porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
lida Rafisa
lida Rafisa
Coordenadora de Gesto Ambiental
Biografia do Autor
lida Rafisa
lida Rafisa
Coordenadora de Gesto Ambiental

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, libras, inclusão, educação inclusiva e sinais.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
lida Rafisa
lida Rafisa
Coordenadora de Gesto Ambiental
6 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de lida Rafisa

Como autor(a) principal

  • 2014 • Congresso Nacional de Educao - CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - Campina Grande: Realize, v. 1
    O meio ambiente pelo estudante surdo: Formao dos professores
    Resumo do Artigo Científico

    Congresso Nacional de Educao - CONEDU, 2014, Campina Grande. Anais I CONEDU - Campina Grande: Realize, v. 1  •  por lida Rafisa
    O meio ambiente pelo estudante surdo: Formao dos professores

    O presente trabalho tem por objetivo discutir a formação de uma professora que trabalha com educação de surdos. Para tanto, inicialmente, faz uma discussão sobre inclusão, procurando diferenciá-la de integração. É destacado que a inclusão não deve ser algo imposto, mas vivenciada de forma rotineira e espontânea tanto no interior das escolas como fora delas. Também trata da Educação Ambiental e seus aspectos teóricos, para, ao final, abordar a EA sob uma perspectiva inclusiva, sendo um processo participativo, onde o Professor deve ser encarado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes que indicam uma conduta ética e cidadã. O trabalho é parte do esforço teórico que compõe a primeira etapa do trabalho monográfico e, dessa forma, expressa os caminhos que serão percorridos na próxima etapa, concernente à aplicação da pesquisa numa escola pública da cidade de Recife.

    ×
  • 2012 • XVI Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XVI ENEQ) e X Encontro de Educao Qumica da Bahia (X EDUQUI) Salvador, BA, Brasil
    O Ensino de Qumica para Estudantes Surdos: A Formao dos Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    XVI Encontro Nacional de Ensino de Qumica (XVI ENEQ) e X Encontro de Educao Qumica da Bahia (X EDUQUI) Salvador, BA, Brasil  •  por lida Rafisa
    O Ensino de Qumica para Estudantes Surdos: A Formao dos Sinais

    Com a formulao de novas leis de incluso escolar, barreiras tm sido encontradas para o publico surdo. Quando se trata do ensino de qumica, os contextos os saberes ficam cada vem mais restritos a esse publico que historicamente j fora to marginalizado, os Surdos. Nisto este trabalho visa discutir teoricamente a formao dos sinais para o ensino de qumica e os sinais j existentes e como ira influenciar no processo de Ensino-aprendizagem do aluno surdo

    ×
  • 2012 • Instituto Federal de Pernambuco - Reitoria, IFPE, Brasil.
    Percepo ambiental do estudante surdo: Estudo de caso em uma escola pblica do Recife
    Resumo do Artigo Científico

    Instituto Federal de Pernambuco - Reitoria, IFPE, Brasil.  •  por lida Rafisa
    Percepo ambiental do estudante surdo: Estudo de caso em uma escola pblica do Recife

    Esta pesquisa visa analisar a percepo ambiental de estudantes surdos, objetivando identificar as bases legais da Educao de surdos no Brasil, investigar como trabalhada a Educao inclusiva de surdos, verificar como trabalhada a EA na escola e identificar a compreenso dos estudantes em relao a aspectos relacionados ao Campo Ambiental.A pesquisa caracteriza-se como um trabalho terico-emprico tendo como base a abordagem proposta por Bardin na analise do contedo. A coleta de dados empricos realizou-se atravs da aplicao e analise de questionrios com estudantes Surdos e a Professora presente.De acordo com a anlise dos questionrios, identificou-se que os alunos ainda esto em processo de alfabetizao da LIBRAS e que os mesmos no utilizam os sinais de forma correta dificultando o processo de ensino-aprendizagem. Tambm pode-se observar que os estudantes tem uma base bem consolidada quanto a questes ambientais. A libras quando se trata de temticas ambientais no dispe de um vocabulrio especifico, em que dificulta a insero dos estudantes Surdos no contexto da EA. A professora mesmo no provendo-se de capacitaes especificas na temtica ambiental no deixou a desejar no trabalho com os estudantes para a construo da percepo ambiental. Conclui-se que fica muito claro o papel essencial da escola na formao de professores quanto a prticas ambientais dentro da escola, a incluso do estudante surdo no mbito social, alem da prpria curricularizao da LIBRAS para uma efetiva incluso social e escolar.

    ×
  • 2011 • Educao Ambiental: responsabilidade para conservao da sociobiodiversidade. Joo Pessoa: Editora Universitaria, v. 1, p.1583-1588
    A Educao Ambiental na perspectiva da educao inclusiva de surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Educao Ambiental: responsabilidade para conservao da sociobiodiversidade. Joo Pessoa: Editora Universitaria, v. 1, p.1583-1588  •  por lida Rafisa
    A Educao Ambiental na perspectiva da educao inclusiva de surdos

    O presente trabalho tem por objetivo fazer uma discusso terica sobre a EA na perspectiva da educao inclusiva de surdos. Para tanto, inicialmente, faz uma discusso sobre incluso, procurando diferenci-la de integrao. destacado que a incluso no deve ser algo imposto, mas vivenciada de forma rotineira e espontnea tanto no interior das escolas como fora delas. O artigo tambm discorre sobre a surdez destacando que a diferena entre a criana surda para a criana ouvinte est no domnio da linguagem refletida no desenvolvimento intelectual e social. Seguindo o fio condutor da anlise, feito um breve resgate histrico da educao de surdos no mundo, para, ao final, abordar a EA sob uma perspectiva inclusiva, sendo um processo participativo, onde o estudante deve ser encarado como agente transformador, atravs do desenvolvimento de habilidades e formao de atitudes que indicam uma conduta tica e cidad. O trabalho parte do esforo terico que compe a primeira etapa da pesquisa em andamento e, dessa forma, expressa os caminhos que sero percorridos na prxima etapa, concernente aplicao da pesquisa numa escola pblica da cidade de Recife.

    ×
  • 2010 • IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade
    LIBRAS e Educao Ambiental: A Formao dos Educadores e os Sinais numa Perspectiva Bilingue
    Resumo do Artigo Científico

    IV Colquio Internacional Educao e Contemporaneidade  •  por lida Rafisa
    LIBRAS e Educao Ambiental: A Formao dos Educadores e os Sinais numa Perspectiva Bilingue

    Com o decorrer dos tempos, comea a haver um maior conhecimento do ambiente e uma maior explorao dos seus recursos. As cincias evoluem e os fenmenos naturais comeam a ser compreendido. A natureza passa a ter uma relao de subservincia em relao espcie humana. O conhecimento da natureza e a transmisso desse conhecimento serviam apenas para que o ambiente fosse mais dominado e explorado. No caso da comunidade surda no se tem este acesso. O presente trabalho vem viabilizar e discutir os sinais propostos e sua insero no cotidiano do surdo. No caso do Educador Ambiental investigar a neutralidade buscando verificar se a atual postura exigida proporciona resultados que vo ao encontro da base da prtica inclusiva: a autonomia.

    ×
  • 2009 • I Congresso Nacional de Educao Ambiental, p. 786-789
    Como trabalhar a Educao Ambiental utilizando a Libras para alunos surdos do ensino fundamental
    Resumo do Artigo Científico

    I Congresso Nacional de Educao Ambiental, p. 786-789  •  por lida Rafisa
    Como trabalhar a Educao Ambiental utilizando a Libras para alunos surdos do ensino fundamental

    Com a regulamentao da Lei n 10.436 de 24 de abril de 2002, que se dispe sobre a Lngua Brasileira de Sinais - LIBRAS, ficou estabelecido incluso escolar da criana desde os primeiros anos, seja publica ou privada, com o direito a educao e oportunidades iguais aos que nasceram sem nenhuma deficincia. Tomando por base o a LDB, dever ser promovida a esses alunos uma escolarizao juntamente com os demais alunos. Como estabelecida pelo MEC, a educao ambiental deve ser abordada como tema transversal nas escolas. A dificuldade vista para este sistema de incluso, justamente a viabilizao dos sinais. A LIBRAS no tem um vasto dicionrio de sinais, restringindo-se apenas a interpretaes do cotidiano. Neste sentido avaliamos a linguagem em um grupo de adolescentes para detectar possveis padres lingsticos visando a criao de novos sinais que abordem a questo ambiental, para com isso inserir este tema no cotidiano das pessoas surdas . Foram realizadas observaes aleatrias em adolescentes entre 10 e 17 anos, na Escola Pintor Lula Cardoso Ayres, no perodo entre agosto a novembro de 2008. Professores itinerantes, professores regulares, pedagogos, assistentes sociais e psiclogos foram entrevistados. Utilizando o mtodo de pesquisa qualitativa analisou-se a interao dos alunos no momento de aula e de suas produes sinalizadas. Observamos que o processo de construo lingstica complexo, principalmente pela diferena de modalidade da lngua de sinais em comparao lngua portuguesa. Do ponto de vista pedaggico, temos conscincia que falta toda uma construo de proposta de ensino pautada no processo de aprendizagem do adolescente surdo. deveras surpreendente constatar que os instrutores, ainda com formao incipiente para o ensino das disciplinas regulares, utilizem mtodos que primam pela comunicao, princpios de mtodos ora funcionalistas, constroem situaes sociais onde na interao produzida a negociao de significados.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de lida Rafisa

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Michelle Sousa Mussato
    Michelle Sousa Mussato
    1 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  • Rejane Plinski
    Rejane Plinski
    1 artigos científicos
  • Neuma Chaveiro
    Neuma Chaveiro
    11 artigos científicos
  • Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    1 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Joslia Neves
    8 artigos científicos
  • Neuza Santana
    Neuza Santana
    1 artigos científicos
  • Ana Paula Rodrigues Bastos
    Ana Paula Rodrigues Bastos
    1 artigos científicos
  • Maria José Duarte Freire
    Maria Jos Duarte Freire
    4 artigos científicos
  • Fernando César Capovilla
    Fernando Csar Capovilla
    3 artigos científicos
  •