porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Elielson Sales
Elielson Sales
Professor de Matemtica
Biografia do Autor
Elielson Sales
Elielson Sales
Professor de Matemtica

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1996), Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente é pesquisador do Laboratório de Pesquisa Educacional para a Diversidade e Inclusão vinculado à Coordenação de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação, professor assistente da Faculdade Ipiranga e professor colaborador voluntário da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem da matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, educação matemática e inclusão.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Elielson Sales
Elielson Sales
Professor de Matemtica
9 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Elielson Sales

Como autor(a) principal

  • 2013 • Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geocincias e Cincias Exatas (IGCE)
    A visualizao no ensino de matemtica: uma experincia com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Geocincias e Cincias Exatas (IGCE)  •  por Elielson Sales
    A visualizao no ensino de matemtica: uma experincia com alunos surdos

    O eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática. A pesquisa tem como referencial teórico a educação escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, e os dados foram obtidos a partir de uma intervenção realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Claro/SP, com oito alunos surdos, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental. O registro dos dados se deu a partir de anotações em caderno de campo e filmagens das atividades desenvolvidas. Houve também entrevistas com pais, alunos, professora e intérprete, com o intuito de coletar informações sobre um pouco da história de cada aluno observado. Os dados são discutidos tendo em vista dois aspectos: o processo metodológico envolvido no trabalho com alunos surdos e as aquisições conceituais apresentadas pelos alunos em relação aos conteúdos propostos. A discussão dos resultados está distribuída em três temas: determinação de sinais em Libras para as formas geométricas; a matemática emergindo e re-conhecendo formas geométricas. O plano de intervenção desenvolvido esteve em sintonia com a perspectiva de educação matemática defendida nesta pesquisa, que considerou e promoveu a geometria como algo importante na exploração do mundo das crianças. Os resultados reforçam a importância de se estreitar a relação entre universidade e escola, o desenvolvimento de uma colaboração mútua em prol da aprendizagem de crianças surdas e seus benefícios para os que nela se envolveram. Ao final propõe-se o desdobramento da presente pesquisa em novas investigações relacionadas ao tema.

    ×
  • 2012 • V Congresso Brasileiro de Educao Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educao Especial (VII ENPEE) (UFSCar/So Carlos/SP)
    A Visualizao no Ensino de Matemtica: uma Experincia com Estudantes Surdos
    Resumo do Artigo Científico

    V Congresso Brasileiro de Educao Especial (V CBEE) / VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educao Especial (VII ENPEE) (UFSCar/So Carlos/SP)  •  por Elielson Sales
    A Visualizao no Ensino de Matemtica: uma Experincia com Estudantes Surdos

    O eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenrio que compe o contexto da educao de surdos, para investigar de que forma a visualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemtica por meio de recursos que privilegiem os aspectos da visualizao em matemtica. A presente proposta foi conduzida em uma escola da rede pblica municipal de Rio Claro/SP, com estudantes 8 surdos usurios da Lngua Brasileira de Sinais (Libras), matriculados no 5 ano do Ensino Fundamental. Como estratgias de produo de dados, utilizamos algumas atividades de geometria, observaes em sala de aula, registro por meio de filmagens, entrevista semi-estruturadas com os pais e estudantes surdos. Os dados esto sendo discutidos tendo em vista dois aspectos: o processo metodolgico envolvido no trabalho com estudantes surdos; as aquisies conceituais apresentados pelos alunos em relao aos contedos propostos. Constatamos, at o momento, a importncia da utilizao dos recursos visuais nas atividades de matemtica, bem como o desenvolvimento de uma lngua compartilhada a fim de minimizar as desigualdade lingustica, entre surdos e ouvintes. Contexto que est contribuindo para as evidncias apresentadas pelos participantes que demonstraram indcios de envolvimento e de aprendizagem.

    ×
  • 2012 • Interfaces da Educao (UEMS/Paranaba/MS), v.3, n.9, p.30-44
    Deficincia e Educao: uma perspectiva histrica da educao de surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Interfaces da Educao (UEMS/Paranaba/MS), v.3, n.9, p.30-44  •  por Elielson Sales
    Deficincia e Educao: uma perspectiva histrica da educao de surdos

    Procuramos resgatar diferentes momentos e marcos histricos da educao de surdos com o objetivo de analisar os fatos que influenciaram as prticas educacionais contextualizadas a partir dos processos histricos e sociais. Consideramos, principalmente Mazzota (2001), Mendes (1995) e Sassaki (1997), para situar as discusses em perodos, desde a Antiguidade, quando as pessoas identificadas como deficientes eram eliminadas ou abandonadas, passeando pela Idade Mdia, onde observamos claramente os comportamentos excludentes encobertos por prticas caritativas. No mbito das polticas socioeducacionais, pudemos observar o desenvolvimento de diferentes trabalhos, indo da excluso total prticas de oralizao para normalizao, educao com base em princpios da comunicao total at as atuais propostas de educao inclusiva bilngue. Embora cada modelo tenha seu apogeu em momentos histricos distintos, hoje, eles co-existem, desenhando um cenrio de realidades diversas, com avanos e entraves de vrias ordens.

    ×
  • 2010 • X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA
    Quando a sala de aula, tambm, a cidade: Uma experincia com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA  •  por Elielson Sales
    Quando a sala de aula, tambm, a cidade: Uma experincia com alunos surdos

    O estudo teve como objetivo analisar uma experiencia docente, frente a um projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos surdos de 3a Série do Ensino Fundamental. Foi feito um recorte teórico sobre a prática, sobre as mudanças curriculares e a nova proposta de abordagem sobre os conteúdos, procurando relacioná-los à ação docente no ensino da matemática. O Método foi exploratório-descritivo com análise qualitativa dos dados. As produções (desenhos e textos) que demonstraram a percepção dos alunos sobre os conteúdos trabalhados e o nível de alcance dos objetivos estabelecidos para o projeto. A pesquisa envolveu 14 alunos surdos e professores em uma Instituição de Ensino Especializada. Nos resultados, observou-se que a exploração de outros ambientes, a utilização de imagens e da Língua Brasileira de Sinais - Libras são diferenciais importantes, tanto para o processo de ensino, quanto para a construção de conhecimentos e representação dos saberes apreendidos pelos alunos nas aulas de Ciências e Matemática.

    ×
  • 2010 • III Jornada Nacional de Educao Matemtica e XVI Jornada Regional de Educao Matemtica, Passo Fundo. Educao Matemtica: tendncias, desafios e perspectivas. Passo Fundo : Editora Universitria
    Matemtica Visual: Um olhar etnomatemtico sobre uma prtica docente com alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    III Jornada Nacional de Educao Matemtica e XVI Jornada Regional de Educao Matemtica, Passo Fundo. Educao Matemtica: tendncias, desafios e perspectivas. Passo Fundo : Editora Universitria  •  por Elielson Sales
    Matemtica Visual: Um olhar etnomatemtico sobre uma prtica docente com alunos surdos

    Este estudo aborda o tema surdez e pretende discutir a participao de Surdos3 em prticas sociais que envolvem conhecimentos matemticos. Com o objetivo de empreender uma re-interpretao de algumas experincias profissionais e acadmicas, a partir das contribuies de alguns autores abordados na disciplina Educao Etnomatemtica: Histria, Cultura e Prtica Pedaggica do curso de doutorado em Educao Matemtica da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho - UNESP campus de Rio Claro, sob orientao do professor Dr. Pedro Paulo Scandiuzzi4. Nesse contexto, utilizei pressupostos tericos que consubstanciam: a linguagem viso-espacial, a Etnomatemtica, e ainda questes sobre bilinguismo, identidade, cultura e representao. Assim, neste estudo, entendemos que o grupo de Surdos difere do grupo de ouvintes por questes lingusticas e culturais. Acreditamos tambm que existam diferenas no interior de cada grupo. Ao trmino dessa incurso foi possvel observar que os estudos em Etnomatemtica deram suporte significativo s reflexes empreendidas e proporcionaram um novo olhar sobre a comunidade Surda. Percebi, tambm. que apesar de apresentarem histrias de fracasso escolar, o Surdo, possui experincias de participao significativa na sociedade, sejam estas mais autnomas, ou limitadas pela famlia, que contribuem para a constituio de aspectos lingusticos e culturais especficos de sua comunidade.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Espao (Rio de Janeiro. 1990), v. 31, p. 19-31  •  por Elielson Sales
    Geometria, Literatura Infantil e Lngua de Sinais: Nexos e reflexos de uma experincia em um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem

    Analisam-se alguns aspectos ligados às linguagens na Educação de Surdos. Como categorias de análise foram consideradas os conteúdos da Geometria Elementar, abordados por meio da Literatura Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram cinco alunos da 5a série do Ensino Fundamental de um Instituto especializado em Educação de Surdos e usuários da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O método utilizado foi o exploratório descritivo com observação participativa. A abordagem dos dados foi qualitativa, com instrumentos de desenhos e exercícios voltados para a Geometria. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas sete sessões de ensino básico de Geometria. Constataram-se a importância da LIBRAS para a comunicação, interação e desenvolvimento da criança Surda, bem como a relevância da representação e da valorização da imagem na Geometria ligada à Literatura Infantil, contexto que contribuiu para um processo de construção significativa do conhecimento pelo sujeito Surdo.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Universidade Federal do Par - UFPA  •  por Elielson Sales
    Refletir no Silncio: Um estudo das aprendizagens na resoluo de problemas aditivos com alunos surdos e pesquisadores ouvintes

    O eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenrio que compe o contexto da escola especializada na educao de surdos, para analisar as evidncias apresentadas pelos personagens, alunos surdos e pesquisadores, por meio de aes reflexivas no processo de ensino com resoluo de problemas aditivos, proporcionado, tambm, pela Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS, e que demonstram serem indcios de envolvimento e de aprendizagem. Para a configurao desta pesquisa, optamos, como referencial terico, pela vertente da educao de surdos e do Professor Reflexivo, na qual procuramos elementos norteadores para circunscrever a temtica deste estudo. O presente estudo, de natureza colaborativa na modalidade pesquisa-ao, foi conduzido em uma unidade especializada na educao de surdos do municpio de Belm-PA, com seis alunos surdos profundos e uma aluna surdocega, usurios da LIBRAS, matriculados na segunda srie do ensino fundamental. Os dados apresentados, nesta pesquisa, foram coletados em sete semanas, durante o perodo de 18/02/2008 a 07/04/2008. Foram utilizadas como estratgias: observaes em sala de aula; registro atravs de filmagens das atividades desenvolvidas pelos alunos com os pesquisadores e os colegas surdos. Entrevista semi-estruturada com responsveis dos alunos, com o intuito de coletar informaes sobre um pouco da histria de cada aluno; investigao de dados em pronturios da escola. Os dados so discutidos tendo em vista trs aspectos: a prtica do professor reflexivo; o processo metodolgico envolvido no trabalho com alunos surdos; as aquisies conceituais apresentados pelos alunos em relao aos problemas aditivos. Ao analisar os resultados pudemos perceber que o ambiente proporcionado pela resoluo de problemas aditivos, por meio da lngua de sinais associados a alguns recursos didticos, permitiu estabelecer um canal de comunicao favorvel para que os sujeitos interagissem com seus pares e tambm com o grupo. E conseqentemente promoveu aos mesmos apropriarem-se de conceitos matemticos relativos ao contedo trabalhado, fato que tambm foi percebido pelos pesquisadores. Ao final prope-se o desdobramento da presente pesquisa em novas investigaes relacionadas ao tema.

    ×
  • 2007 • VII-EPG - Encontro Latino Americano de Ps-Graduao, So Jos dos Campos-SP. O Paradigma do Desenvolvimento Sustentvel. So Jos dos Campos-SP: UNIVAP
    O Ambiente Logo como Elemento Facilitador na Releitura de Significados em uma Atividade de Cincias com Alunos Surdos
    Resumo do Artigo Científico

    VII-EPG - Encontro Latino Americano de Ps-Graduao, So Jos dos Campos-SP. O Paradigma do Desenvolvimento Sustentvel. So Jos dos Campos-SP: UNIVAP  •  por Elielson Sales
    O Ambiente Logo como Elemento Facilitador na Releitura de Significados em uma Atividade de Cincias com Alunos Surdos

    Este estudo apresenta uma breve abordagem sobre o ambiente logo como elemento facilitador na releitura de significados com alunos surdos. A presente pesquisa buscou investigar o processo de releitura de significados, a partir do ambiente logo, durante uma atividade de cincias, bem como fazer uma anlise das interaes ocorridas no Laboratrio de Informtica Educativa - LIED. Este estudo baseou-se na observao de um grupo de 7 alunos, de um Instituto Especializado em educao de surdos em Belm/PA. Trata-se, portanto, de um estudo com abordagem descritiva dos dados obtidos, e qualitativa quanto apresentao e anlise discursiva. Os resultados mostram que Ambiente Logo possibilitou aos sujeitos situaes de ao que geraram releitura de significados, levando-os a uma atividade rica e diferenciada.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2009 • Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18
    A comunicao matemtica e os desafios da incluso
    Resumo do Artigo Científico

    Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18  •  por Elielson Sales
    A comunicao matemtica e os desafios da incluso

    Neste artigo, so analisados alguns aspectos referentes s interaes por meio da comunicao, no contexto da educao de surdocegos, como um dos fatores fundamentais para o processo de incluso. Como categorias de anlise foram considerados contedos de resoluo de problemas aditivos. O sujeito da pesquisa foi uma aluna surdacega da 2a srie do ensino fundamental de uma escola especializada em educao de surdos e usuria da Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS. O mtodo utilizado foi o estudo de caso. A abordagem dos dados foi qualitativa. Tais dados foram coletados em sete encontros de ensino de resoluo de problemas aditivos abordados por meio da LIBRAS e de materiais didticos diversificados. Constatou-se a importncia da comunicao para a interao e incluso da criana surdacega, bem como a relevncia de se diversificar a utilizao de materiais didticos no processo de ensino e aprendizagem, contexto que contribuiu para as evidncias apresentadas pelo sujeito, que demonstraram indcios de envolvimento e de aprendizagem.

    ×
  • Livros de Elielson Sales

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Antônio Luiz Alencar Miranda
    Antnio Luiz Alencar Miranda
    1 artigos científicos
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    8 artigos científicos
  • Bruna da Silva Branco
    Bruna da Silva Branco
    2 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Carilissa Dall ´Alba
    Carilissa Dall Alba
    1 artigos científicos
  • Marianne Rossi Stumpf
    Marianne Rossi Stumpf
    4 artigos científicos
  • Marcos Roberto dos Santos
    Marcos Roberto dos Santos
    1 artigos científicos
  • Ana Rosária Soares da Silva
    Ana Rosria Soares da Silva
    1 artigos científicos
  • Joana Morêdo Pereira
    Joana Mordo Pereira
    5 artigos científicos
  • Claudete Cameschi de Souza
    Claudete Cameschi de Souza
    1 artigos científicos
  •