porsinal  
Um olhar sobre nós surdos: Leituras contemporâneas
Publicado em 2012
Editora CRV
Cultura

Descrição

O livro “Surdos: leituras contemporâneas” é produto de um projeto de extensão objetivado a captar entre nós, surdos os significados imprescindíveis presentes, as provocações e acontecimentos, as produções contemporâneos devido ao discurso da diferença, bem como da circulação e consumo da cultura surda.

Assim sendo, divide-se em três partes pré-assentadas onde os autores se agrupam em torno de temáticas diferenciadas:

Significados imprescindíveis. Autores cujos saberes reúnem significados que imperam, determinam impõem o agenciamento surdo.

Discurso da diferença e negociações. Temática em torno da qual os autores citam embates culturais mediante o discurso da diferença, bem como a resistência e a política.

Circulação e consumo da cultura surda. Esta divisão lista autores que referem ao consumo e propaganda em torno de artefatos culturais que são : língua, escrita de língua de sinais, história cultural, pedagogia, literatura, artes, etc.

Constitui-se de leituras projetadas no debate teórico sobre cultura e de leituras impregnadas sobre o ser surdo e a cultura surda. Esperamos, com este livro, colocar em público a ordem de ser surdo e não do dever ser, daquilo que realmente é e não daquilo que gostariam que fossemos. O nosso jeito de pensar a respeito de nós mesmos visando à presença da diferença com os não surdos. Os artigos escritos por surdos e alguns com presença de não surdos querem trazer esta diferença natural da natureza e da cultura surda como experimentamos.

Da mesma categoria
  • Linguagem, Surdez e Educação
    Maria Cecelia Rafael de Goes
  • O Grito da Gaivota
    Emmanuelle Laborit
  • Many Ways to Be Deaf: International Variation in Deaf Communities
    Leila Monaghan Karen Nakamura Constanze Schmaling Graham H. Turner
  • Deaf Lit Extravaganza
    John Lee Clark
  •