Doutorando em Linguística - UFAL. Mestre em Ciências da Linguagem - UNICAP, Especialista em Educação Especial - FSH, Graduado em Letras/Libras - UFSC e Graduado em Pedagogia - FACHO. Professor de Libras da IFPE, campus Recife. Proficiência no uso e no ensino de Libras (Prolibras) - MEC/UFSC.
Revista The Especialist, v. 41, n. 1 • por Bernardo Luís Torres Klimsa Reflexões sobre o ensino/aprendizagem da Libras na educação superior
Em se tratando de uma educação multicultural, o ensino/aprendizagem de línguas assume um papel relevante na formação integral dos alunos, não apenas no que diz respeito aos processos de aquisição dos saberes curriculares, como também na construção de uma educação para a cidadania. Visamos com este trabalho refletir sobre o ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como segunda língua na educação superior de acordo com a legislação vigente e questões sobre os aspectos didáticos-metodológicos utilizados pelos professores. Disciplina; recursos didático-metodológicos mais utilizados pelo professor no ensino da língua. Para esse fim, utilizamos uma revisão de estudos bibliográficos que estão de acordo com os pressupostos legais atuais para o ensino da Libras na educação superior e sua importância para a formação docente. Nossa expectativa é que oferecendo esses dados, novas reflexões possam se desdobrar contribuindo dessa forma para a ampliação do debate em torno dessa temática.