porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora
Biografia do Autor
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora

Possui licenciatura em Letras com Inglês pela Universidade Salvador (2009); Especialização em Gramática e Texto pela mesma Universidade (2011) e Especialização em Libras pela Faculdade Dom Pedro II (2015). É professora de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Foi professora da União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME), com atuação nos cursos de Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Radiologia, já ministrando as disciplinas Libras, Sintaxe, Linguística, Morfologia, Linguística textual, Inglês Instrumental e Metodologia Científica. Foi professora da Universidade Salvador (UNIFACS), lecionando as disciplinas Introdução ao Trabalho Científico/ Metodologia Científica, Educação e Tecnologias, Libras, Arte e Cultura, Comunicação Profissional e Projeto Integrador I e II.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Alessandra de Azevedo Costa Calixto
Professora
1 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Alessandra de Azevedo Costa Calixto

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Revista The Especialist, v. 41, n. 1  •  por Alessandra de Azevedo Costa Calixto
    Práticas de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua no Instituto Federal Da Bahia: perspectiva bilíngue e intermediação sensível na sala de aula

    Este trabalho apresenta reflexões sobre a implantação e as práticas de ensino/aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa (LP) como segunda língua (L2) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Campus Salvador, nas turmas dos/as estudantes Surdo/as do Ensino Médio e Superior nos anos de 2013 à 2015 e em 2018. Ele analisa os desafios e as possibilidades no desenvolvimento de um trabalho para a compreensão das práticas linguístico-discursivas de Surdos/as no processo de ensino/aprendizagem. Adota-se a noção de língua, segundo Bakhtin e Volochinov (2014), que a veem como um fenômeno de natureza social, que se concretiza na relação com o outro e considera a Libras como a primeira língua (L1) do Surdo (QUADROS e SCHMIEDT, 2006; ESPÍRITO SANTO, 2020). A abordagem metodológica foi qualitativa (LÜDKE e ANDRÉ, 1986), de observação participativa. As análises indicaram possibilidades de um trabalho de intermediação sensível (LIMA, 2019), dentro de uma perspectiva bilingue com Surdos/as nos níveis de médio e superior, respeitando a Libras como L1 e a LP como L2.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Alessandra de Azevedo Costa Calixto

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    1 artigos científicos
  • Carolina Hessel Silveira
    Carolina Hessel Silveira
    3 artigos científicos
  • Lean Fontain Franco
    Lean Fontain Franco
    2 artigos científicos
  • Susana Barbosa de Sousa
    Susana Barbosa de Sousa
    1 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  • Bruno Mendes
    Bruno Mendes
    1 artigos científicos
  • Larissa Pereira Gonçalves
    Larissa Pereira Gonçalves
    1 artigos científicos
  • Maria Cristina Pires Pereira
    Maria Cristina Pires Pereira
    17 artigos científicos
  • Reginaldo Aparecido Silva
    Reginaldo Aparecido Silva
    1 artigos científicos
  • Marianne Rossi Stumpf
    Marianne Rossi Stumpf
    4 artigos científicos
  •