porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informtica aplicada a Educao
Biografia do Autor
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informtica aplicada a Educao

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Especialista em Informática aplicada a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba.

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará.

Professora Classe III da Secretaria Estadual de Educação do Pará, onde atua com o ensino de Surdos na sala de Informática Educativa e no programa de Surdoscegos e Múltiplas deficiências.

Professora da rede Municipal de Ananindeua Pará, com atuação em Sala Multifuncional.

Professora de Pós graduação em Educação Especial e Inclusiva da Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Maria Janete Bastos
Maria Janete Bastos
Especialista em Informtica aplicada a Educao
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Maria Janete Bastos

Como autor(a) principal

  • 2011 • Mestrado em Educao em Cincias e Matemticas (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Par, UFPA, Brasil
    A Comunicao em Matemtica na sala de aula: obstculos de natureza metodolgica na educao de alunos surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Educao em Cincias e Matemticas (Conceito CAPES 4). Universidade Federal do Par, UFPA, Brasil  •  por Maria Janete Bastos
    A Comunicao em Matemtica na sala de aula: obstculos de natureza metodolgica na educao de alunos surdos

    A pesquisa tem como premissa fundamental analisar situaes de ensino de matemtica com o contedo de problemas multiplicativos classificados com base em Huete e Bravo (2006) mediante a prtica docente de professores (surdos e ouvintes) com alunos surdos, buscando indicativos de obstculos metodolgicos que podem estar presentes no processo de comunicao matemtica em situaes de ensino envolvendo estes sujeitos. Como eixo norteador da pesquisa, buscamos um referencial terico que embasa o processo de ensino e aprendizagem para surdos com nfase na especificidade do ensino de matemtica que tem como veculo propulsionador a Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), procuramos suscitar reflexes acerca de quais condies devem sustentar este ensino. A pesquisa de natureza exploratria descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educao de surdos. Os registros foram feitos atravs de filmagens. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didticos e pedaggicos, presentes nas aes dos sujeitos de pesquisa e que contriburam para a obstaculizao ou sucesso do ensino e aprendizagem do contedo envolvido. A partir de nossas anlises podemos considerar que o ensino de matemtica para surdos exige do profissional envolvido competncias que passam por um amplo domnio de LIBRAS, Matemtica, Lngua Portuguesa e estratgias de ensino especficas.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    VIII EPAEM - Encontro Paraense de Educao Matemtica  •  por Maria Janete Bastos
    Ensino significativo de matemtica para alunos surdos: O Bilinguismo e o processo de comunicao matemtica

    Este estudo tem como objetivo pensar caminhos que promovam uma efetiva situao de ensino em aulas de matemtica para surdos. Neste sentido faz reflexes acerca das implicaes do fazer docente em aulas de Matemtica para alunos surdos, buscando identificar quais competncias so necessrias ao profissional que atua com este sujeito e o que o tornam de fato mais adequado para construir situaes de ensino significativas em sua formao. A pesquisa desenvolvida de natureza exploratria descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educao de surdos. A partir de nossas anlises podemos considerar que o ensino de matemtica para surdos exige do profissional envolvido diversas competncias dentre as quais, um profundo domnio de LIBRAS, Matemtica, Lngua Portuguesa e Estratgias de Ensino que considerem as especificidades destes sujeitos.

    ×
  • 2011 • XIII Conferncia InterAmericana de Educao Matemtica, CIAEM-IACME, Recife, Brasil
    Comunicao em matemtica e surdez: Os obstculos do processo educativo
    Resumo do Artigo Científico

    XIII Conferncia InterAmericana de Educao Matemtica, CIAEM-IACME, Recife, Brasil  •  por Maria Janete Bastos
    Comunicao em matemtica e surdez: Os obstculos do processo educativo

    Este estudo pretende refletir acerca das implicaes do fazer docente em aulas de Matemtica para alunos surdos no sentido de analisar a constituio do perfil do profissional mais adequado para trabalhar o conhecimento matemtico com estes sujeitos. Tem como objetivo elucidar caminhos que promovam uma efetiva situao de ensino em aulas de matemtica para surdos. A pesquisa de natureza exploratria descritiva e foi realizada em uma Unidade Especializada na educao de surdos. Os dados foram analisados a partir da perspectiva dos elementos didticos e pedaggicos, presentes nas aes dos sujeitos de pesquisa e que contriburam para a obstaculizao ou sucesso do ensino e aprendizagem do contedo envolvido. A partir de nossas anlises podemos considerar que o ensino de matemtica para surdos exige do profissional envolvido competncias que passam por um profundo domnio de LIBRAS, Matemtica, Lngua Portuguesa e Estratgias de Ensino que considerem as especificidades destes sujeitos.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Maria Janete Bastos

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Joana Conde e Sousa
    Joana Conde e Sousa
    2 artigos científicos
  • Luísa Gonçalves
    Lusa Gonalves
    1 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  • Marta Rejane Proença Filietaz
    Marta Rejane Proena Filietaz
    2 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Josélia Neves
    Joslia Neves
    8 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhes Barros
    3 artigos científicos
  •