porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Antônio Luiz Alencar Miranda
Antônio Luiz Alencar Miranda
Professor
Biografia do Autor
Antônio Luiz Alencar Miranda
Antônio Luiz Alencar Miranda
Professor

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação e professor Adjunto III, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no Centro de estudos Superiores de Caxias - CESC. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Dialetologia, Semiótica, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, crenças, variação, mudança, discurso, gênero, raça, leitura, ensino, EJA e formação de professor. Líder do grupo de pesquisa LiFDE/CNPq, Consultor da Revista de Letras Juçara - UEMA.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Antônio Luiz Alencar Miranda
Antônio Luiz Alencar Miranda
Professor
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Antônio Luiz Alencar Miranda

Como autor(a) principal

  • 2020 • Revista The Especialist, v. 41, n. 1
    Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue
    Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Antônio Luiz Alencar Miranda
    Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue

    Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a Educação especial na perspectiva do ensino bilíngue. Uma vez que a história da educação do Surdo ao longo dos tempos foi permeada por controvérsias e negação de direitos, entendemos que é premente a criação de políticas que instrumentalizem escolas e professores para atuação e reconhecimento de que a LIBRAS não deve ser vista apenas como uma mera disciplina no currículo escolar, mas seja entendida como uma necessidade insubstituível de cada sujeito Surdo no processo de aprendizagem, assim como o conhecimento da Língua Portuguesa para que esse aluno surdo se aproprie da leitura e da escrita na modalidade do bilinguismo, o que favorecerá sua formação cidadã e identitária tanto no tecido social global quanto no espaço específico de sua comunidade e cultura surda, sendo assim, visto pela sociedade como sujeito diferente e não mais como deficiente. Dessa forma, para fundamentar as discussões recorremos aos teóricos e estudiosos do assunto como: (QUADROS, 1997), (SKLIAR, 1999), (SOARES, 1990), (STROBEL, 2008), (LACERDA, 2010), (DORZIAT, 2004), (COELHO, 2011), entre outros também citados no texto que se debruçam a estudar, debater e refletir sobre a problemática da educação bilíngue na escola inclusiva.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Antônio Luiz Alencar Miranda

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Rosana de Fátima Janes Constâncio
    Rosana de Fátima Janes Constâncio
    1 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Gabriele Cristine Rech
    Gabriele Cristine Rech
    5 artigos científicos
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  • Joana Morêdo Pereira
    Joana Morêdo Pereira
    5 artigos científicos
  • Silvana Aguiar dos Santos
    Silvana Aguiar dos Santos
    5 artigos científicos
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    1 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  • Joana Conde e Sousa
    Joana Conde e Sousa
    2 artigos científicos
  •