porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Larissa Silva Rebouças
Larissa Silva Rebouças
Professora
Biografia do Autor
Larissa Silva Rebouças
Larissa Silva Rebouças
Professora

Professora Assistente na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Educação pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), Coordenadora de GPESSE (Grupo de Pesquisa e Estudos Surdos de Sergipe; Especialista em LIBRAS pelo MEC, convênio com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MEC / FNDE / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, habilitada como Professora de LIBRAS, curso concluído no Rio de Janeiro em 2005; Especialista em LIBRAS pelo MEC, convênio com a FENEIS, habilitada como Professora de LIBRAS, nível básico, curso concluído no Rio de Janeiro em 2002; Licenciatura em Letras Libras, na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, em modalidade de Ensino a Distância, concluida em 2010.2; Licenciatura em Pedagogia, na Faculdade Social da Bahia (FSBA), concluído em 2008.1; Bacharelado em Educação Artística, com ênfase em Computação Gráfica, na Universidade Salvador (UNIFACS), concluído em 2001. Ex-Professora substituida na UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana. Ex-professora das Faculdade da Cidade do Salvador (FCS), onde ministrava a disciplina Estudo de LIBRAS no curso de Pedagogia e Faculdade Jorge Amado (UNIJORGE), Universidade Regional da Bahia - (UNIRB) em Salvador, onde ministra a disciplina LIBRAS no curso de Fonoaudilologia, Educação Física, Letras e Pedagogia.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Larissa Silva Rebouças
Larissa Silva Rebouças
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Larissa Silva Rebouças

Como autor(a) principal

  • 2010 • In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva/II Encontro de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, UFS. Anais em CD-ROM - Caderno de textos completos. São Cristóvão: UFS. p.645-657
    A centralidade da língua para os surdos: Pelos espaços de convivência e uso da Libras
    Resumo do Artigo Científico

    In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva/II Encontro de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência, UFS. Anais em CD-ROM - Caderno de textos completos. São Cristóvão: UFS. p.645-657  •  por Larissa Silva Rebouças
    A centralidade da língua para os surdos: Pelos espaços de convivência e uso da Libras

    No presente artigo, refletimos sobre temas como linguagem, língua, cultura, identidade e espaços de convivência, com o objetivo de defender um projeto de educação linguística baseado no ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Queremos evidenciar que uma língua minoritária como a LIBRAS, bem como a cultura de solidariedade linguística que se estabelece entre a comunidade surda e os ouvintes implicados, estão seriamente ameaçados por uma política equivocada de extinção de importantes espaços de convivência para crianças e jovens surdos: as escolas e classes especiais para surdos.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil  •  por Larissa Silva Rebouças
    A prioridade dos docentes surdos para ensinar a disciplina língua brasileira de sinais (LIBRAS) nas instituições de ensino superior após o decreto 5.626/2005

    Com esta pesquisa procurei demonstrar que muitos professores ouvintes passaram a ensinar a LIBRAS após o decreto 5.626/2005. Isto acontece porque muitas pessoas surdas não ultrapassaram o nível superior de escolaridade. Por outro lado, o decreto estipula a prioridade das pessoas surdas, mesmo aquelas que têm escolaridade de nível médio, mas que têm formação comprovada como instrutores de LIBRAS. Um dos objetivos desta pesquisa foi o levantamento da disciplina LIBRAS nas IES de todo Brasil e a partir deste trabalho, procurei estabelecer contato com estas IES e os professores surdos e ouvintes. As IES começaram a oferecer esta disciplina a partir da publicação do decreto, mas passaram a contratar professores ouvintes por não conhecer o perfil profissional de muitos surdos habilitados a ensinar LIBRAS com formação de instrutores ou de professores graduados e pósgraduados. O levantamento das IES que já oferecem a disciplina foi feito por região. Na primeira parte desta dissertação, trato da minha própria trajetória pessoal de aprendizagem da LIBRAS, tanto a nível de instrutora e agente multiplicador, bem como do meu exercício profissional como professora nas IES. A seguir, exponho importantes referenciais teóricos que diferenciam a Surdez da deficiência auditiva, uma vez que as pessoas surdas têm uma cultura e uma identidade próprias. Na sessão seguinte, evidencio os referenciais legais que estabelecem o reconhecimento da LIBRAS como língua da comunidade surda e a prioridade das pessoas surdas para o ensino desta língua. A quarta parte desta dissertação, informa os resultados da minha investigação sobre o ensino da LIBRAS que realizei com a participação de alunos, professores surdos e ouvintes. Nas considerações finais, retomo o problema da prioridade do exercício docente para os surdos, apontando soluções possíveis para os problemas identificados a partir das opiniões de alunos e professores.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Larissa Silva Rebouças

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Cristina Gil
    Cristina Gil
    3 artigos científicos
  • Sylvia Lia Grespan Neves
    Sylvia Lia Grespan Neves
    3 artigos científicos
  • Ana Claudia Camargo
    Ana Claudia Camargo
    3 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Susana Barbosa de Sousa
    Susana Barbosa de Sousa
    1 artigos científicos
  • Ronaldo Manassés
    Ronaldo Manassés
    3 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Lean Fontain Franco
    Lean Fontain Franco
    2 artigos científicos
  • Silmara Cristina Pasetto Corrêa
    Silmara Cristina Pasetto Corrêa
    2 artigos científicos
  •