porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
Biografia do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2014). Atualmente é e Professora Adjunta da UFSCar, ministrando a disciplina ?Introdução a Língua Brasileira de Sinais?, e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Atuou como Intérprete de Libras em diversos espaços. Tem experiência na área de Surdez; e na área educacional de atendimento bilíngue a alunos surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação bilíngue, intérprete de Libras, escola inclusiva, instrutor surdo. Vencedora (1o. lugar) do 56o. Prêmio Jabuti -2014 - pela obra "Tenho um aluno surdo. E agora?".

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Lara Ferreira dos Santos
Lara Ferreira dos Santos
Professora
1 Artigos Cientficos publicados
×

Artigos Científicos de Lara Ferreira dos Santos

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Lara Ferreira dos Santos
    A contribuio das brincadeiras para o aprendizado de Libras por crianas surdas

    Esta pesquisa objetiva compreender o processo de desenvolvimento da língua de sinais por crianças surdas através de brincadeiras e jogos, na educação infantil. Para a pesquisa, de cunho qualitativo, foram utilizadas videogravações realizadas durante o período de seis meses (em 2017), para analisar crianças surdas no momento do brincar, em uma sala multisseriada com configuração de brinquedoteca. Os participantes são três crianças da Educação Infantil, de uma escola pública, com um Programa de Educação Bilíngue para surdos, cuja proposta é proporcionar a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução. O estudo e suas análises estão amparados nos pressupostos de Vygotsky, e por autores da área da surdez. Os resultados indicam que, quando a brincadeira é adequada e agrada as crianças, a língua emerge de maneira mais natural; bem como a necessidade de reflexão sobre práticas pedagógicas mais adequadas à faixa etária proposta.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Carla Damasceno de Morais
    Carla Damasceno de Morais
    2 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Sílvia Andreis Witkoski
    Slvia Andreis Witkoski
    9 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natlia Almeida
    1 artigos científicos
  • Diléia Aparecida Martins
    Dilia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
    2 artigos científicos
  • Cláudio Mourão
    Cludio Mouro
    7 artigos científicos
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  •