RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edição nº 06 • por Wagner Teobaldo Cognição e Surdez na Educação: A Língua em Questão
A surdez é um tema sempre polêmico quando se refere à Educação, pois as filosofias oralista e bilíngue de educação de surdos envolvem algumas oposições e trazem consigo perspectivas diferentes do surdo e sua constituição enquanto sujeito. A cognição do surdo, da mesma forma, é uma questão controversa. Neste ensaio, tem-se como objetivo discutir as questões cognitivas dos surdos, relacionando-as à forma de comunicação utilizada por eles e desmistificando o fato ainda disseminado na sociedade de que a surdez traz consigo problemas cognitivos (impossibilidade de alcançar o raciocínio abstrato e outras questões). Os estudos em línguas de sinais têm mostrado que a sua aquisição como primeira língua pode proporcionar o desenvolvimento de conteúdos abstratos, além do desenvolvimento linguístico, cognitivo e sócio-afetivo-emocional. No entanto, a utilização da língua oral se configura em um importante instrumento de inserção social, tendo em vista que o surdo está imerso em um mundo de oralidade. Desta forma, acreditamos que a utilização das duas línguas, tal como propõe a filosofia bilingue em sua essência, favorecerá o desenvolvimento do surdo de forma global.