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Marianne Rossi Stumpf
Marianne Rossi Stumpf
Doutora de Informtica na Educao
Biografia do Autor
Marianne Rossi Stumpf
Marianne Rossi Stumpf
Doutora de Informtica na Educao

Possui graduação em superior de tecnologia em informática pela Universidade Luterana do Brasil (2000), graduação em Educação de Surdos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2004) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenadora Geral do curso de letras libras - modalidade distancia da Universidade Federal de Santa Catarina, Expert of educacion - World Federation of the Deaf, coord. de estágio do curso de letras libras da Universidade Federal de Santa Catarina e Supervisora as atividades dos trad/interprete da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: professor de libras e intérprete de libras. Membro de Editorial de Mouton de Gruyter Ishara Press.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Marianne Rossi Stumpf
Marianne Rossi Stumpf
Doutora de Informtica na Educao
4 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Marianne Rossi Stumpf

Como autor(a) principal

  • 2010 • Cadernos de Traduo, 26ed. Florianopolis: PGET, v. 1, p. 166-205
    Traduo e Interpretao da Lngua Brasileira de Sinais: Formao e Pesquisa
    Resumo do Artigo Científico

    Cadernos de Traduo, 26ed. Florianopolis: PGET, v. 1, p. 166-205  •  por Marianne Rossi Stumpf
    Traduo e Interpretao da Lngua Brasileira de Sinais: Formao e Pesquisa

    O texto a seguir est redigido na lngua brasileira de sinais. O artigo apresenta uma sntese da evoluo da formao dos tradutores e intrpretes da lngua brasileira de sinais. Em 2002, foi publicada uma lei que reconhece a lngua brasileira de sinais como lngua nacional usada pela comunidade surda brasileira. A partir dessa legislao, vrias aes foram desencadeadas para garantir ao surdos brasileiros o direito de acesso a sociedade na sua lngua, entre eles, a traduo e interpretao dessa lngua. A formao de tradutores e intrpretes vem acontecendo no pais sempre associada aos movimentos surdos pelo reconhecimento de sua lngua. Com a conquista de uma poltica lingustica brasileira que reconhece a lngua, os tradutores e intrpretes passaram a contar com formao em nvel de graduao e ps-graduao. O presente artigo apresenta este processo de conquistas e qualificao desses profissionais no pais.

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  • 2006 • Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.285-291
    Prticas de Bilinguismo - Relato de experincia
    Resumo do Artigo Científico

    Educao Temtica Digital, Campinas, v.7, n.2, p.285-291  •  por Marianne Rossi Stumpf
    Prticas de Bilinguismo - Relato de experincia

    A autora, uma surda brasileira - usuria da Libras e especialista em escrita de lngua de sinais pelo sistema SignWriting, convidada a participar de uma pesquisa sobre uma forma grfica para a Lngua de Sinais Francesa - escreve suas observaes sobre o ensino bilnge para surdos na Frana.

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  • 2005 • Tese de Doutorado em Informtica na Educao (Conceito CAPES 6). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil
    Aprendizagem de escrita de lngua de sinais pelo sistema SignWriting: lnguas de sinais no papel e no computador
    Resumo do Artigo Científico

    Tese de Doutorado em Informtica na Educao (Conceito CAPES 6). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil  •  por Marianne Rossi Stumpf
    Aprendizagem de escrita de lngua de sinais pelo sistema SignWriting: lnguas de sinais no papel e no computador

    Esta tese trata de como o sistema SignWriting pode servir de suporte a uma nova proposta pedaggica ao ensino da escrita de lngua de sinais e letramento para crianas surdas usurias da Lngua Brasileira de Sinais - Libras e da Lngua de Sinais Francesa - LSF. Escrever deve ser uma atividade significativa para a criana. No caso da criana surda, a escrita fundamenta-se em sua competncia na lngua de sinais, sem precisar da intermediao da lngua oral. A criana surda, quando em um ambiente onde ela e seus colegas se comunicam em lngua de sinais, efetivamente tenta escrever sinais, quando incentivada a faz-lo. Em nossos experimentos, usamos o sistema SignWriting para mostrar s crianas surdas (e a seus pais e professores) como escrever textos em lnguas de sinais de ambas as formas: manuscrita e impressa, usando o programa Sign Writer para editar textos em lnguas de sinais. A base terica que apia a tese a abordagem bilnge para a educao de surdos, a lngua de sinais, a teoria de Piaget, e de Ferreiro quando trata das etapas da alfabetizao em lngua oral. Esta investigao possui um carter exploratrio, em que o delineamento metodolgico dado pela pesquisa-ao. O primeiro estudo apresenta um levantamento do processo de aquisio da escrita de sinais, em sua forma manuscrita, pela criana e jovem surdo no Brasil e na Frana. O segundo estudo trata da ajuda que a informtica pode dar a essa aquisio e de como utilizamos os softwares de escrita de lngua de sinais em aulas de introduo ao uso do computador e em transcries da LSF de corpus vdeo para a escrita de lngua de sinais. Os resultados sugerem que as crianas evoluem em sua escrita, pois muitos signos que elas escreveram no foram sugeridos pela experimentadora, nem por outro meio, mas surgiram espontaneamente. A introduo de um software como o Sign Writer ou o SW-Edit nas classes para introduzir as TI traz a essas aulas muito maior interesse do que quando usamos um editor de textos na lngua oral. Tambm as produes das crianas so mais sofisticadas. As concluses indicam que a escrita de lngua de sinais incorporada educao das crianas surdas pode significar um avano significativo na consolidao de uma educao realmente bilnge, na evoluo das lnguas de sinais e aponta para a possibilidade de novas abordagens ao ensino da lngua oral como segunda lngua.

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  • 2000 • V Congresso Iberoamericano de Informtica Educativa, Via del Mar, Chile
    Lngua de sinais: escrita dos surdos na Internet
    Resumo do Artigo Científico

    V Congresso Iberoamericano de Informtica Educativa, Via del Mar, Chile  •  por Marianne Rossi Stumpf
    Lngua de sinais: escrita dos surdos na Internet

    At hoje no Brasil os surdos, usurios da lngua brasileira de sinais no tem como escrever em sua prpria lngua. Isto quer dizer que para escrever usam o portugus escrito, sua segunda lngua. Nesta lngua encontram grandes dificuldades de expresso. A produo escrita dos surdos quase inexistente, limita-se a comunicaes rudimentares feitas com dificuldade. Na leitura , mesmo aps muitos anos de escolaridade, a compreenso pequena. partir de um trabalho de pesquisa e da construo de um dicionrio de escrita de sinais da LIBRAS (Lngua de sinais do Brasil) construdo com base no sistema para lngua escrita de sinais americana denominado Sign Writing comecei a trabalhar com os alunos surdos da Escola Especial Concrdia- ULBRA a escrita da lngua brasileira de sinais. Desenvolver um ambiente para o ensino de escrita da lngua brasileira de sinais brasileira que permita s pessoas ouvintes ou surdas aprender atravs do computador a escrita da mesma possibilitando assim, alm da aprendizagem, a comunicao pela Internet entre pessoas surdas e ouvintes usurias da LIBRAS foi o objetivo proposto para a implementao de um curso com estas caractersticas. Para isso o curso deveria ser capaz de mostrar escritas em sistema Sign Writing correspondendo s configuraes das mos em lngua de sinais. Foi desenvolvida uma proposta de Web Based Training, tendo por base um curso de escrita de lngua de sinais para pessoas ouvintes e surdas, objetivando a aprendizagem da escrita de sinais atravs da Internet. Um dos objetivos de utilizar o paradigma de WBT criar um ambiente com recursos hipermdia e hipertexto. A construo da comunicao feita atravs do correio eletrnico e do chat para desenvolver o pensamento, a habilidade de escrever e a interao entre os usurios, constam ainda prticas em exerccios e espaos para questionamentos.

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  • Como co-autor(a)

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