Katia Regina Conrad
Especialista em Educação Especial
Biografia do Autor
Katia Regina Conrad Especialista em Educação Especial
Pedagoga Especialista em Educação Especial pela Universidade Regional de Blumenau – FURB e mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Aprovada no Exame Nacional de Certificação de Proficiência da Língua Brasileira de Sinais pelo Mec / ProLibras. Atualmente é professora da disciplina de Libras na UNIP – Universidade Paulista, FAPI – Faculdade de Pindamonhangaba e ITES – Instituto Taubaté de Ensino Superior em diversos cursos de graduação. Também atua como Palestrante, Intérprete de Libras e em outros projetos na área da educação de Surdos e formação de professores e intérpretes da região.
III Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, Ituiutaba • por Katia Regina Conrad Currículo, Cultura e as Relações de Poder sobre a Minoria Surda
Este artigo é parte inicial de uma pesquisa para dissertação de mestrado em Educação: Currículo sobre as Políticas Públicas de Inclusão para pessoas com surdez. Investigando nas concepções de currículo e na perspectiva inclusiva de educação de Surdos – e os possíveis impasses que ela pode provocar – deu-se origem ao presente trabalho com o objetivo de identificar as relações de poder existentes no currículo da educação de Surdos 1.
RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edição nº 08 • por Katia Regina Conrad Educação e Surdez: Um Resgate Histórico pela Trajetória Educacional dos Surdos no Brasil e no Mundo
Este artigo apresenta um resgate pela história da educação dos surdos, buscando as atitudes mais comuns que eram executadas ora a favor, ora contra a educação e até mesmo a sobrevivência das pessoas com deficiência. Teve como objetivo geral o resgate e apresentação de acontecimentos históricos referentes à educação dos Surdos, como objetivos específicos, buscar as primeiras metodologias do ensino dos surdos; descobrir os primeiros professores de surdos; pesquisar quem foram os precursores dos métodos específicos para tal área da educação; verificar que outros procedimentos e atitudes eram aplicados com estas pessoas. A metodologia de pesquisa aplicada contemplou uma abordagem qualitativa dos fatos históricos em diferentes grupos sociais; a coleta de dados ocorreu de forma exploratória, buscando, pesquisando e analisando, em diferentes referenciais bibliográficos, os acontecimentos e fatos históricos que apresentassem o tema em questão: a trajetória de Educação do Surdo no Brasil e no mundo. Descrevem-se, no decorrer desta trajetória, os cuidados e práticas de ensino desde os tempos primórdios, antes da civilização, dos períodos Escravista, Feudal e da Idade Moderna à Contemporânea. Cada período citado traz suas mudanças políticas, econômicas, sociais e no que isso influenciou a educação dos Surdos. Hoje, pode-se dizer que a inserção do Surdo na sociedade efetivamente já aconteceu, no entanto, a verdadeira inclusão da Cultura Surda no currículo escolar ainda não. Propomos ao leitor uma reflexão sobre os atendimentos e metodologias destinadas às pessoas com surdez e atual situação educacional do cidadão Surdo, compreendendo-os em sua Cultura e tamanha importância à sociedade.