Doutoranda em Linguística (2013-2017 - UFSC), Mestre em Literatura (2010 - UFSC), Aperfeiçoamento em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2010 - IFMT/Cuiabá), Especialista em Educação de Surdos (2008 - IFSCSJ), Graduada em Ciências Sociais (1989 - PUCSP). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina e exerce a função de Coordenadora de Gestão de Pessoas no Campus Palhoça Bilingue Libras/Português.
In: Marianne Rossi Stumpf, Gladis Perlin. (Org.). Olhar sobre nós surdos: leituras contemporâneos. 01ed.Curibita: CRV, v. 1, p. 89-98 • por Carla Damasceno de Morais Contadores de histórias surdos na arte em movimento, no reconto, na recriação e na memória
A contemplação de vídeos de contos da literatura oral produzidos 2 na língua de sinais por sujeitos surdos resulta na elaboração deste artigo onde se apresentarão reflexões sobre a desenvoltura desses sujeitos como contadores de histórias profissionais na arte em movimento 3, no reconto, na memória e na recriação. Esses contadores não estão em praça pública, eles se encontram em um estúdio, que resulta na narrativa produzida em vídeo. Os espectadores desses vídeos são surdos. Nessas produções, os sujeitos surdos celebram a língua de sinais contando histórias da literatura oral.
Monografia - Coordenação de Cultura Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - Unidade São José • por Carla Damasceno de Morais O Reconhecimento da Língua de Sinais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina - Unidade de São José na Educação de Surdos
Esse trabalho se constitui em uma pesquisa de relato para a compreensão de como se deu o reconhecimento da língua brasileira de sinais no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa – Unidade São José. Seguindo os critérios de uma pesquisa documental, procurei analisar os documentos oficiais do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – Unidade São José. Os principais documentos analisados foram: Projeto Experiencial sobre o Desenvolvimento Cognitivo da Linguagem; Contextualização do Curso Pré-Técnico Especial; Projeto de Educação Profissional de Nível Básico; Projeto do Curso para Jovens e Adultos em Nível de Ensino Fundamental; Orientações Teóricas e Metodológicas para a Turma Piloto de Ensino Médio Bilíngüe; Projeto Curricular: Educação de Surdos – Aspectos Políticos, Culturais e Pedagógicos. O reconhecimento da língua de sinais na Educação de Surdos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – Unidade São José percorreu caminhos de avanços e rupturas, assim como permanentes mudanças de estratégias políticas e pedagógicas, no sentido de reorientar ações para determinar o melhor caminho para o reconhecimento, o respeito e a compreensão dos sujeitos surdos como uma minoria lingüística que expressa seus sentimentos, pensamentos, emoções e idéias através da língua de sinais e tem o direito à aprendizagem em sua língua materna.