porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Tefilo Galvo Filho
Tefilo Galvo Filho
Professor
Biografia do Autor
Tefilo Galvo Filho
Tefilo Galvo Filho
Professor

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Graduado em engenharia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA) e pesquisador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais" (GEINE/PPGE/UFBA). Atualmente realiza o Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia com o apoio da CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES), desenvolvendo o projeto intitulado "Tecnologia Assistiva: favorecendo pesquisas e práticas pedagógicas inclusivas", e compondo a equipe do NAPE - Núcleo de Apoio ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais da UFBA. Tem atuado como consultor nas áreas de Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão Social e atualmente é consultor pela OEI - ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, com consultoria em andamento para o MEC (Diretoria de Políticas de Educação Especial/SECADI/MEC). É membro do Comitê de Ajudas Técnicas da Presidência da República (Secretaria de Direitos Humanos, SDH/PR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Tecnologia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: educação inclusiva, informática na educação, tecnologia assistiva/ajudas técnicas e telemática na educação.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Tefilo Galvo Filho
Tefilo Galvo Filho
Professor
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Tefilo Galvo Filho

Como autor(a) principal

  • 2009 • Doutorado em Educao (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
    Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriao, demandas e perspectivas
    Resumo do Artigo Científico

    Doutorado em Educao (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil  •  por Tefilo Galvo Filho
    Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriao, demandas e perspectivas

    Num mundo em profundas e aceleradas transformaes, a Tecnologia Assistiva emerge como uma rea do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e incluso social dos alunos com deficincia. Na busca de entender e discutir como a instituio Escola tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas prticas e processos, principalmente os relacionados com a Educao Inclusiva, esta pesquisa estudou, atravs de uma abordagem de Estudo de Caso, o processo de apropriao e uso da Tecnologia Assistiva por escolas pblicas de Ensino Bsico do municpio de Salvador, Bahia, tecnologia essa necessria para a incluso de alunos com deficincia em suas salas de aula. O estudo foi operacionalizado por meio de entrevistas realizadas em quatro escolas com os profissionais que vivenciam e gerenciam mais diretamente essas realidades, que so os seus gestores, professores, coordenadores pedaggicos e os responsveis por Salas de Recursos. Nesse sentido, a pesquisa fundamentou-se no pensamento de Bronfenbrenner sobre o modelo ecolgico de desenvolvimento, e tambm na perspectiva scio-histrica proposta por Vygotsky, mais particularmente nos seus Fundamentos de Defectologia, alm do suporte terico sobre Educao Inclusiva encontrado em autores como Mantoan, Baptista, Miranda, Manzini, Rodrigues e outros, e sobre a relao das Tecnologias de Informao e Comunicao com a educao, encontrada em Lvy, Papert, Silva, Pretto, Bonilla e outros. Como resultados da pesquisa, destacam-se, alm da constatao dos avanos e conquistas verificados no processo de apropriao da Tecnologia Assistiva pelas escolas estudadas, tambm, e majoritariamente, as dificuldades e obstculos encontrados nesse processo pelos profissionais entrevistados, juntamente com as demandas desses profissionais por aes mais efetivas das gestes centrais das redes educacionais pblicas s quais pertencem, e por polticas pblicas consistentes e sistemticas que favoream uma maior agilidade e eficcia no processo de apropriao e uso da Tecnologia Assistiva necessria para a incluso escolar de alunos com deficincia. Foi possvel detectar e analisar, tambm, as contradies existentes entre o paradigma educacional tradicional hegemnico nas escolas e os princpios da Educao Inclusiva, contradies essas percebidas como desestruturadoras dos processos de apropriao e uso da Tecnologia Assistiva por essas escolas. A partir dos dados obtidos, analisados e discutidos, so apresentadas possibilidades concretas de novos horizontes, perspectivas e polticas pblicas que favoream e viabilizem o avano nesses processos, tal como a implantao de Centros de Referncia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, e a construo de ambientes telemticos de aprendizagem favorecedores de prticas educacionais escolares mais inclusivas e compatveis com as necessidades da sociedade contempornea.

    ×
  • 2008 • In: Instituto de Tecnologia Social - ITS. (Org.). Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Bsicos de Acessibilidade Scio-Digital para Pessoas com Deficincia. 1ed.So Paulo: ITS, v. 1, p. 25-38
    Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos para a Autonomia e Incluso Scio-Digital da Pessoa com Deficincia
    Resumo do Artigo Científico

    In: Instituto de Tecnologia Social - ITS. (Org.). Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Bsicos de Acessibilidade Scio-Digital para Pessoas com Deficincia. 1ed.So Paulo: ITS, v. 1, p. 25-38  •  por Tefilo Galvo Filho
    Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos para a Autonomia e Incluso Scio-Digital da Pessoa com Deficincia

    O presente trabalho busca apresentar e discutir o uso de Tecnologia Assistiva disponibilizada para a construo da autonomia, aprendizado, desenvolvimento e incluso scio-digital de alunos com necessidades educacionais especiais no Programa InfoEsp, Salvador, Bahia, analisando e descrevendo principalmente recursos simples, acessveis e de baixo custo, porm de alta funcionalidade.

    ×
  • 2002 • Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informtica na Educao Especial. Fortaleza: MEC.
    As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de incluso social do aluno com necessidades especiais?
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informtica na Educao Especial. Fortaleza: MEC.  •  por Tefilo Galvo Filho
    As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de incluso social do aluno com necessidades especiais?

    Para que se possa prever ou avaliar os benefcios das novas Tecnologias de Informao e Comunicao no processo de incluso social de alunos com necessidades educacionais especiais, vital detectar o contexto no qual essas tecnologias so inseridas, tanto o educacional, quanto o contexto social. Busca-se, aqui, justamente introduzir essa anlise de contexto. Por meio dela, possvel constatar que, com paradigmas baseados na padronizao arbitrria de expectativas e resultados e na memorizao de informaes, a tendncia a excluso social do aluno, pelo reforo a sua dependncia e passividade. De outra forma, quando as interaes ocorrem a partir de modelos que valorizem a iniciativa e a autonomia desse aluno, como sujeito na construo dos seus conhecimentos, possvel perceber passos efetivos em direo sua incluso social.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
    Outros Especialistas
  • Ronice Müller de Quadros
    Ronice Mller de Quadros
    21 artigos científicos
  • Ana Paula Jung
    Ana Paula Jung
    3 artigos científicos
  • Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    1 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Susana Barbosa de Sousa
    Susana Barbosa de Sousa
    1 artigos científicos
  • Joana Morêdo Pereira
    Joana Mordo Pereira
    5 artigos científicos
  • Maria José Duarte Freire
    Maria Jos Duarte Freire
    4 artigos científicos
  • Lilian Cristine Hübner
    Lilian Cristine Hbner
    1 artigos científicos
  • José Afonso Baptista
    Jos Afonso Baptista
    1 artigos científicos
  • Juliana da Silva Bezerra
    Juliana da Silva Bezerra
    3 artigos científicos
  •