porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Zilda Maria Gesueli
Zilda Maria Gesueli
Professora
Biografia do Autor
Zilda Maria Gesueli
Zilda Maria Gesueli
Professora

Zilda Maria Gesueli possui graduação em Lingüística pela UNICAMP (1982), mestrado em Lingüística (1988) e doutorado em Educação, ambos, também, pela UNICAMP (1998). Atualmente é Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel Porto” da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nas seguintes áreas: surdez, linguagem, educação, língua de sinais e letramento.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Zilda Maria Gesueli
Zilda Maria Gesueli
Professora
4 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Zilda Maria Gesueli

Como autor(a) principal

  • 2008 • Horizontes, v. 26, n.2, p. 63-72
    Linguagem e surdez: questes de identidade
    Resumo do Artigo Científico

    Horizontes, v. 26, n.2, p. 63-72  •  por Zilda Maria Gesueli
    Linguagem e surdez: questes de identidade

    Dado que os mecanismos de produo de sentidos so tambm os mecanismos de produo dos sujeitos, segundo Eni Orlandi, no h como dissociar linguagem, identidade e cultura. No rastro de tal discusso buscamos observar aspectos da formao identitria de sujeitos surdos filhos de pais ouvintes em relao a sujeitos surdos filhos de pais surdos. Sendo 95% dos surdos filhos de pais ouvintes analisaremos a percepo da me surda sobre seu filho surdo e a percepo da me ouvinte sobre seu filho surdo. Esta pesquisa desenvolveu-se com alunos surdos na faixa etria de 4-7 anos de idade que freqentam o Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitao Prof. Dr. Gabriel Porto - CEPRE/FCM/UNICAMP.

    ×
  • 2006 • ETD - Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.110-122
    Letramento e surdez: A visualizao das palavras
    Resumo do Artigo Científico

    ETD - Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.110-122  •  por Zilda Maria Gesueli
    Letramento e surdez: A visualizao das palavras

    Este trabalho prope um novo olhar sobre o processo de letramento de alunos surdos e sobre a noo de texto, enfatizando a importncia do aspecto visual da leitura-escrita como um fator constitutivo desse processo. Dada a caracterstica visual da lngua de sinais, a imagem apresenta-se de forma significativa no processo de construo de conhecimento desses alunos. A lngua de sinais constitui-se como trao identitrio co-relacionado cultura, portanto, o dizer na lngua de sinais constitui a base para o encontro com o objeto escrito na sala de aula. Neste contexto, torna-se necessrio, portanto, refletir sobre a concepo de texto e nos distanciarmos da noo de escrita como representativa da oralidade, o que nos afasta de uma concepo grafocntrica da escrita e nos leva a considerar as aes que se fazem com e sobre a lngua (no caso, o portugus escrito) como prticas discursivas. Nesta perspectiva, o letramento visual apresenta-se como um fator de extrema relevncia no processo de escolarizao de surdos.

    ×
  • 2006 • Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 277-292
    Lingua(gem) e identidade: a surdez em questo
    Resumo do Artigo Científico

    Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 94, p. 277-292  •  por Zilda Maria Gesueli
    Lingua(gem) e identidade: a surdez em questo

    Este trabalho discute o papel da lngua de sinais na construo da identidade surda. Diferentes autores tm discutido a relao lngua(gem) na construo da identidade, destacando-se que esta se constitui a partir da significao ao significar o sujeito se significa (Orlandi, 1998). Dessa forma, buscamos trazer esta discusso para o campo da surdez levando em conta que, o interlocutor privilegiado da criana surda o prprio surdo e o lugar de contato com essa lngua se d, para a maioria dos alunos, dentro das instituies ou escolas especiais para surdos. Observamos que a insero do professor surdo na sala de aula contribui para que os alunos no somente encontrem possibilidades de construo da narrativa em lngua de sinais, mas tambm se percebam como surdos, construindo sua identidade j na idade de 5-7 anos, assumindo e diferenciando papis na interao, principalmente em relao ao professor surdo e ao professor ouvinte. A perspectiva de educao bilnge na rea da surdez est antecipando a conscincia dos prprios surdos sobre o significado da surdez, o que h bem pouco tempo acontecia somente na idade adulta.

    ×
  • 1998 • Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas
    A Criana Surda e o Conhecimento Construdo na Interlocuo em Lngua de Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas  •  por Zilda Maria Gesueli
    A Criana Surda e o Conhecimento Construdo na Interlocuo em Lngua de Sinais

    Este trabalho discute o papel da Lngua de Sinais na educao do surdo e focaliza os processos dialgicos que tomam lugar, atravs desta lngua, durante a construo de conhecimento na sala de aula. Com base nas proposies tericas de L. Vygotsky, M. Bakhtin e autores contemporneos relacionados abordagem sociocultural e semitica do processo humano, assumo que somente atravs da linguagem, na relao social, o sujeito pode significar o mundo. Ento, as experincias de linguagem tm um papel fundamental na construo do conhecimento e, de maneira geral, no processo de subjetividade. Visto que a Lngua de Sinais o caminho natural pelo qual as crianas surdas podem desenvolver processos dialgicos efetivos, torna-se necessrio oferecer-lhes oportunidade de aquisio da Lngua de Sinais o mais cedo possvel, para desenvolver uma condio bilnge e alcanar o aprendizado escolar de acordo com essa condio. De maneira a contribuir para a discusso sobre a possibilidade de organizar o trabalho pedaggico em tal direo, meu campo de pesquisa esteve voltado para uma classe de seis crianas surdas pr-escolares (pertencentes a famlias ouvintes) que estavam em aquisio da LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais), o que foi possvel pela interao regular com um instrutor surdo. Durante o trabalho com essa classe, desempenhei um duplo papel, como professora e como pesquisadora. As situaes de sala de aula foram videogravadas durante trs semestres. A idade dos alunos estava na faixa de 5 a 6 anos, no incio da pesquisa. Meu objetivo foi analisar os processos dialgicos ocorridos na sala de aula e caracterizar a participao da Lngua de Sinais na construo do conhecimento, em atividades com narrativas. O foco esteve centrado nas interlocues em sinais enquanto as crianas elaboravam (contando e recontando) narrativas e lendo ou escrevendo textos narrativos. A anlise mostrou que essas crianas ficaram muito envolvidas com a narrativa, assumindo papel vi de narrador ou co-narrador, e demonstrando um processo rico e complexo de composio de texto (sinalizado), com colagens de diferentes estrias e com diferentes ecos de discurso alheio. Com referncia s produes dos alunos sobre leitura e escrita de estrias, as observaes indicam que suas interaes com textos escritos (em portugus) se realizam atravs da lngua de sinais, que funda o processo de interpretao e media as elaboraes sobre o sistema de escrita. Mostro a importncia da interlocuo em sinais para o desenvolvimento de um trabalho educacional com a criana surda mais efetivo. Finalizo apontando brevemente alguns problemas relacionados s dificuldades de projetos institucionais que pretendem uma proposta bilnge (preocupados, principalmente, com o treinamento de professores ouvintes bilnges, com a forma de atuao de instrutores surdos e educadores e com as relaes com a comunidade surda) e s experincias futuras de escolarizao dessas crianas, cujas famlias tm que escolher entre escola regular e especial; uma difcil escolha, dado que nenhuma dessas duas perspectivas , ainda, satisfatria.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Zilda Maria Gesueli

    Outros Especialistas
  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    1 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Kleber Aparecido da Silva
    Kleber Aparecido da Silva
    1 artigos científicos
  • Bernardo Luís Torres Klimsa
    Bernardo Lus Torres Klimsa
    1 artigos científicos
  • Silvia Estrela Lourenço
    Silvia Estrela Loureno
    1 artigos científicos
  • Michelle Sousa Mussato
    Michelle Sousa Mussato
    1 artigos científicos
  • Ester Barbosa Fidelis
    Ester Barbosa Fidelis
    2 artigos científicos
  • Mônica Conforto Gargalaka
    Mnica Conforto Gargalaka
    2 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Flávia Roldan Viana
    Flvia Roldan Viana
    4 artigos científicos
  •