porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras
Biografia do Autor
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras

Licenciada em Letras/LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Professora e intérprete de Libras. Coordenadora e professora de cursos de extensão de LIBRAS. Trabalhou como docente na Associação Educacional Sons no Silêncio na área de ensino da LIBRAS, alfabetização de surdos e ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Atuou como docente de Libras na FACE, na Faculdade São Salvador. Foi Professora substituta de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no IFBA - Salvador. Possui Proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS e Proficiência no uso e ensino da Libras, reconhecidos pelo MEC e UFSC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais. Mestre em Letras e Linguística. Docente da Universidade Federal de Alagoas

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Joseane dos Santos do Esprito Santo
Professora e Intrprete de Libras
1 Artigos Cientficos publicados
×

Artigos Científicos de Joseane dos Santos do Esprito Santo

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Joseane dos Santos do Esprito Santo
    Prticas de ensino de Lngua Portuguesa como segunda lngua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilngue e intermediao sensvel na sala de aula

    Este trabalho apresenta reflexões sobre a implantação e as práticas de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, nas turmas dos/as estudantes Surdo/as do Ensino Médio e Superior nos anos de 2013 à 2015 e em 2018. Ele analisa os desafios e as possibilidades no desenvolvimento de um trabalho para a compreensão das práticas linguístico-discursivas de Surdos/as no processo de ensino/aprendizagem. Adota-se a noção de língua, segundo Bakhtin e Volochinov (2014), que a veem como um fenômeno de natureza social, que se concretiza na relação com o outro e considera a Libras como a primeira língua (L1) do Surdo (QUADROS e SCHMIEDT, 2006; ESPÍRITO SANTO, 2020). A abordagem metodológica foi qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), de observação participativa. As análises indicaram possibilidades de um trabalho de intermediação sensível (LIMA, 2019), dentro de uma perspectiva bilingue com Surdos/as nos níveis de médio e superior, respeitando a Libras como L1 e a LP como L2.

    ×
  • Livros de Joseane dos Santos do Esprito Santo

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Esmeralda Figueira Queiroz
    Esmeralda Figueira Queiroz
    1 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  • Clélia Regina Ramos
    Cllia Regina Ramos
    10 artigos científicos
  • Kátia Nascimento
    Ktia Nascimento
    1 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Severina Batista de Farias Klimsa
    Severina Batista de Farias Klimsa
    1 artigos científicos
  • Lara Ferreira dos Santos
    Lara Ferreira dos Santos
    1 artigos científicos
  • Terezinha Nunes
    Terezinha Nunes
    5 artigos científicos
  • Ana Paula Jung
    Ana Paula Jung
    3 artigos científicos
  •