porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lilian Cristine Hbner
Lilian Cristine Hbner
Professora
Biografia do Autor
Lilian Cristine Hbner
Lilian Cristine Hbner
Professora

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Habilitação Português-Inglês - Univates (1993), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) (Aquisição da Linguagem) (bolsa CAPES) e doutorado em Letras (Inglês e Linguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Concluiu o Doutorado Sanduíche (bolsa CAPES) em 2006 na Universidade de Montreal, mais especificamente no CRIUGM (Centre de Recherche institute universitaire de gériatrie de Montreal). Em 2009-2010 desenvolveu Estágio Pós-Doutoral na mesma universidade (bolsa CAPES). Em 2017 desenvolveu Estágio de Pós-Doutoramento Sênior (bolsa CAPES) na Université Pierre et Marie Curie (INSERM - Institut du Cerveau et de la Moèlle Epinière (ICM)) em Paris). Desenvolve projetos em parceria com o CRIUGM, Universidade de Montreal, City University of New York (CUNY), University of Boston e Univertité Laval. É professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenadora do Curso de Letras da Escola de Humanidades, onde atua como docente, assim como no PPGL É bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2013. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem-envelhecimento-escolaridade, aquisição de língua adicional, bilinguismo e multilinguismo, processos cognitivos ligados ao processamento da linguagem no CCL, na Doença de Alzheimer, na Afasia Progressiva Primária e nos acidentes cérebro-vasculares, adaptação e elaboração de instrumentos de avaliação da linguagem típica e atípica.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Lilian Cristine Hbner
Lilian Cristine Hbner
Professora
1 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Lilian Cristine Hbner

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2020 • Revista The Especialist, v. 41, n. 1
    Influncia Translingustica na Aprendizagem de Ingls por Surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Lilian Cristine Hbner
    Influncia Translingustica na Aprendizagem de Ingls por Surdos

    Ainda é muito escasso o montante de pesquisas relacionadas aos aspectos da aquisição de língua estrangeira como terceira língua por sujeitos surdos usuários da Libras e do português brasileiro em comparação aos estudos de aquisição multilíngue por aprendizes ouvintes. Assim, procurou-se conhecer os fatores que concorrem no processo de compreensão de leitura em língua inglesa desse público e mapear as informações encontradas a respeito das hipóteses de transferências linguísticas ocorridas a partir da primeira língua e da segunda língua dos sujeitos, reconhecendo as influências que a L3 recebe com mais frequência quando aprendida pelo surdo. Necessário ressaltar que, para esta reflexão, deve-se considerar a distinção entre as modalidades linguísticas envolvidas nesse contexto, sendo a Libras (L1) uma língua visual-espacial e as demais línguas envolvidas (L2 e L3), orais-auditivas, caracterizando esse complexo processamento multilíngue.

    ×
  • Livros de Lilian Cristine Hbner

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Wagner Teobaldo
    Wagner Teobaldo
    1 artigos científicos
  • Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    Eliane Francisca da Silva Ochiuto
    1 artigos científicos
  • Joana Morêdo Pereira
    Joana Mordo Pereira
    5 artigos científicos
  • Mônica Conforto Gargalaka
    Mnica Conforto Gargalaka
    2 artigos científicos
  • Luiz Albérico Barbosa Falcão
    Luiz Albrico Barbosa Falco
    4 artigos científicos
  • Maria Cristina Pires Pereira
    Maria Cristina Pires Pereira
    17 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Angela Russo
    Angela Russo
    4 artigos científicos
  • Elaine Leal Fernandes
    Elaine Leal Fernandes
    2 artigos científicos
  •