões idiomáticas e provérbios da língua gestual portuguesa e da língua portuguesa. Finalmente, dar-se-á conta dos resultados de um estudo sobre a existência, ou não, de provérbios na Língua Gestual Portuguesa (LGP) e de que modo as pessoas surdas se relacionam com esta forma de expressão.

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  • 2009 • Medi@es Revista OnLine da Escola Superior de Educao do Instituto Politcnico de Setbal, Vol. 1 - n 1
    O desenvolvimento da literacia na criana surda: Uma abordagem centrada na famlia para uma interveno precoce
    Resumo do Artigo Científico

    Medi@es Revista OnLine da Escola Superior de Educao do Instituto Politcnico de Setbal, Vol. 1 - n 1  •  por Maria Jos Duarte Freire
    O desenvolvimento da literacia na criana surda: Uma abordagem centrada na famlia para uma interveno precoce

    Os pais de uma criana surda devem estar conscientes da importncia de oferecer ao seu filho ou filha surdos um ambiente favorvel que lhes garanta um total desenvolvimento cognitivo, lingustico, social e emocional. Os pais devem ter um bom acesso a informao e aconselhamento que os prepare para o desafio que constitui educar uma criana surda. A comunicao essencial para qualquer ser humano e a base do desenvolvimento lingustico e cognitivo. Usar a lngua gestual volta da criana surda e com ela, sem o intuito de a ensinar, mas usando-a como estratgia de comunicao, ir proporcionar criana surda um instrumento de acesso linguagem e ao conhecimento que lhe permitiro desenvolver a sua literacia.

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  • 2007 • Universidade de Aveiro, Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa
    A Criana Surda e o Desenvolvimento da Literacia
    Resumo do Artigo Científico

    Universidade de Aveiro, Departamento de Didctica e Tecnologia Educativa  •  por Maria Jos Duarte Freire
    A Criana Surda e o Desenvolvimento da Literacia

    O presente trabalho prope-se estudar o contexto de crescimento de um grupo de jovens surdos, de modo a conhecer e compreender os factores que contriburam, ou no, para o desenvolvimento da sua literacia. A base terica deste estudo constituda pela filosofia da educao bilingue e bicultural das crianas e jovens surdos e parte de dois pressupostos fundamentais: a primeira lngua da criana surda a lngua gestual do seu pas, essencial para o seu desenvolvimento emocional, lingustico e cognitivo, e a segunda lngua a lngua falada no seu pas, ensinada criana como lngua no materna, privilegiando as vertentes da leitura e da escrita, fundamentais para a sua insero na sociedade e para o seu progresso acadmico e profissional. Para a realizao do presente estudo, foi adoptada uma metodologia qualitativa e descritiva, tendo a recolha de dados sido realizada por intermdio de um inqurito por questionrio. Os dados foram recolhidos junto de um grupo de jovens surdos do concelho de Lisboa, entre os 15 e os 30 anos. Da anlise dos resultados foram retiradas algumas concluses que confirmaram as premissas defendidas no enquadramento terico deste trabalho: a importncia de uma educao bilingue e bicultural e o envolvimento da famlia no desenvolvimento da literacia das crianas e jovens surdos.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Maria Jos Duarte Freire

      Sem livros editados ou inseridos.
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