porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Wilma Pastor de Andrade Sousa
Wilma Pastor de Andrade Sousa
Professora/Investigadora
Estatísticas de Publicação do Autor
Wilma Pastor de Andrade Sousa
Wilma Pastor de Andrade Sousa
Professora/Investigadora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Wilma Pastor de Andrade Sousa

Como autor(a) principal

  • 2006 • Mestrado em Letras (Conceito 4 CAPES). Universidade Federal da Paraíba, UFPB.
    Os movimentos discursivos: interações entre crianças surdas e entre surdos e ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Letras (Conceito 4 CAPES). Universidade Federal da Paraíba, UFPB.  •  por Wilma Pastor de Andrade Sousa
    Os movimentos discursivos: interações entre crianças surdas e entre surdos e ouvintes

    Este trabalho insere-se no campo da Linguística Interacional e tem como foco de interesse analisar como crianças surdas desenvolvem o fluxo temático no diálogo com ouvintes e com seus pares, através dos movimentos discursivos: retomadas e deslocamentos. É um estudo de natureza observacional de caráter qualitativo desenvolvido com oito crianças surdas, filhas de pais ouvintes, com idades entre 04 e 05 anos, cursando a Educação Infantil em uma escola da rede pública estadual na cidade do Recife-PE. Defendemos a hipótese de que as crianças surdas desenvolvem estratégias comunicativas a partir do uso da linguagem não-verbal como: o gesto, o olhar e o balançar da cabeça, como elementos facilitadores na construção do diálogo com ouvintes e com seus pares. Os dados analisados revelam que através de condutas dialógicas essas crianças interagem fazendo uso de recursos não-verbais, paralinguísticos e linguísticos e se colocam no discurso como sujeitos ativos e participantes da construção de sentido. Esperamos que os dados encontrados possam direcionar as estratégias para uma nova perspectiva de ensino para os surdos, em que se volte para o desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Pro-Posições vol.26 n.3 p.103-124, Campinas  •  por Wilma Pastor de Andrade Sousa
    Contribuições da Educação Infantil e do brincar na aquisição de linguagem por crianças surdas

    O presente artigo problematiza a proposta bilíngue para crianças surdas na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento linguístico do sujeito surdo. A partir da descrição de uma cena escolar em uma escola Polo bilíngue da rede municipal no interior de São Paulo, discute a aquisição de linguagem precoce e a relevância do brincar na Educação Infantil e reflete sobre a aquisição da língua de sinais nessa faixa etária, por meio da interação dialógica com o outro (surdo). Enfatiza a necessidade de políticas que estimulem a entrada da criança surda neste nível de ensino e valorizem a especificidade da surdez numa vertente bilíngue (Libras/Português) e também sugere a ampliação de escolas polos, inclusivas e bilíngues, para estudantes surdos e a adoção da língua de sinais como língua de instrução, com professores surdos e colegas surdos.

    ×
  • Livros de Wilma Pastor de Andrade Sousa

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Juliana Guimarães Faria
    Juliana Guimarães Faria
    1 artigos científicos
  • Dolors Rodríguez-Martín
    Dolors Rodríguez-Martín
    1 artigos científicos
  • Vanessa Regina de Oliveira Martins
    Vanessa Regina de Oliveira Martins
    8 artigos científicos
  • Antônio Luiz Alencar Miranda
    Antônio Luiz Alencar Miranda
    1 artigos científicos
  • Joaquim Melro
    Joaquim Melro
    9 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • Cristina Gil
    Cristina Gil
    2 artigos científicos
  • Carolina Hessel Silveira
    Carolina Hessel Silveira
    3 artigos científicos
  • Ronaldo Manassés
    Ronaldo Manassés
    3 artigos científicos
  •