porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informática aplicada a Educação
Biografia do Autor
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informática aplicada a Educação

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Especialista em Informática aplicada a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba.

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará.

Professora Classe III da Secretaria Estadual de Educação do Pará, onde atua com o ensino de Surdos na sala de Informática Educativa e no programa de Surdoscegos e Múltiplas deficiências.

Professora da rede Municipal de Ananindeua Pará, com atuação em Sala Multifuncional.

Professora de Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informática aplicada a Educação
3 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Maria Janete Bastos

Como autor(a) principal

  • 2011 • Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil
    A Comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil  •  por Maria Janete Bastos
    A Comunicação em Matemática na sala de aula: obstáculos de natureza metodológica na educação de alunos surdos

    A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situações de ensino de matemática com o conteúdo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prática docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstáculos metodológicos que podem estar presentes no processo de comunicação matemática em situações de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial teórico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com ênfase na especificidade do ensino de matemática que tem como veículo propulsionador a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexões acerca de quais condições devem sustentar este ensino. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os registros foram feitos através de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um amplo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e estratégias de ensino específicas.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    VIII EPAEM - Encontro Paraense de Educação Matemática  •  por Maria Janete Bastos
    Ensino significativo de matemática para alunos surdos: O Bilinguismo e o processo de comunicação matemática

    Este estudo tem como objetivo pensar caminhos que promovam uma efetiva situação de ensino em aulas de matemática para surdos. Neste sentido faz reflexões acerca das implicações do fazer docente em aulas de Matemática para alunos surdos, buscando identificar quais competências são necessárias ao profissional que atua com este sujeito e o que o tornam de fato mais adequado para construir situações de ensino significativas em sua formação. A pesquisa desenvolvida é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido diversas competências dentre as quais, um profundo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e Estratégias de Ensino que considerem as especificidades destes sujeitos.

    ×
  • 2011 • XIII Conferência InterAmericana de Educação Matemática, CIAEM-IACME, Recife, Brasil
    Comunicação em matemática e surdez: Os obstáculos do processo educativo
    Resumo do Artigo Científico

    XIII Conferência InterAmericana de Educação Matemática, CIAEM-IACME, Recife, Brasil  •  por Maria Janete Bastos
    Comunicação em matemática e surdez: Os obstáculos do processo educativo

    Este estudo pretende refletir acerca das implicações do fazer docente em aulas de Matemática para alunos surdos no sentido de analisar a constituição do perfil do profissional mais adequado para trabalhar o conhecimento matemático com estes sujeitos. Tem como objetivo elucidar caminhos que promovam uma efetiva situação de ensino em aulas de matemática para surdos. A pesquisa é de natureza exploratória descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educação de surdos. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didáticos e pedagógicos, presentes nas ações dos sujeitos de pesquisa e que contribuíram para a obstaculização ou sucesso do ensino e aprendizagem do conteúdo envolvido. A partir de nossas análises podemos considerar que o ensino de matemática para surdos exige do profissional envolvido competências que passam por um profundo domínio de LIBRAS, Matemática, Língua Portuguesa e Estratégias de Ensino que considerem as especificidades destes sujeitos.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Maria Janete Bastos

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Neuza Santana
    Neuza Santana
    1 artigos científicos
  • Juliana da Silva Bezerra
    Juliana da Silva Bezerra
    3 artigos científicos
  • Juliana Guimarães Faria
    Juliana Guimarães Faria
    1 artigos científicos
  • Ana Rosária Soares da Silva
    Ana Rosária Soares da Silva
    1 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Rita de Cássia Maestri
    Rita de Cássia Maestri
    1 artigos científicos
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
    Ana Paula Oliveira e Fernandes
    1 artigos científicos
  • Neuma Chaveiro
    Neuma Chaveiro
    11 artigos científicos
  • Marta Rejane Proença Filietaz
    Marta Rejane Proença Filietaz
    2 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  •