Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2018). , atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, surdez, educação infantil e libras. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, de pesquisa em Surdez e Educação Bilíngue.
Revista The Especialist, v. 41, n. 1 • por Milena Maria Pinto A contribuição das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianças surdas
Esta pesquisa objetiva compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas através de brincadeiras e jogos, na educação infantil. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizadas videogravações realizadas durante o período de seis meses (em 2017), para analisar crianças surdas no momento do brincar, em uma sala multisseriada com configuração de brinquedoteca. Os participantes são três crianças da Educação Infantil, de uma escola pública, com um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. O estudo e suas análises estão amparados nos pressupostos de Vygotsky, e por autores da área da surdez. Os resultados indicam que, quando a brincadeira é adequada e agrada as crianças, a língua emerge de maneira mais natural; bem como a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta.