Academicamente, é licenciada em História pela Universidade do Porto, 1970, com uma especialização em “História da Cidade do Porto”, e Mestre em História da Educação: “A surdez e a sua pedagogia”. Exerceu a docência em vários estabelecimentos de ensino, em Macau, Vila Nova de Gaia, Porto e ainda na Escola EB2/3 “Júlio Dinis” em Gondomar. Ao longo da sua carreira docente, desempenhou vários cargos, desde funções directivas aos de âmbito pedagógico, promovendo e dinamizando projectos de âmbito local e internacional.
Ligada há vários anos à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, aí lecciona nas licenciaturas de Educação Básica e Educação Social. Como membro do CIPAF (Centro de Investigação da ESE de Paula Frassinetti), coordena o Projecto de Investigação “Estudo do Meio e Cidadania Patrimonial” e o projecto de intervenção comunitária “Magia dos tempos livres”. Integra ainda a equipa de supervisão pedagógica, como consultora da área científica da História.
Revista Saber & Educar / Cadernos de Estudo / 14 • por Maximina Girão Ribeiro Perspectiva histórica do ensino da pessoa surda: o Instituto Araújo Porto
A temática deste trabalho enquadra-se numa perspectiva histórica de preservação e valorização de uma herança comum, a nível da História da Educação, abordando a memória de uma instituição de ensino que, fundada no Porto, no séc. XIX, se salientou por alguns aspectos do seu pioneirismo, em Portugal, relativamente à educação da pessoa surda. As regras de funcionamento, assim como as características do ensino ministrado nas primeiras décadas da sua existência, serão os principais pontos focados.