Fonoaudiólogo formado pela Universidade Tuiuti do Paraná em 1989, especializado no Conceito Neuroevolutivo Bobath, básico, avançado e avançado em Fonoaudiologia.
Sociedade Paranaense de Pediatria, Boletim Informativo número 18 • por Lean Fontain Franco O que o Pediatra deve Observar quanto ao Desenvolvimento de Linguagem na Criança
O desenvolvimento de linguagem de uma criança está intimamente relacionado ao desenvolvimento motor global, a integridade das vias auditivas e neurológicas e ao desenvolvimento intelectual. Assim sendo é de vital importância que o Pediatra analise todas as pistas que a criança lhe oferece, como os sons que produz, o contato visual e a atenção que ela mantém ao som.
Centro de Reabilitação • por Lean Fontain Franco Método Verbotonal Associado aos Conceitos Bobath para o Acompanhamento de Indivíduos Portadores de Surdez com Comprometimento Motor Associado
O que se passa a apresentar neste trabalho, é uma associação de técnicas e recursos utilizados para a reabilitação do Deficiente Auditivo (Método Verbotonal) com outras técnicas específicas ao atendimento da criança portadora de Paralisia Cerebral (Conceitos Bobath). Um dos pontos fortes do método Verbotonal, idealizado por Guberina, é a reabilitação da audiocomunicação através de movimentos corporais. Levando em conta que a maioria de nossas crianças com problemas motores associados, são portadoras de Paralisia Cerebral (um transtorno da postura e do movimento), entende-se o porquê do uso do Verbotonal associado ao Bobath. Se vamos trabalhar a criança com movimentos pré-estabelecidos para a estimulação da verbalização e esta criança tem um problema motor, é necessário que primeiramente esta criança seja preparada para este movimento. Através do Método Verbotonal estimula-se a criança a verbalizar e a sentir os fonemas através do movimento corporal e, através dos Conceitos Bobath, inibe-se os padrões anormais e facilita-se os movimentos a serem utilizados pela criança no processo da verbalização e sensação destes fonemas. Fala é movimento, fala é comunicação, mas a comunicação de nossa criança está comprometida em primeiro lugar pelo fator auditivo e em segundo lugar pela inabilidade de fazer trocas construtivas com o meio pela limitação motora. O desenvolvimento da fala está intimamente ligado ao desenvolvimento motor. Portanto devemos conhecer este desenvolvimento a fim de não exigir da criança algo que ela não é capaz de realizar no momento.