porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora
Biografia do Autor
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora

Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS), sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães, tendo cursado período de doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (UCP) sob orientação da Profa. Dra. Ana Mineiro no início de 2013, com o apoio da CAPES. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2009) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (2005). Docente EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul. Foi responsável pelo NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Sapucaia do Sul nos anos de 2016 a 2019. Atua principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, formação docente, ensino de língua portuguesa, ensino de língua portuguesa para surdos, educação a distância.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

Como autor(a) principal

  • 2014 • Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Belo Horizonte, vol.14, n.4, p. 987-1014
    A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Belo Horizonte, vol.14, n.4, p. 987-1014  •  por Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
    A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais

    Este artigo analisa as interações em língua de sinais (LS), entre alunos surdos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Ele foi inspirado no trabalho de Donato (1994), que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Em nossa pesquisa, analisamos através do sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1988; WOOD, BRUNNER e ROSS, 1976) as interações entre os alunos surdos durante o desenvolvimento de uma unidade didática que os incentivava a escrever uma carta de reclamação, em Língua Portuguesa, sobre a sua escola. É possível perceber como as estratégias de andaimento possibilitaram a construção coletiva de aprendizagem para a realização da tarefa proposta.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Vanessa de Oliveira Dagostim Pires

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Elielson Sales
    Elielson Sales
    9 artigos científicos
  • Renato Dente Luz
    Renato Dente Luz
    7 artigos científicos
  • Bruno Mendes
    Bruno Mendes
    1 artigos científicos
  • Larissa Pereira Gonçalves
    Larissa Pereira Gonçalves
    1 artigos científicos
  • Paulo Vaz de Carvalho
    Paulo Vaz de Carvalho
    8 artigos científicos
  • Severina Batista de Farias Klimsa
    Severina Batista de Farias Klimsa
    1 artigos científicos
  • Carilissa Dall ´Alba
    Carilissa Dall ´Alba
    1 artigos científicos
  • Maria Cristina Pires Pereira
    Maria Cristina Pires Pereira
    17 artigos científicos
  • Vânia de Aquino Albres Santiago
    Vânia de Aquino Albres Santiago
    6 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  •