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Ndia Limeira de S
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Professora
Biografia do Autor
Ndia Limeira de S
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Professora

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo (1981), Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora associda da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: multiculturalismo, escola inclusiva, escola bilíngue, educação especial, diversidade, diferença. Atualmente é Vice-coordenadora do programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFAM, Coordenadora da Comissão de Inclusãop e Acessibilidade da UFAM e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas em Políticas Educacionais para Surdos (NUPPES).

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Ndia Limeira de S
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3 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Ndia Limeira de S

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Dialgica (Manaus), v. 01, p. 01-11.  •  por Ndia Limeira de S
    Questes a propsito de uma avaliao interativa na educao especial e na educao de surdos

    Este artigo comenta a tradicional prtica avaliativa de rotular estudantes, a qual conduz a classificaes, comparaes, redues, por meio de uma avaliao esttica e psicomtrica. Diz que na Educao Especial tradicionalmente a avaliao continua medindo performances, utilizando procedimentos padronizados visando avaliar o desempenho dos educandos tomando como base um grupo mdio (um grupo idealizado). Traz contribuies de Feuerstein e Vygotsky para a anlise das prticas avaliativas. Diz que nestes dois autoreso objetivo da avaliao a superao, no apenas a identificao da dificuldade; em ambos o paradigma a troca, a interveno. Fala da Experincia de Aprendizagem Mediada, de Feuerstein, e do postulado terico da Compensao, em Vygotsky. Conclui que, caso se entenda que avaliao e educao no so momentos isolados, mas dois processos mutuamente relacionados, pode-se propor uma avaliao mediadora e interativa, e que a boa avaliao a que dinamiza o processo do conhecimento, dinamizando oportunidades de ao-reflexo.

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  • 2008 • Dialgica (Manaus), v. 02, p. 01-11
    Os surdos, a msica e a educao
    Resumo do Artigo Científico

    Dialgica (Manaus), v. 02, p. 01-11  •  por Ndia Limeira de S
    Os surdos, a msica e a educao

    Este texto procura mostrar a importncia de se considerar o olhar do prprio surdo no ensino de msica para surdos. Alerta a que muitas abordagens na Educao Musical desconsideram as marcas culturais surdas, do a impresso de que se est forando o surdo a participar de algo que no leva em conta suas caractersticas biolgicas, que atenta contra sua identidade, que no considera a cultura surda. Defende que o objetivo de ajudar o surdo a conhecer a importncia da msica h que demandar um trabalho diferente daquele que se realiza com os ouvintes. Defende ainda que os surdos tm o direito de passar por experincias educacionais em grupos de surdos, constituindo estratgias de identificao num processo scio-histrico autntico, no comandado. Conclui que conhecer msica um direito que os surdos tm, mas que compete aos profissionais da rea convenc-los, encant-los, atra-los para a importncia deste artefato cultural das comunidades ouvintes.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Espao (INES), Rio de Janeiro, n.18/19, p. 87-92  •  por Ndia Limeira de S
    Convite a uma reviso da pedagogia para minorias: questionando as prticas discursivas na educao de surdos

    Este texto tenta provocar questes que possam ampliar o entendimento sobre os discursos e as prticas tradicionais estabelecidas quanto surdez e quanto aos surdos, bem como ultrapassar a mera oposio viso mdico-teraputica, e, sobretudo, caminhar em direo ao reconhecimento poltico da surdez enquanto diferena. Parte da necessidade de reconhecer a diferena no no sentido de igual-la diferena de outros grupos, numa tentativa de "acabar com" a mesma - ou seja, tentando "normalizar" os surdos - nem mesmo no sentido de dizer que eles sofrem as mesmas limitaes e restries a que esto submetidos outros grupos minoritrios, dominados, oprimidos, mas, firmando um "reconhecimento poltico" da surdez e dos surdos. Esse reconhecimento poltico se pode traduzir em aes que considerem os direitos dos surdos enquanto cidados e o reconhecimento dos mltiplos recortes de suas identidades, lngua, cognio, gnero, idade, comunidade, cultura, etc. O tema reveste-se de importncia crucial nos dias atuais a partir da denncia de que as minorias surdas tm sido excludas do direito de ter sua cidadania plenamente desenvolvida e sua diferena amplamente considerada. A importncia desse assunto para a prtica e a formulao de polticas pblicas imensa, principalmente pelo fato de que no Brasil h ainda um grande desconhecimento sobre a questo.

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  • Como co-autor(a)

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