Professora de Língua Portuguesa, com experiência de 17 anos, atuando em escola particular. Atuou, por um ano e meio, como professora de Língua Portuguesa para alunos surdos na Escola Estadual Mané Garrincha. Atualmente, atua como Professora de Língua Portuguesa para alunos surdos na Escola Estadual de Ensino Médio Profª Lilia Mazeron. Também, é Intérprete de Libras, tendo atuado no Uniritter, curso de Design e Administração. Intérprete voluntária e diretora do Ministério de Surdos Gaúcho da Igreja Adventista do 7º dia. Já auxiliou pessoas surdas, como intérprete, no Curso de Condutores do Detran, em órgãos públicos e em trabalhos de Faculdade e de conclusão de curso.
RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edição nº 07 • por Rejane Plinski O Currículo e a Educação de Surdos
Educação é sempre um tema bastante debatido nos meios acadêmicos. Há muitas dúvidas e questionamentos sobre qual a metodologia e o currículo que melhor se adaptam ao ensino, tanto de alunos ouvintes quanto de alunos surdos. No caso dos alunos surdos, esse assunto é um tanto delicado, pois exige um conhecimento que vai além do que é ensinado nas academias. Há uma necessidade de se ir muito além, para que o ensino a eles oferecido possa realmente atender a todas, ou quase todas as necessidades e expectativas. Por isso é importante que se faça um estudo sobre o currículo e como se dá o ensino em escolas de surdos. O meu objetivo com este texto não é dar respostas exatas, mas chamar a atenção para aspectos importantes na educação de alunos surdos. Iniciarei com um breve histórico sobre a trajetória do currículo na educação, relacionando-o com a educação de surdos e abordarei questões que considero importantes ao se elaborar um currículo para o ensino dos mesmos.