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Cllia Regina Ramos
Cllia Regina Ramos
Diretora Executiva da Editora Arara Azul
Biografia do Autor
Cllia Regina Ramos
Cllia Regina Ramos
Diretora Executiva da Editora Arara Azul

Possui graduação em Jornalismo pela ESCOLA DE COMUNICAÇÕES E ARTES pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Cultura Contemporânea pelo PACC/URFJ. Atualmente é gerente editorial - EDITORA ARARA AZUL. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em COMUNICAÇÃO E CULTURA, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura surda, inclusão, educação especial e formação de professores de surdos.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Cllia Regina Ramos
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Diretora Executiva da Editora Arara Azul
10 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Cllia Regina Ramos

Como autor(a) principal

  • 2013 • Revista Virtual de Cultura Surda, Edio n11
    Livro didtico digital em Libras: Uma proposta de incluso para estudantes surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Virtual de Cultura Surda, Edio n11  •  por Cllia Regina Ramos
    Livro didtico digital em Libras: Uma proposta de incluso para estudantes surdos

    As políticas públicas direcionadas aos estudantes surdos têm incentivado a produção de materiais didáticos com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais - Libras. A Editora ARARA AZUL Ltda vem investindo em estudos, pesquisas e projetos que têm possibilitado a produção de LIVROS DIGITAIS, que são apresentados em CD-ROM em Libras e em Português escrito, tais sejam Coleção Clássicos da Literatura em Libras/Português, Coleção Trocando idéias: Alfabetização e projetos, Coleção Pitanguá e Coleção Porta Aberta sendo estas três últimas coleções compostas como LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS que, anteriormente, tiveram publicação somente em Português escrito (livros impressos em papel) pela Editora Scipione, Editora Moderna e FTD Editora, respectivamente. Todos estes materiais foram distribuídos gratuitamente para escolas públicas com estudantes surdos. O desafio que se apresenta para todos os envolvidos na Educação Inclusiva para Surdos é a utilização, avaliação, adequação, ampliação destes livros e a elaboração de outras propostas. Enquanto a pessoa surda não dominar uma língua de sinais e puder se apropriar adequadamente da cultura surda e da cultura ouvinte, isso significando não só exercer plenamente seus direitos de cidadão, mas poder circular livremente por todas as instâncias sociais – o que inclui necessariamente a língua escrita e a tradição literária, ele continuará a ser tutelado por alguém ou por alguma instituição.

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  • 2012 • RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 09
    Tecnologia Assitiva para Surdos: Produtos, estratgias, recursos e servios
    Resumo do Artigo Científico

    RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 09  •  por Cllia Regina Ramos
    Tecnologia Assitiva para Surdos: Produtos, estratgias, recursos e servios

    Tecnologia Assistiva uma rea do conhecimento, de caracterstica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratgias, prticas e servios que objetivam promover a funcionalidade, relacionada atividade e participao de pessoas com deficincia, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independncia, qualidade de vida e incluso social. As pessoas com surdez, durante muito tempo, estiveram associadas apenas sua falta de audio e a busca da cura para esse mal. Atualmente temos uma viso diferenciada com relao s pessoas com surdez. Neste artigo a autora prope uma Tabela de T.A. que leva em conta essa nova proposta de atuao social.

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  • 2011 • RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 08
    Educao Inclusiva X Escola Bilngue: Uma Falsa Oposio
    Resumo do Artigo Científico

    RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 08  •  por Cllia Regina Ramos
    Educao Inclusiva X Escola Bilngue: Uma Falsa Oposio

    Reflexo sobre a implantao da Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva, que o MEC/MINISTRIO DA EDUCAO vem realizando partir de 2008, com aes que vo desde a formao de gestores e educadores, regulamentao de normas e critrios de acessibilidade para pessoas com deficincia at a aprovao de leis que do suporte e possibilitam a aprovao de verbas para projetos. Parcelas da comunidade surda politizada vm apresentando uma proposta alternativa a essa, propondo o retorno dos surdos a escolas com a Libras como primeira lngua. A autora considera a existncia de uma falsa oposio entre a escola inclusiva e a recentemente chamada escola bilngue, propondo o dilogo e no o embate entre as duas linhas de pensamento.

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  • 2009 • RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 04
    Libras como Segunda Lngua para Ouvintes: Uma proposta de incluso
    Resumo do Artigo Científico

    RVCSD - Revista Virtual de Cultura Surda e Diversidade, Edio n 04  •  por Cllia Regina Ramos
    Libras como Segunda Lngua para Ouvintes: Uma proposta de incluso

    No Brasil, o DECRETO N 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002 sobre a Lngua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, prev em seu Captulo III a incluso da Libras como disciplina escolar para as crianas e jovens surdos. Vivenciando a o dia-a-dia de crianas, jovens e adultos surdos h mais de 20 anos em diversos nveis, a autora acredita que esta proposta pode se tornar ainda mais efetiva e verdadeiramente inclusiva se TODOS OS BRASILEIROS tiverem a oportunidade de aprender a Libras nos bancos escolares desde a Educao Infantil, tratando a Libras como segunda lngua optativa. Quando a comunidade escolar tem falantes de Libras em seus diversos nveis (merendeiras, secretrias, diretoria, etc) e no s um monitor de Libras ou intrprete de Libras isolado, certamente o rendimento de TODOS os alunos e no s o dos surdos aumenta.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Editora Arara Azul, e-Books  •  por Cllia Regina Ramos
    A Atuao da Famlia/Profissionais/Legislao para o Desenvolvimento/Incluso da Pessoa Surda

    A autora, que atuou como Assessora de Imprensa na FENEIS/FEDERAO NACIONAL DE EDUCAO E INTEGRAO DOS SURDOS entre os anos de 1998 e 2002, apresenta, nesse artigo, a discusso embrionria sobre a implantao da poltica da INCLUSO ESCOLAR pelo Ministrio da Educao. Trazendo a viso da comunidade surda, apoiada por autores como Carlos Sanchez e Michel Foucault, realizada uma rpida apresentao de projetos educacionais j implantados e, como contraponto, a experincia pessoal da autora, que tem um filho surdo em idade escolar.

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  • 2004 • Editora Arara Azul, e-Books
    Histrico da FENEIS at ao ano de 1988
    Resumo do Artigo Científico

    Editora Arara Azul, e-Books  •  por Cllia Regina Ramos
    Histrico da FENEIS at ao ano de 1988

    Painel sobre a organizao poltica dos surdos brasileiros, desde a primeira associao fundada em 1930 pelo padre surdo Penido Burnier, passando pela ligao com os esportes (dcada de 1950) e alguns clubes recreativos de surdos, at a a fundao da FENEIDA/FEDERAO NACIONAL DE EDUCAO E INTEGRAO DOS DEFICIENTES AUDIVOS, entidade conduzida por profissionais ouvintes. Com a fundao da FENEIS/FEDERAO NACIONAL DE EDUCAO E INTEGRAO DOS SURDOS em 16 de maio de 1987, inicia-se uma nova fase na luta pelos direitos dos surdos brasileiros, quando, finalmente, as pessoas surdas passam a dirigir sua entidade.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Editora Arara Azul, e-Books  •  por Cllia Regina Ramos
    Traduo Cultural: Uma proposta de trabalho para surdos e ouvintes

    Eixo central da dissertao e da tese da autora (Faculdade de Letras da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO), este artigo apresenta a proposta da metodologia TRADUO CULTURAL, que vem sendo utilizada at hoje em trabalhos de traduo do Portugus escrito para a Libras/Lngua Brasileira de Sinais. Considerando a Libras uma lngua ainda em processo de gramaticalizao, mas com todas as caractersticas e aplicabilidades de qualquer lngua humana, a proposta o envolvimento da comunidade surda em qualquer trabalho de traduo, ou seja, a valorizao do trabalho conjunto de pelo menos uma pessoa surda e uma pessoa ouvinte em qualquer trabalho de TRADUO.

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  • 2002 • Projeto Educao Especial Inclusiva "Mdulo Avanado"/Manual do Aluno. Rio de Janeiro: SETRAB / IPPP, CAP. 4
    Libras: A Lngua de Sinais dos Surdos Brasileiros
    Resumo do Artigo Científico

    Projeto Educao Especial Inclusiva "Mdulo Avanado"/Manual do Aluno. Rio de Janeiro: SETRAB / IPPP, CAP. 4  •  por Cllia Regina Ramos
    Libras: A Lngua de Sinais dos Surdos Brasileiros

    Este artigo, originalmente escrito em 1995, faz uma retomada histrica sobre a origem das lnguas de sinais no mundo, seguindo com a contribuio realizada pela linguista brasileira Lucinda Ferreira Brito. Discorrendo sobre o surgimento da Lbras/Lngua Brasileira de Sinais nas escolas de surdos e avanando para a proposta de gramaticalizao dessa lngua, a autora traz a contribuio que a Venezuela desde 1988 realiza com a implementao do bilinguismo para surdos em todo pas e enfatiza a necessidade de que os envolvidos na comunidade surda participem da discusso sobre sua implantao.

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  • 2000 • Mestrado em Letras (Cincia da Literatura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil
    Uma Leitura da traduo de Alice no Pas das Maravilhas para a Lngua Brasileira de Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Letras (Cincia da Literatura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil  •  por Cllia Regina Ramos
    Uma Leitura da traduo de Alice no Pas das Maravilhas para a Lngua Brasileira de Sinais

    A partir do trabalho inicial de traduo do texto Alice no pas das maravilhas para a LIBRAS, registrado em VHS, o presente estudo discute questes sobre o significado do termo traduo cultural. Para isso, a tese busca, na reviso histrica sobre o processo de afirmao cultural das comunidades surdas no mundo, na discusso sobre a LIBRAS ter ou no a modalidade escrita, o dilogo necessrio para dar sustentao proposta da criao de uma Biblioteca de Clssicos da Literatura em LIBRAS.

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  • 1995 • Doutorado em Letras (Cincia da Literatura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
    Lngua de Sinais e Literatura: Uma proposta de tradalho de traduo cultural
    Resumo do Artigo Científico

    Doutorado em Letras (Cincia da Literatura). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.  •  por Cllia Regina Ramos
    Lngua de Sinais e Literatura: Uma proposta de tradalho de traduo cultural

    Este estudo constitui-se em uma leitura semiolgica do texto Alice no pas das maravilhas visando sua futura traduo para a LIBRAS (Lngua de Brasileira de Sinais). Como j se apresenta no ttulo, trata-se de uma proposta de traduo cultural, termo que conceitua o trabalho de interao em mo dupla de duas lnguas e duas culturas em contato. Alm do levantamento da fundamentao terica lingstica e semiolgica necessrias, o estudo aborda historicamente a educao de surdos em vrios pases do mundo encontrando na filosofia educacional do bilinguismo para surdos o ponto de convergncia para o qual rumam tanto as pesquisas quanto a prtica.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
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