porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Omar Barbosa Azevedo
Omar Barbosa Azevedo
Psiclogo
Biografia do Autor
Omar Barbosa Azevedo
Omar Barbosa Azevedo
Psiclogo

Sou graduado em Psicologia (Bacharelado e Licenciatura, 1997), Especialista em Educação Especial (1999), Mestre em Educação Brasileira (2000) e Diplomado em Estudos Avançados de Desenvolvimento e Diversidade (2002). Cursei a graduação e a pós-graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cursei a Especialização pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Iniciei o doutoramento pela Universidade de Barcelona (UB). Fui professor de Magistério de Nível Médio no Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA). Fui Professor Substituto de Psicologia da UNEB no Campus XI, município de Serrinha, Bahia. Fui Professor Auxiliar de Psicologia da Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Fui Professor Visitante na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e também na UB. Minha única atuação no ensino privado, foi na Pós-Graduação da Associação Baiana de Educação e Cultura (ABEC). Em 2011, transferi meu doutoramento em Desarrollo y diversidad: Investigación en discapacidad y vejez da Faculdad de Psicología da Universidad de Barcelona, para o Doutorado Espaço Europeu de Educação Superior (EEES) em Formación del Profesorado: Práctica educativa y comunicativa da Faculdad de Formación de Profesorado da mesma universidade.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Omar Barbosa Azevedo
Omar Barbosa Azevedo
Psiclogo
4 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Omar Barbosa Azevedo

Como autor(a) principal

  • 2011 • Educao, Cultura e Diversidades (Anais em CD-rom). Manaus, Amaznia, Brasil. XX EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste
    A etnopesquisa sociolingustica com alunos surdos: Fundamentos para uma abordagem qualitativa
    Resumo do Artigo Científico

    Educao, Cultura e Diversidades (Anais em CD-rom). Manaus, Amaznia, Brasil. XX EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste  •  por Omar Barbosa Azevedo
    A etnopesquisa sociolingustica com alunos surdos: Fundamentos para uma abordagem qualitativa

    No presente artigo, destacamos um aspecto de significativa relevncia para a investigao da comunicao com alunos surdos em sala de aula: a pesquisa sociolingustica com estes alunos, bem como suas professoras, familiares e membros da instituio escolar, beneficia-se da atitude e dos dispositivos da etnopesquisa, tal como a prope Macedo (2000, 2006). Tanto a coleta de informaes quanto a transcrio das mesmas, so procedimentos de pesquisa qualitativa. Os turnos de interao face a face filmados em sala de aula, necessitam ser transcritos com o apoio de tradutores/intrpretes certificados (TILS) de Lngua Brasileira de Sinais (Libras) e durante este processo percebemos que a traduo da fala em Libras dos participantes para o portugus brasileiro escrito, requer o respeito autoria dos enunciados como um importante critrio de rigor. Durante a tarefa da transcrio os TILS no atuam apenas como tradutores e naturalmente exprimem comentrios apreciativos que so discutidos, sendo que da nossa perspectiva a autoria destas observaes tambm deve ser respeitada. O contedo deste trabalho evidencia o vnculo entre a sociolingustica interacional (Ribeiro e Garcez, 2002) e a etnopesquisa. Conclumos pelo entendimento de que as vozes dos participantes e dos TILS justificam o uso da primeira pessoa do plural no textos que se referem pequisa, sejam estes artigos, dissertaes ou teses, bem como pela necessidade de uma Lingustica Aplicada da Libras.

    ×
  • 2009 • II Congress Baiano de Educao Inclusiva / III Frum Internacional para pessoas com surdocegueira e deficincia mltipla sensorial, UFBA
    Pela estimulao precoce em Libras para crianas surdas: Testemunho de um pesquisador
    Resumo do Artigo Científico

    II Congress Baiano de Educao Inclusiva / III Frum Internacional para pessoas com surdocegueira e deficincia mltipla sensorial, UFBA  •  por Omar Barbosa Azevedo
    Pela estimulao precoce em Libras para crianas surdas: Testemunho de um pesquisador

    No presente artigo, argumento a favor da preservao das instituies pblicas especializadas no atendimento de crianas surdas da cidade de Salvador. A argumentao desta defesa, parte da minha prpria vivncia como pesquisador da comunicao em sala de aula com estas crianas. Durante a coleta de dados em vdeo, que fundamenta minha pesquisa sobre os estilos comunicativos de professoras ouvintes e surdas, testemunhei fatos nestas instituies que quero compartilhar com as comunidades acadmica e educacional, para mostrar que a estimulao precoce em LIBRAS um atendimento lingisticamente desejvel para crianas surdas de 4 a 7 anos. So instituies que merecem ser conservadas, bem como, merecem ateno da universidade pblica, seja atravs da pesquisa comprometida com a melhoria da qualidade, seja atravs de atividades curriculares em campo que envolvam os atores sociais implicados, ou atravs do ensino para a qualificao de seus professores. Procuro fazer uma descrio densa da cultura escolar destas instituies e interpret-las como produtora de um bem comum de valor inestimvel para a Educao de Surdos: a possibilidade a comunicao entre as famlias ouvintes e seus filhos. O uso habitual da LIBRAS para o acolhimento humano e lingstico das crianas surdas e de suas famlias, o alicerce desta cultura escolar. O interesse pela aprendizagem e pela difuso da lngua de sinais, entre professores, funcionrios e familiares, proporciona um ambiente sociolingstico favorvel ao desenvolvimento da linguagem das crianas surdas nestas instituies.

    ×
  • 2002 • II Seminrio de Ciencias Humanas y Sociales, Institut Catal de Cooperaci Iberoamericana (ICCI). Interculturalidad e integracin social. Barcelona: ICCI, p. 101-111
    Sordera, alfabetizacin y lengua de signos. Datos brasileos y una reflexin por la alternativa bilingue
    Resumo do Artigo Científico

    II Seminrio de Ciencias Humanas y Sociales, Institut Catal de Cooperaci Iberoamericana (ICCI). Interculturalidad e integracin social. Barcelona: ICCI, p. 101-111  •  por Omar Barbosa Azevedo
    Sordera, alfabetizacin y lengua de signos. Datos brasileos y una reflexin por la alternativa bilingue

    En el presente trabajo abordamos el tema de la alfabetizacin de los sordos y la relevancia de la lengua de signos en este proceso educativo. Partimos del concepto de Educacin Bilinge para destacar la importancia del lenguaje escrito dentro de esta propuesta educativa para las personas sordas. Utilizando fragmentos de textos de nios y jovenes sordos brasileos, intentamos evidenciar algunas caractersticas de estas producciones y discutimos el papel de la lengua de signos como optimizador de la alfabetizacin de personas con esta necesidad educativa especial.

    ×
  • 2001 • I Seminrio de Ciencias Sociales y Humanas, Institut Catal de Cooperaci Iberoamericana (ICCI). Tendencias Actuales en Investigacin Social. Barcelona: ICCI, p.154-165
    La famlia como colaboradora fundamental en la educacin y en el desarrollo cognitivo de los nios sordos en la perspectiva del bilinguismo
    Resumo do Artigo Científico

    I Seminrio de Ciencias Sociales y Humanas, Institut Catal de Cooperaci Iberoamericana (ICCI). Tendencias Actuales en Investigacin Social. Barcelona: ICCI, p.154-165  •  por Omar Barbosa Azevedo
    La famlia como colaboradora fundamental en la educacin y en el desarrollo cognitivo de los nios sordos en la perspectiva del bilinguismo

    La temtica de la educacin en la condicin de sordez necesita ocupar un espacio todava ms amplio entre las preocupaciones investigadoras de las universidades, tanto en la Iberoamrica, como en Espaa. No por el hecho de que este es un tema tpicamente relacionado con la educacin especial, pero por que la condicin de sordez, cada vez ms, es abordada desde una perspectiva que trata sus questiones como problemas del mbito de las relaciones culturales y de la lingstica. En este trabajo, evidenciamos la importancia de la lengua de signos de las comunidades sordas, en el proceso de desarrollo cognitivo y afectivo de los nios sordos, destacando las razones por las que el papel de la familia como colaboradora de la escuela es estruturante y optimizador del desarrollo global de estos nios en la perspectiva de la educacin bilinge.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Omar Barbosa Azevedo

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Dulcilene Saraiva Reis
    Dulcilene Saraiva Reis
    7 artigos científicos
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
    Ana Paula Oliveira e Fernandes
    1 artigos científicos
  • Alessandra Franzen Klein
    Alessandra Franzen Klein
    2 artigos científicos
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  • Ana Claudia Camargo
    Ana Claudia Camargo
    3 artigos científicos
  • Pedro Henrique Witchs
    Pedro Henrique Witchs
    7 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Elizabeth Figueira
    Elizabeth Figueira
    2 artigos científicos
  • Isabel Sofia Correia
    Isabel Sofia Correia
    6 artigos científicos
  •