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Shirley Vilhalva
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Pedagoga
Biografia do Autor
Shirley Vilhalva
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Pedagoga

Formada em Pedagogia UCDB, Pós graduação em Metodologia de Ensino FIFASUL e Mestrado em Linguística - UFSC. Surda, atuante na comunidade surda, foi diretora de Escola Estadual de Surdos - CEADA, atuou 25 anos como voluntária na FENEIS e está Conselheira Suplente do CONADE. Atuou como Professora Tutora do Pólo UFSC e atualmente estou como Coordenação do Sistema e Acompanhamento do Estudante do Curso Letras Libras. Compartilha na educação de Surdos em Mato Grosso do Sul durante 27 anos, surdos urbanos, hoje com índios surdos (Projeto Índio Surdo - fase: identificação da existência do Índio Surdo nas Escolas Indígenas em MS - CAS/SED/MS) e investindo em Encontros de Familiares Bilíngues.. Que nossa grande oportunidade seja ser um excelente profissional para construção da cidadania surda, que através do Curso Letras Libras podemos colocar também excelentes Professores Surdos a disposição da educação tão almejada nestes anos de luta.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Shirley Vilhalva
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Pedagoga
3 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Shirley Vilhalva

Como autor(a) principal

  • 2009 • Mestrado em Lingustica (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil
    Mapeamento das lnguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades lingusticas indgenas de Mato Grosso do Sul
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Lingustica (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil  •  por Shirley Vilhalva
    Mapeamento das lnguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades lingusticas indgenas de Mato Grosso do Sul

    A presente pesquisa denominada Mapeamento das lnguas de sinais emergentes: um estudo sobre as comunidades lingusticas indgenas de Mato Grosso do Sul, foi realizada numa perspectiva de mapear e registrar, atravs do olhar de como as lnguas de sinais familiares est emergindo no contexto plurilngue, especificamente nas aldeias Jaguapiru e Bororo das comunidades indgenas do municpio de Dourados no estado de Mato Grosso do Sul. Enquanto pesquisadora surda e sinalizadora adentrei no espao de regras que vem de uma cultura e lngua oral de uma etnia, pois o guarani: kaiowa, andeva e mbya sempre tiveram a oralidade como poder dentro da comunidade e das Escolas Indgenas. Os estudos sobre sinais familiares trazem uma gama de informaes a respeito da comunicao que a famlia, quando tem um filho surdo, em que os pais so em sua maioria ouvintes e comeam a criar um meio de comunicao visual, usando todas as formas naturais possveis, como o apontamento e gestos naturais. O procedimento usado foi os depoimentos espontneos pelos familiares ao ir acompanhada com a equipe da Semed, intrprete da Libras e do representante da liderana indgena local nas residncias dos indgenas surdos, elaborando dirio, fotos e filmagens dentro da escola indgena quando me era permitido. Os processos de anlise neste estudo consistiram, em uma de sua anlise de natureza lingustica com enfoque lexical (vocabulrio) e buscando o mapeamento no sentido de abrir este caminho investigando que dar elementos concretos para a proposio de poltica lingustica nesta rea.

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  • 2007 • IV Encontro Regional Sul de Histria Oral - Culturas, Identidades e Memrias
    Quais so as produes acadmicas sobre ndios surdos no Brasil ?
    Resumo do Artigo Científico

    IV Encontro Regional Sul de Histria Oral - Culturas, Identidades e Memrias  •  por Shirley Vilhalva
    Quais so as produes acadmicas sobre ndios surdos no Brasil ?

    O enfoque desta pesquisa foi a de analisar as proposies de registro sobre ndio Surdo utilizados nas escolas indgenas bem como na educao de alunos surdos no Brasil. Inicialmente houve a proposta de construir a pesquisa de levantamento de quais so as produes acadmicas sobre ndios surdos no Brasil. Primeiramente fui em busca de vrias reflexes passadas por um pouco de experincia nas aldeias que estive visitando. A pesquisa foi proposta na disciplina Poltica Lingstica: Lngua Indgena sob orientao do Prof. Dr Gilvan Muller. Tenho como desafio continuar a busca para que esta seja algo til e beneficie abrindo caminho nas escolas indgenas para o ndio Surdo.

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  • Como co-autor(a)

  • 2016 • Revista Forum - INES - nmero 33, Rio de Janeiro
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na poltica afirmativa
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Forum - INES - nmero 33, Rio de Janeiro  •  por Shirley Vilhalva
    Mulher Surda: elementos ao empoderamento na poltica afirmativa

    Este artigo registra o evento que aconteceu em Brasília: a Consulta Nacional para as Mulheres Deficientes e as Mulheres Ciganas. Fomos designadas pela FENEIS a participar como direcionadoras da temática da mulher surda em diversos segmentos. É um artigo compartilhado com várias mulheres surdas do Brasil, sejam elas indígenas ou não. Fomos movidas pela necessidade de colocar em dia um relatório dos acon-tecimentos nacionais e as perspectivas e lutas constan-tes no campo referentes às mulheres bem como alguns elementos captados para a promoção da mulher surda. Que ele seja para estudo e reflexão em torno dessa problemática, destacando o empoderamento da mulher surda e seu relevante aspecto dentro da política linguística em todos os âmbitos.

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