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Shirley Vilhalva
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Pedagoga
Biografia do Autor
Shirley Vilhalva
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Pedagoga

Formada em Pedagogia UCDB, Pós graduação em Metodologia de Ensino FIFASUL e Mestrado em Linguística - UFSC. Surda, atuante na comunidade surda, foi diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA, atuou 25 anos como voluntária na FENEIS e está Conselheira Suplente do CONADE. Atuou como Professora Tutora do Pólo UFSC e atualmente estou como Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 27 anos, surdos urbanos, hoje com índios surdos (Projeto Índio Surdo - fase: identificação da existência do Índio Surdo nas Escolas Indígenas em MS - CAS/SED/MS) e investindo em Encontros de Familiares Bilíngues.. Que nossa grande oportunidade seja ser um excelente profissional para construção da cidadania surda, que através do Curso Letras Libras podemos colocar também excelentes Professores Surdos a disposição da educação tão almejada nestes anos de luta.

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Shirley Vilhalva
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3 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Shirley Vilhalva

Como autor(a) principal

  • 2009 • Mestrado em Linguística (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil
    Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Linguística (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil  •  por Shirley Vilhalva
    Mapeamento das línguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indígenas de Mato Grosso do Sul

    A presente pesquisa denominada “Mapeamento das lìnguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades linguísticas indìgenas de Mato Grosso do Sul”, foi realizada numa perspectiva de mapear e registrar, através do olhar de como as línguas de sinais familiares está emergindo no contexto plurilíngue, especificamente nas aldeias Jaguapiru e Bororo das comunidades indígenas do município de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto pesquisadora surda e sinalizadora adentrei no espaço de regras que vem de uma cultura e língua oral de uma etnia, pois o guarani: kaiowa, ñandeva e mbya sempre tiveram a oralidade como “poder” dentro da comunidade e das Escolas Indígenas. Os estudos sobre sinais familiares trazem uma gama de informações a respeito da comunicação que a família, quando tem um filho surdo, em que os pais são em sua maioria ouvintes e começam a criar um meio de comunicação visual, usando todas as formas naturais possíveis, como o apontamento e gestos naturais. O procedimento usado foi os depoimentos espontâneos pelos familiares ao ir acompanhada com a equipe da Semed, intérprete da Libras e do representante da liderança indígena local nas residências dos indígenas surdos, elaborando diário, fotos e filmagens dentro da escola indígena quando me era permitido. Os processos de análise neste estudo consistiram, em uma de sua análise de natureza linguística com enfoque lexical (vocabulário) e buscando o mapeamento no sentido de abrir este caminho investigando que dará elementos concretos para a proposição de política linguística nesta área.

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  • 2007 • IV Encontro Regional Sul de História Oral - Culturas, Identidades e Memórias
    Quais são as produções académicas sobre índios surdos no Brasil ?
    Resumo do Artigo Científico

    IV Encontro Regional Sul de História Oral - Culturas, Identidades e Memórias  •  por Shirley Vilhalva
    Quais são as produções académicas sobre índios surdos no Brasil ?

    O enfoque desta pesquisa foi a de analisar as proposições de registro sobre Índio Surdo utilizados nas escolas indígenas bem como na educação de alunos surdos no Brasil. Inicialmente houve a proposta de construir a pesquisa de levantamento de quais são as produções acadêmicas sobre índios surdos no Brasil. Primeiramente fui em busca de várias reflexões passadas por um pouco de experiência nas aldeias que estive visitando. A pesquisa foi proposta na disciplina Política Lingüística: Língua Indígena sob orientação do Prof. Dr Gilvan Muller. Tenho como desafio continuar a busca para que esta seja algo útil e beneficie abrindo caminho nas escolas indígenas para o Índio Surdo.

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  • Como co-autor(a)

  • 2016 • Revista Forum - INES - número 33, Rio de Janeiro
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na política afirmativa
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Forum - INES - número 33, Rio de Janeiro  •  por Shirley Vilhalva
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na política afirmativa

    Este artigo registra o evento que aconteceu em Brasília: a Consulta Nacional para as Mulheres Deficientes e as Mulheres Ciganas. Fomos designadas pela FENEIS a participar como direcionadoras da temática da mulher surda em diversos segmentos. É um artigo compartilhado com várias mulheres surdas do Brasil, sejam elas indígenas ou não. Fomos movidas pela necessidade de colocar em dia um relatório dos acon-tecimentos nacionais e as perspectivas e lutas constan-tes no campo referentes às mulheres bem como alguns elementos captados para a promoção da mulher surda. Que ele seja para estudo e reflexão em torno dessa problemática, destacando o empoderamento da mulher surda e seu relevante aspecto dentro da política linguística em todos os âmbitos.

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