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Cristina Portugal
Cristina Portugal
Investigadora
Biografia do Autor
Cristina Portugal
Cristina Portugal
Investigadora

Doutora e Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004/2009). Bacharel em Comunicação Visual (1985) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorado com Estágio no Exterior PDEE na Universidade de Sevilha, como bolsista da CAPES (2007-2008). Cursos de Especialização em Graphic Design pela U. C. Berkeley Extension Califórnia, USA. É pesquisadora (desde 2002), do grupo de pesquisa Pedagogia do Design CNPq no Laboratório Interdisciplinar de Design/Educação LIDE - Atualmente com vínculo Bolsista de Pós-doutorado Junior do CNPq no programa de Pós-graduação em Design da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde investiga sobre imagens e objetos da cultura visual para desenvolver projetos, jogos, material educativo de Design em situações de ensino-aprendizagem, com ênfase no estudo dos temas ensino do Design, Tecnologia e Educação, Metodologia de Pesquisa, Metodologia Visual, Design de Interface, Design de Informação, Design de Interação, Design de Hipermídia, Material Didático analógico e digital, Interdisciplinaridade entre outros.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Cristina Portugal
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Investigadora
5 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Cristina Portugal

Como autor(a) principal

  • 2012 • Contemporary Educational Technology, 3(1), p.60-75
    Designing a Learning Game for the Deaf Children as an Educational Technology
    Resumo do Artigo Científico

    Contemporary Educational Technology, 3(1), p.60-75  •  por Cristina Portugal
    Designing a Learning Game for the Deaf Children as an Educational Technology

    This article describes a development work whose focus was examining whether designing a game as an educational technology based on interdisciplinary dialogue between design and education can contribute to education of deaf children in learning a language. Through methods and techniques of design it was sought to identify how this area of knowledge can be part of the processes of teaching and learning in terms of developing learning materials to enhance the strategies of acquiring knowledge. The work was guided by the Multi-Tracks, which is a game to help the acquisition of a second language by deaf children. This game was developed in light of methods and techniques of design, under the Interdisciplinary Laboratory for Design/Education - LIDE, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro, Brazil, in partnership with the National Institute of Education for the Deaf in Rio de Janeiro-INES/RJ. The development work was particularly interested in designing learning materials for deaf children by considering their special traits and dialogue with the surrounding reality. Considering that educational technology research in special education is rather weak, it was thought that this work may contribute to this interdisciplinary area.

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  • 2011 • LEITURA EM REVISTA Ctedra UNESCO de Leitura PUC - Rio n.2, p. 1-28
    Cultura visual e educao: uma experincia interdisciplinar
    Resumo do Artigo Científico

    LEITURA EM REVISTA Ctedra UNESCO de Leitura PUC - Rio n.2, p. 1-28  •  por Cristina Portugal
    Cultura visual e educao: uma experincia interdisciplinar

    Sendo o designer um produtor de cultura visual, é necessário que a importante questão dos efeitos que as tecnologias têm provocado sobre a imagem e a linguagem seja discutida em sua área. Neste artigo, vamos apresentar uma experiência interdisciplinar entre Design e Educação, que resultou no desenvolvimento de um material didático denominado jogo Multi-Trilhas, tendo por objetivo auxiliar a aquisição de uma linguagem. Neste artigo apresentaremos discussões sobre cultura visual e educação através de um relato de pesquisa, sua metodologia e resultados alcançados.

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  • 2010 • EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona
    Image as a Language Learning Innovation
    Resumo do Artigo Científico

    EDULEARN10 - International Conference on Education and New Learning Technologies. Barcelona  •  por Cristina Portugal
    Image as a Language Learning Innovation

    This study has as a main question witch is the role of the image in the knowledge construction. Assuming that the visual literacy is increasingly present in our daily life we should not forget that oral, written and by signs communications occurred with the aim of developing a language to reach a certain type of communication. The entire Project of the Multi-Tracks Game has been through a long investigation about the visual language to be used in the components of the game, scenarios, cards etc. However, in order to illustrate this paper about the role that the Design plays in Teaching and Learning Situations, we are going to present the illustration process of LIBRAS (Brazilian Language of Signs) of the Multi-Tracks Game, which resulted in the development of a new graphical language to represent this language.

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  • 2009 • Strategic Design Research Journal, Vol 2 - N. 3, p. 101-108,
    Juego Multi-Camios: objetos educativos desarrollados a la luz del diseo
    Resumo do Artigo Científico

    Strategic Design Research Journal, Vol 2 - N. 3, p. 101-108,  •  por Cristina Portugal
    Juego Multi-Camios: objetos educativos desarrollados a la luz del diseo

    Este artículo pretende ir más allá de una breve exposición del horizonte teórico que basa la investigación, la metodología y una descripción de objetos educativos desarrollados a la luz del diseño; con el objetivo de identifi car los nuevos recursos para la adquisición, para los niños sordos, del portugués escrito y de la lengua brasileña de signos, LIBRAS. Esta investigación está sendo desarrollada en el Laboratorio Interdisciplinario del Diseño/Educación de la Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) y está subvencionada por la FAPERJ y por el CNPq. Para hacer posible la investigación citada, se dio una sociedad formada por el instituto nacional de la educación de la gente sorda de Río de Janeiro, INES/RJ y la PUC-Rio se aseguró de que la investigación se desarrolló en situaciones reales en clase con los alumnos, haciendo experimentos e intercambios posibles del conocimiento del equipo de la investigación con los profesores, los profesionales de fonología y los alumnos. Dos objetos educativos se presentarán, que exploran formas diversas del lenguaje visual y permiten aprender el portugués escrito y la LIBRAS, lengua brasileña de signos.

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  • 2009 • Tese apresentada ao programa de ps-graduao em Design da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design
    Design em Situaes de Ensino-aprendizagem. Um dilogo interdisciplinar
    Resumo do Artigo Científico

    Tese apresentada ao programa de ps-graduao em Design da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes & Design  •  por Cristina Portugal
    Design em Situaes de Ensino-aprendizagem. Um dilogo interdisciplinar

    Esta tese refere-se ao estudo, pesquisa e fundamentao terica da linha de investigao Design em Situaes de Ensino-aprendizagem, por meio de um dilogo interdisciplinar entre Design e Educao. Buscou-se atravs de mtodos e tcnicas de Design identificar de que maneira esta rea de conhecimento pode participar dos processos de ensino-aprendizagem, na configurao de materiais pedaggicos, bem como potencializar o processo de aquisio de conhecimento. A pesquisa teve por fio condutor o Multi-Trilhas, objeto de estudo desta tese, que um jogo para auxiliar a aquisio de segunda lngua por crianas surdas. Este jogo foi desenvolvido luz de mtodos e tcnicas de Design, no mbito do Laboratrio Interdisciplinar de Design/Educao, da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Nacional de Educao de Surdos no Rio de Janeiro. Por meio da articulao de idias de autores que fundamentam esta pesquisa, foram trabalhadas questes relacionadas a novas tecnologias, cultura visual, cultura em geral, imagem, linguagem e construo de significados, aspectos considerados relevantes para campo do Design de forma geral e para subsidiar a conceituao da linha de investigao Design em Situaes de Ensino-aprendizagem, bem como foram realizados estudos sobre pesquisas de mestrado e de doutorado que tratam do Design na Educao, enfocando, entre outros aspectos, questes de ensino-aprendizagem; jogo, linguagem e prticas pedaggicas visuais. A presente investigao estabelece uma proposta de modelo conceitual de ao pedaggica e uma metodologia para a execuo de projetos no mbito da linha de pesquisa Design em Situaes de Ensino-aprendizagem. A pesquisa visa, tambm, contribuir para o planejamento de materiais educacionais que considerem as especificidades educacionais, seu dilogo e trnsito com a realidade circundante, objetivando o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem mais produtivos e interativos.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Cristina Portugal

      Sem livros editados ou inseridos.
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