Doutora e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004/2009). Bacharel em Comunicação Visual (1985) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado com Estágio no Exterior PDEE na Universidade de Sevilha, como bolsista da CAPES (2007-2008). Cursos de Especialização em Graphic Design pela U. C. Berkeley Extension Califórnia, USA. É pesquisadora (desde 2002), do grupo de pesquisa Pedagogia do Design CNPq no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação LIDE - Atualmente com vínculo Bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq no programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde investiga sobre imagens e objetos da cultura visual para desenvolver projetos, jogos, material educativo de Design em situações de ensino-aprendizagem, com ênfase no estudo dos temas ensino do Design, Tecnologia e Educação, Metodologia de Pesquisa, Metodologia Visual, Design de Interface, Design de Informação, Design de Interação, Design de Hipermídia, Material Didático analógico e digital, Interdisciplinaridade entre outros.
Contemporary Educational Technology, 3(1), p.60-75 • por Cristina Portugal Designing a Learning Game for the Deaf Children as an Educational Technology
This article describes a development work whose focus was examining whether designing a game as an educational technology based on interdisciplinary dialogue between design and education can contribute to education of deaf children in learning a language. Through methods and techniques of design it was sought to identify how this area of knowledge can be part of the processes of teaching and learning in terms of developing learning materials to enhance the strategies of acquiring knowledge. The work was guided by the Multi-Tracks, which is a game to help the acquisition of a second language by deaf children. This game was developed in light of methods and techniques of design, under the Interdisciplinary Laboratory for Design/Education - LIDE, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Brazil, in partnership with the National Institute of Education for the Deaf in Rio de Janeiro-INES/RJ. The development work was particularly interested in designing learning materials for deaf children by considering their special traits and dialogue with the surrounding reality. Considering that educational technology research in special education is rather weak, it was thought that this work may contribute to this interdisciplinary area.
LEITURA EM REVISTA Cátedra UNESCO de Leitura PUC - Rio n.2, p. 1-28 • por Cristina Portugal Cultura visual e educação: uma experiência interdisciplinar
Sendo o designer um produtor de cultura visual, é necessário que a importante questão dos efeitos que as tecnologias têm provocado sobre a imagem e a linguagem seja discutida em sua área. Neste artigo, vamos apresentar uma experiência interdisciplinar entre Design e Educação, que resultou no desenvolvimento de um material didático denominado jogo Multi-Trilhas, tendo por objetivo auxiliar a aquisição de uma linguagem. Neste artigo apresentaremos discussões sobre cultura visual e educação através de um relato de pesquisa, sua metodologia e resultados alcançados.
EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona • por Cristina Portugal Image as a Language Learning Innovation
This study has as a main question witch is the role of the image in the knowledge construction. Assuming that the visual literacy is increasingly present in our daily life we should not forget that oral, written and by signs communications occurred with the aim of developing a language to reach a certain type of communication. The entire Project of the Multi-Tracks Game has been through a long investigation about the visual language to be used in the components of the game, scenarios, cards etc. However, in order to illustrate this paper about the role that the Design plays in Teaching and Learning Situations, we are going to present the illustration process of LIBRAS (Brazilian Language of Signs) of the Multi-Tracks Game, which resulted in the development of a new graphical language to represent this language.
Strategic Design Research Journal, Vol 2 - N. 3, p. 101-108, • por Cristina Portugal Juego Multi-Camiños: objetos educativos desarrollados a la luz del diseño
Este artículo pretende ir más allá de una breve exposición del horizonte teórico que basa la investigación, la metodología y una descripción de objetos educativos desarrollados a la luz del diseño; con el objetivo de identifi car los nuevos recursos para la adquisición, para los niños sordos, del portugués escrito y de la lengua brasileña de signos, LIBRAS. Esta investigación está sendo desarrollada en el Laboratorio Interdisciplinario del Diseño/Educación de la Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) y está subvencionada por la FAPERJ y por el CNPq. Para hacer posible la investigación citada, se dio una sociedad formada por el instituto nacional de la educación de la gente sorda de Río de Janeiro, INES/RJ y la PUC-Rio se aseguró de que la investigación se desarrolló en situaciones reales en clase con los alumnos, haciendo experimentos e intercambios posibles del conocimiento del equipo de la investigación con los profesores, los profesionales de fonología y los alumnos. Dos objetos educativos se presentarán, que exploran formas diversas del lenguaje visual y permiten aprender el portugués escrito y la LIBRAS, lengua brasileña de signos.
Tese apresentada ao programa de pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design • por Cristina Portugal Design em Situações de Ensino-aprendizagem. Um diálogo interdisciplinar
Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentação teórica da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, por meio de um diálogo interdisciplinar entre Design e Educação. Buscou-se através de métodos e técnicas de Design identificar de que maneira esta área de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configuração de materiais pedagógicos, bem como potencializar o processo de aquisição de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que é um jogo para auxiliar a aquisição de segunda língua por crianças surdas. Este jogo foi desenvolvido à luz de métodos e técnicas de Design, no âmbito do Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Educação de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulação de idéias de autores que fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questões relacionadas a novas tecnologias, cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construção de significados, aspectos considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a conceituação da linha de investigação Design em Situações de Ensino-aprendizagem, bem como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do Design na Educação, enfocando, entre outros aspectos, questões de ensino-aprendizagem; jogo, linguagem e práticas pedagógicas visuais. A presente investigação estabelece uma proposta de modelo conceitual de ação pedagógica e uma metodologia para a execução de projetos no âmbito da linha de pesquisa Design em Situações de Ensino-aprendizagem. A pesquisa visa, também, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que considerem as especificidades educacionais, seu diálogo e trânsito com a realidade circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais produtivos e interativos.