porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras
Biografia do Autor
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras

Licenciada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professora e intérprete de Libras. Coordenadora e professora de cursos de extensão de LIBRAS. Trabalhou como docente na Associação Educacional Sons no Silêncio na área de ensino da LIBRAS, alfabetização de surdos e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Atuou como docente de Libras na FACE, na Faculdade São Salvador. Foi Professora substituta de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no IFBA - Salvador. Possui Proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Mestre em Letras e Linguística. Docente da Universidade Federal de Alagoas

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras
1 Artigos Cientficos publicados
×

Artigos Científicos de Joseane dos Santos do Esprito Santo

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Joseane dos Santos do Esprito Santo
    Prticas de ensino de Lngua Portuguesa como segunda lngua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilngue e intermediao sensvel na sala de aula

    Este trabalho apresenta reflexões sobre a implantação e as práticas de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, nas turmas dos/as estudantes Surdo/as do Ensino Médio e Superior nos anos de 2013 à 2015 e em 2018. Ele analisa os desafios e as possibilidades no desenvolvimento de um trabalho para a compreensão das práticas linguístico-discursivas de Surdos/as no processo de ensino/aprendizagem. Adota-se a noção de língua, segundo Bakhtin e Volochinov (2014), que a veem como um fenômeno de natureza social, que se concretiza na relação com o outro e considera a Libras como a primeira língua (L1) do Surdo (QUADROS e SCHMIEDT, 2006; ESPÍRITO SANTO, 2020). A abordagem metodológica foi qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), de observação participativa. As análises indicaram possibilidades de um trabalho de intermediação sensível (LIMA, 2019), dentro de uma perspectiva bilingue com Surdos/as nos níveis de médio e superior, respeitando a Libras como L1 e a LP como L2.

    ×
  • Livros de Joseane dos Santos do Esprito Santo

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Fernando César Capovilla
    Fernando Csar Capovilla
    3 artigos científicos
  • Lisiane Mallmann
    Lisiane Mallmann
    2 artigos científicos
  • Marianne Rossi Stumpf
    Marianne Rossi Stumpf
    4 artigos científicos
  • Joaquim Melro
    Joaquim Melro
    9 artigos científicos
  • Neuza Santana
    Neuza Santana
    1 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Joslia Neves
    8 artigos científicos
  • Lean Fontain Franco
    Lean Fontain Franco
    2 artigos científicos
  • Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    1 artigos científicos
  • Leonel Domingues Deusdado
    Leonel Domingues Deusdado
    2 artigos científicos
  • Flávia Roldan Viana
    Flvia Roldan Viana
    4 artigos científicos
  •