porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Ana Paula Jung
Ana Paula Jung
Pedagoga, especializada na rea da Surdez
Biografia do Autor
Ana Paula Jung
Ana Paula Jung
Pedagoga, especializada na rea da Surdez

Graduada em Pedagogia - Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina (2006), atua desde 2006 na área da Surdez, sendo capacitada para esta especialidade pela UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul (2006). Especialista Pós Graduada em Gestão Pública pela UFSM (2012), é graduanda em Licenciatura da Educação Física pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012).

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul desde 2001, coordena desde 2007 o Setor Pedagógico da Escola Estadual Especial Keli Meise Machado, escola para alunos Surdos, localizada no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, onde responde pela Supervisão Escolar e pela Coordenação do Programa Mais Educação.

Atua como professora do Curso Técnico Normal - Magistério, na Modalidade Aproveitamento de Estudos como regente da Disciplina de Educação de Surdos/Libras do CEP - Centro de Educação Profissional da IENH - Instituição Evangélica de Novo Hamburgo.

É professora dos Cursos de pós Graduação/Especialização da CENSUPEG - Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação (Joinville/SC), nas disciplinas da área da educação de surdos e de Libras desde 2011.

Certificada pelo PROLIBRAS, Exame Nacional de Proficiência na Tradução/Interpretação da LIBRAS/Língua Portuguesa para o Nível Superior, desde 2007 vem atuando também como Tradutora e Intérprete de Língua de Sinais, em diversos eventos e instituições, como nos Cursos de Pós Graduação da UFRGS (2008); na FAE - Sevigné, Porto Alegre (2008/2009); na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo - IENH (2008/2009/2010); na UNISINOS (2010/2011); nos Cursos de Capacitação para o Atendimento Bancário à Pessoas Surdas do Banco Banrisul/ADVB (2011), entre outros.

Atuou como Tradutora e Intérprete dos Delegados Surdos durante a CONAE – Conferência Nacional de Educação – nas etapas Municipal (Novo Hamburgo), Estadual (Rio Grande do Sul) realizada em Porto Alegre (2009) e Nacional, realizada em Brasília (2010). Atua como Tradutora e Intérprete voluntária da FENEIS Regional RS e FENEIS Nacional no Movimento Surdo em Defesa da Escola Bilíngue para Surdos (FENEIS 2011/2012).

Atua como Assessora da Diretoria de Políticas Educacionais da FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (2012) e como Assessora da Diretoria do Departamento de Esportes da CBDS - Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (2012).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Coordenação Pedagógica em Escola de Surdos, Cultura e Comunidades Surdas, Identidade Cultural, Processos Inclusivos, Movimentos Sociais e Políticos dos Surdos, Língua de Sinais, Tradução e Interpretação em Língua de Sinais, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais; Legislação da Educação, com foco nas questões relacionadas aos Surdos e Inclusão; Coordenação e Organização de Eventos da Área da Educação de Surdos: "X EESRS - Encontro das Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul", realizado em junho de 2010, na cidade de Novo Hamburgo; "Seminário Estadual em Defesa da Escola Bilíngue para Surdos no Plano Nacional de Educação", realizado em 09 de setembro de 2011, na cidade de Porto Alegre"; "Audiência Pública" da Comissão de Educação para tratar da Educação de Surdos no Estado, realizada em 04 de junho de 2012 entre outros, e "Seminário de Criação do Sistema de Educação Bilíngue para Surdos no RS", realizado em 04 de julho de 2012, ambos realizados na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; organização e coordenação das discussões com a Comunidade Surda Gaúcha para a criação de um Sistema de Educação Bilíngue para Surdos no Estado do RS (2012); Relatora do documento "PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS", entregue às autoridades estaduais presentes no Seminário de Criação de um Sistema de Educação Bilíngue para Surdos no RS (04/07/2012).

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Ana Paula Jung
Ana Paula Jung
Pedagoga, especializada na rea da Surdez
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Ana Paula Jung

Como autor(a) principal

  • 2011 • BRASIL, Reivindicao da Comunidade Surda Brasileira. FENEIS, 2011. 59p
    Educao Bilngue para surdos: Um caminho a ser trilhado
    Resumo do Artigo Científico

    BRASIL, Reivindicao da Comunidade Surda Brasileira. FENEIS, 2011. 59p  •  por Ana Paula Jung
    Educao Bilngue para surdos: Um caminho a ser trilhado

    O presente artigo relata as experincias vivenciadas pelos educadores surdos escolhidos delegados, em 2009, para representar o estado do Rio Grande do Sul na Etapa Nacional da CONAE 2010, Conferncia Nacional de Educao, realizada entre os dias 27 de maro e 1 de abril de 2010 em Braslia, a partir da tica da autora, que acompanhou os delegados gachos com a funo de atuar como tradutora e intrprete. Enquanto militante da causa surda em defesa das Escolas Bilngues para Surdos no Brasil, a necessidade de registrar a luta, o sofrimento e a trajetria dos defensores da educao de surdos durante a realizao da Etapa Nacional da CONAE foi intensificada pelo Movimento Surdo em Defesa da Educao e da Cultura Surda, que em maio de 2011 denunciou a forma desrespeitosa e excludente com que os delegados surdos e seu posicionamento foram tratados durante a referida Conferncia.

    ×
  • 2011 • 4 SBECE / 1 SIECE - ULBRA, Canoas. 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais em Educao e 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais em Educao. Canoas - RS
    Mos em movimento... Olhares que estabelecem relaes... Ser possvel teorizar o ser e o estar do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda?
    Resumo do Artigo Científico

    4 SBECE / 1 SIECE - ULBRA, Canoas. 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais em Educao e 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais em Educao. Canoas - RS  •  por Ana Paula Jung
    Mos em movimento... Olhares que estabelecem relaes... Ser possvel teorizar o ser e o estar do surdo no mundo, sem imergir na cultura viva que se materializa dentro da comunidade surda?

    O artigo que propomos tem como foco central instigar a reflexo sobre o nmero crescente de pesquisas na rea da surdez, em especial no campo da Educao, que partem de atores externos s vivncias culturais dos surdos e tem provocado diferentes reaes e opinies dentro desta comunidade. Desde a dcada de 80, muitos foram (e ainda so!) os movimentos em luta por reconhecimento de direitos nos quais os surdos esto engajados. Os discursos do povo surdo, em muitos momentos, tem batido de frente com falas ouvintistas, que costumeiramente no levam em conta os desejos, as idias e os prprios conceitos que diferentes vertentes de uma pedagogia surda vem consolidando. Para tanto, embasamos nossas ponderaes na produo de autores como Gldis Perlin, Maura Lopes, Adriana Thoma e Lodenir Karnopp, referncias desta rea. Ao propormo-nos olhar de dentro, com vias a compreender que aspectos vivenciais faltam aos pesquisadores externos comunidade surda, muitos so os questionamentos que apontam para um descontentamento do sujeito surdo, uma vez que e est no mundo atravs de uma experincia visual e extremamente vivencial, onde a realidade palpvel e em movimento transcreve-se nos sinais que as mos constroem no espao e nas experincias onde se encontram imersos. A materialidade surda expressa no olhar, no estabelecimento deste vnculo visual entre os sujeitos, nos fatos vividos atravs do corpo surdo, que encontra-se dentro do mundo ouvinte. Desejamos questionar se possvel analisar e ponderar sobre o surdo, decodific-lo para ento traduzi-lo, apenas olhando de fora? possvel compreender toda sua presena apenas falando deste outro, sem estar no lugar deste outro? possvel tratar da complexidade e da riqueza dos mltiplos nuances da cultura surda, sem que uma verdadeira imerso na comunidade surda acontea? Com este artigo no pretendemos apontar erros ou acertos, nem tampouco encontrar culpados ou vtimas para prticas que tornam-se cada vez mais presentes nos campos de pesquisa da educao de surdos. Desejamos, pois, levar o leitor a refletir sobre as questes aqui pontuadas, buscando compreender que, em nosso entendimento, a vivncia e o conhecimento vistos de dentro da cultura surda so fundamentais para que seja possvel compreender este sujeito cultural. Desta forma, ao analisarmos a pouca ou nenhuma participao de um crescente nmero de pesquisadores ouvintes dentro da materialidade das interrelaes dos corpos surdos, numa perspectiva externa, quase que como estabelecida atravs de um observatrio, questionamos a necessidade de uma real aproximao dos conceitos tericos com uma verdadeira imerso cultural na comunidade surda, para, talvez, aproximar-se da compreenso de quem este outro, do que quer este outro de quem falamos.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil  •  por Ana Paula Jung
    Movimentos sociais no protagonismo poltico: a Comunidade Surda Brasileira e sua luta por reconhecimento e efetivao de direitos

    O presente artigo convida o leitor a aproximar-se e, assim, permitir-se mergulhar nas questes que envolvem a temtica do movimento social e poltico dos surdos no Brasil, cuja luta pela garantia e pela efetivao de direitos, especialmente queles relacionados igualdade de condies de acesso a uma educao de qualidade, capaz de respeitar a especificidade lingustica destes sujeitos, considerada como condio humana bsica para seu pleno desenvolvimento. Com uma breve retomada da trajetria histrica da questo dos surdos ao longo dos tempos, chegando at a organizao social e poltica da Comunidade Surda brasileira nos dias atuais. Autores como Sacks, Lucas, Perlin e Skliar oferecem o pano de fundo ideal a esta necessria contextualizao, pelo vis dos estudos culturais em educao. Numa perspectiva focada na compreenso da sociedade e no papel de seus atores, este artigo encontra nas consideraes de Jrgen Habermas importantes referencias que alinhavam as consideraes finais deste texto, organizando e delineando um posicionamento frente temtica abordada.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Ana Paula Jung

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Kátia Nascimento
    Ktia Nascimento
    1 artigos científicos
  • Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    1 artigos científicos
  • Ana Rodrigues
    Ana Rodrigues
    1 artigos científicos
  • Wagner Teobaldo
    Wagner Teobaldo
    1 artigos científicos
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Cu Gomes
    8 artigos científicos
  • Maximina Girão Ribeiro
    Maximina Giro Ribeiro
    1 artigos científicos
  • Bruna da Silva Branco
    Bruna da Silva Branco
    2 artigos científicos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
    21 artigos científicos
  • Lisiane Mallmann
    Lisiane Mallmann
    2 artigos científicos
  • Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    Gisele Iandra Pessini Anater Matos
    1 artigos científicos
  •