Doutora em Linguística Aplicada (UNISINOS), sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Mattos Guimarães, tendo cursado período de doutorado-sanduíche na Universidade Católica Portuguesa (UCP) sob orientação da Profa. Dra. Ana Mineiro no início de 2013, com o apoio da CAPES. Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2009) e graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Espanhola (2005). Docente EBTT do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Sapucaia do Sul. Foi responsável pelo NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Sapucaia do Sul nos anos de 2016 a 2019. Atua principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, formação docente, ensino de língua portuguesa, ensino de língua portuguesa para surdos, educação a distância.
Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, Belo Horizonte, vol.14, n.4, p. 987-1014 • por Vanessa de Oliveira Dagostim Pires A aprendizagem coletiva de língua portuguesa para surdos através das interações em língua de sinais
Este artigo analisa as interações em língua de sinais (LS), entre alunos surdos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa. Ele foi inspirado no trabalho de Donato (1994), que buscou identificar a presença da prática do andaimento nas interações entre pares em sala de aula de língua francesa como segunda língua. Em nossa pesquisa, analisamos através do sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1988; WOOD, BRUNNER e ROSS, 1976) as interações entre os alunos surdos durante o desenvolvimento de uma unidade didática que os incentivava a escrever uma carta de reclamação, em Língua Portuguesa, sobre a sua escola. É possível perceber como as estratégias de andaimento possibilitaram a construção coletiva de aprendizagem para a realização da tarefa proposta.