Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Especilaização em Novas Metodologias e Teconologias para o ensino de Ciências e Mestrado no Ensino de Ciências. Atualmente é professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias e professor de biologia e ciências da Escola Estadual Especial Padre Reus. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial / Surdez, ensino de ciências, biologia e Libras.
Acta Scientiae, v.13, n.1 • por Lisiane Mallmann (Re)pensando o uso de Libras e Signwriting: uma experiência com mapas conceituais
Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo sobre a utilização dos mapas conceituais no ensino da educação sexual para surdos. O objetivo principal é investigar as possibilidades de utilização de mapas conceituais (através de Libras e do Signwriting) com alunos surdos da 7ª série do ensino fundamental. O estudo foi realizado numa escola estadual especial, situada no Rio Grande do Sul, Brasil. Mapas conceituais elaborados (individualmente e em grupo) com a utilização de uma biblioteca digital com sinais no sistema Signwriting construída pelos próprios sujeitos da pesquisa foram analisados. Na elaboração dessa biblioteca, foram "construídos" dois novos sinais para duas doenças, sífilis e gonorreia, o que auxiliou no entendimento dos alunos sobre as DSTs. A montagem da biblioteca digital e dos mapas conceituais gera indícios de que esses sujeitos construíram conhecimentos sobre educação sexual. Os dados obtidos permitem vislumbrar novas aplicações sobre a utilização do sistema Signwriting e de mapas conceituais para o processo de ensino e aprendizagem com surdos.
VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências • por Lisiane Mallmann Um Estudo de Caso com Libras e Signwriting na Educação Sexual através de Mapas Conceituais
Esta pesquisa apresenta um estudo de caso cujo objetivo foi investigar como os mapas conceituais (através da Libras e do Signwriting) podem ser utilizados com alunos surdos da sétima série do ensino fundamental na Educação Sexual. A pesquisa foi realizada com seis alunos da Escola Estadual Especial Padre Reus, na cidade de Esteio no Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados foram obtidos pela análise das respostas de uma entrevista semiestruturada e da análise de mapas conceituais elaborados com a utilização de uma biblioteca virtual com sinais no sistema Signwriting construída pelos sujeitos. Na elaboração da biblioteca, foram "construídos" dois novos sinais. Todos os alunos relataram que a Libras é o meio de comunicação mais importante para o surdo, e que é prazeroso utilizar o sistema Signwriting. Pela montagem da biblioteca virtual e dos mapas conceituais temos indícios que os sujeitos da amostra re(construíram) conhecimentos sobre a educação sexual.