porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador
Biografia do Autor
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador

Doutoramento em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 2005

Mestrado em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 1995

Licenciatura em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 1991

Especialização em educação especial (deficiência auditiva e deficiência mental) pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, 1988

Curso do Magistério Primário do Porto, 1981

Professor de educação especial desde 1981

Professor do ensino superior desde 1992

Coordenador de equipas de educação especial de 1991 a 2002

Coordenador do departamento de educação especial do agrupamento Eugénio de Andrade desde 2008

Subdiretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2010

Coordenador do Departamento de Formação em Educação especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Responsável pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Docente em cursos de especialização em educação especial desde 1992

Orientador de várias dissertações de mestrado e de projetos de investigação de pós graduação

Arguente de várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento em várias instituições de ensino superior

Vice presidente da DISLEX- Associação Portuguesa de Dislexia

Investigador nas áreas de educação especial, surdez, currículo

Formador nas áreas de educação especial, surdez, currículo

Vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais

Um livro publicado e vários em co-autoria

Coordenador do Projeto REDES- Recursos educativos digitais na educação de Surdos

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Carlos Afonso

Como autor(a) principal

  • 2008 • Revista Saber (e) Educar N. 13
    Formao de professores para a educao bilingue de surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Saber (e) Educar N. 13  •  por Carlos Afonso
    Formao de professores para a educao bilingue de surdos

    Ao longo do texto ir-se- discutir os recentes avanos e recuos da educao de Surdos em Portugal, com enfoque numa perspectiva de bilinguismo e intermulticulturalismo crtico que advm de um paradigma scio-antropolgico da surdez. Ir defender-se, em particular, a formao pedaggica de professores Surdos como um passo imprescindvel e inadivel na concretizao de uma adequada educao bilingue de Surdos.

    ×
  • 2005 • Encontro Internacional educao Especial. Diferenciao do conceito prtica. Porto: Gailivro, pp. 61-72
    Uma escola "surda congnita" ?
    Resumo do Artigo Científico

    Encontro Internacional educao Especial. Diferenciao do conceito prtica. Porto: Gailivro, pp. 61-72  •  por Carlos Afonso
    Uma escola "surda congnita" ?

    Esta comunicao centrou-se na problemtica da educao de Surdos pretendendo discutir, em especial, as consequncias, no terreno curricular, de um novo paradigma emergente, de cariz scio-antropolgico, que olha para a surdez no como uma deficincia, mas como caracterstica definidora de uma minoria cultural e lingustica. Nesse sentido, importa entender os desafios para uma Escola que, de forma geral, est pouco desperta a valorizar, positivamente, a(s) diferena(s) e que, portanto, pode assumir-se quase como surda congnita perante esta realidade. Visando ultrapassar esta situao sero apontadas algumas propostas no sentido das possibilidades de construo de um currculo contra-hegemnico na educao de Surdos.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Saber (e) educar, 10. ESE de Paula Frassinetti  •  por Carlos Afonso
    Incluso e mercado de trabalho Papel da escola na transio para a vida adulta de alunos com NEE

    Neste texto comeamos por (re)discutir a incluso percebendo-a enquanto conceito e enquanto prtica desejada, chamando, em especial, a ateno para algumas ciladas da diferena e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada ideologia da incluso. Num segundo momento, reflectimos sobre a questo da insero no mercado de trabalho salientando a sua importncia no contexto vivencial. Finalmente, centramo-nos de forma especfica na transio para a vida adulta de jovens portadores de deficincia percebendo de que forma a sociedade cria expectativas e condies para o seu desenvolvimento como cidados e equacionando o papel da escola neste contexto, nomeadamente a construo de currculos funcionais facilitadores do processo de transio.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Carlos Afonso

    Outros Especialistas
  • Reginaldo Aparecido Silva
    Reginaldo Aparecido Silva
    1 artigos científicos
  • Dolors Rodríguez-Martín
    Dolors Rodrguez-Martn
    1 artigos científicos
  • Joaquim Melro
    Joaquim Melro
    9 artigos científicos
  • Joseane dos Santos do Espírito Santo
    Joseane dos Santos do Esprito Santo
    1 artigos científicos
  • Ana Rodrigues
    Ana Rodrigues
    1 artigos científicos
  • Filipe Venade de Sousa
    Filipe Venade de Sousa
    1 artigos científicos
  • Renato Dente Luz
    Renato Dente Luz
    7 artigos científicos
  • Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    1 artigos científicos
  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    1 artigos científicos
  • Carlete Fátima da Silva Victor
    Carlete Ftima da Silva Victor
    2 artigos científicos
  •