Mestranda concludente do Programa de Pós-Graduação em Letras ? Mestrado em Teoria Literária ? PPG/CPG/UEMA - Bolsista CAPES. Professora Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do Núcleo de Pesquisa em Literatura, Arte e Mídias- LAMID /CNPq-UEMA. PROFESSORA PESQUISADORA - UNIFACEMA - MA. .Possui graduação em LETRAS/ PORTUGUÊS E LITERATURAS - UEMA (2006). ESPECIALISTA EM LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS / ESPECIALISTA EM METODOLOGIA PARA O ENSINO DE LIBRAS - / ESPECIALISTA EM GESTÃO PUBLICA MUNICIPAL - UFMA/ ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS - UFMA. / ESPECIALISTA EM POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL NO AMBIENTE ESCOLAR /. CURSO DE MEDIAÇÃO EM EaD - UEMANET. Professora Auxiliar na Universidade UniFacema - CAXIAS - ma, Ministrando disciplinas na modalidade presencial e Híbridas na modalidade à distância através do catálogo SAGAH. Curso de Aperfeiçoamento em Mediação em EaD pela UEMANET. Possui experiência em Tutoria de EaD como Orientadora de TCC no Curso de Letras da UAB- UESP. Possui experiência na Educação Superior na área de Letras, com ênfase em Linguística/literatura/ LIBRAS/ Alfabetização e Letramento/ Leitura e Produção Textual/ Literaturas Brasileira e Portuguesa/ Literatura Africana/ Filologia Românica na Universidade Estatual do Maranhão - UEMA e outras instituições de Ensino Superior /Professor(a) Formador PI- PARFOR - UESPI/ Professora Celetista do Programa Darcy Ribeiro,- Professora do Programa Ensinar - UEMA /Professora Substituta/Universidade Estadual do Maranhão 20014- 2015- 2016- 2017- 2018-2019 - UEMA/ Professora do Programa Ensinar - UEMA/Professora Orientadora de TCC da Universidade estadual do Piauí - UAB (NEAD-UESPI). Orientação de TCC - UniFacema - Caxias - MA. Orientação de Monografia - UEMA. Possui experiência no Ensino Superior, na educação Infantil, ensino fundamental e médio da Rede Municipal e Estadual de Ensino com ênfase em Língua Portuguesa- Literaturas - libras, Literaturas - Produção Textual e na Educação Especial Inclusiva.
Revista The Especialist, v. 41, n. 1 • por Ana Rosária Soares da Silva Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue
Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a Educação especial na perspectiva do ensino bilíngue. Uma vez que a história da educação do Surdo ao longo dos tempos foi permeada por controvérsias e negação de direitos, entendemos que é premente a criação de políticas que instrumentalizem escolas e professores para atuação e reconhecimento de que a LIBRAS não deve ser vista apenas como uma mera disciplina no currículo escolar, mas seja entendida como uma necessidade insubstituível de cada sujeito Surdo no processo de aprendizagem, assim como o conhecimento da Língua Portuguesa para que esse aluno surdo se aproprie da leitura e da escrita na modalidade do bilinguismo, o que favorecerá sua formação cidadã e identitária tanto no tecido social global quanto no espaço específico de sua comunidade e cultura surda, sendo assim, visto pela sociedade como sujeito diferente e não mais como deficiente. Dessa forma, para fundamentar as discussões recorremos aos teóricos e estudiosos do assunto como: (QUADROS, 1997), (SKLIAR, 1999), (SOARES, 1990), (STROBEL, 2008), (LACERDA, 2010), (DORZIAT, 2004), (COELHO, 2011), entre outros também citados no texto que se debruçam a estudar, debater e refletir sobre a problemática da educação bilíngue na escola inclusiva.