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Dilia Aparecida Martins
Dilia Aparecida Martins
Professora de Educao Especial
Biografia do Autor
Dilia Aparecida Martins
Dilia Aparecida Martins
Professora de Educao Especial

Possui graduação em Pedagogia com Formação em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009). Atualmente é professor de educação especial da Prefeitura Municipal de Campinas e professor substituto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino superior, língua brasileira de sinais, intérprete de libras e tradução/interpretação libras.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Dilia Aparecida Martins
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Professora de Educao Especial
5 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Dilia Aparecida Martins

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Pro-Posies, vol.26, n.3, pp.83-101  •  por Dilia Aparecida Martins
    Exame Nacional do Ensino Mdio e acesso de Estudantes surdos ao Ensino Superior Brasileiro

    Este trabalho apresenta as primeiras aproximações relativas à pesquisa \"Acessibilidade e Exame Nacional do Ensino Médio: desafios para a escolarização de estudantes surdos\", inserida no programa Observatório em Educação (Obeduc), Projeto Acessibilidade no Ensino Superior. Investiga dados oficiais publicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), referentes ao aumento progressivo do número de matrículas de estudantes surdos em Instituições de Ensino Superior (IES). Analisa questões relativas à nota obtida por esses estudantes, ao se submeterem ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e o uso dessa nota para ingressarem em universidades brasileiras. Os dados analisados, no presente artigo, indicam discrepância de desempenho de estudantes sem deficiência, quando comparados aos estudantes surdos.

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  • 2013 • Libras em Estudo: Poltica Educacional, FENEIS-SP, p71-96 2013
    Educao Infantil e Aquisio da Linguagem: Contrapontos de uma Poltica Inclusiva e Bilngue para Surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Libras em Estudo: Poltica Educacional, FENEIS-SP, p71-96 2013  •  por Dilia Aparecida Martins
    Educao Infantil e Aquisio da Linguagem: Contrapontos de uma Poltica Inclusiva e Bilngue para Surdos

    O presente trabalho tem por objetivo contrapor a poltica educacional inclusiva e bilngue para crianas surdas. Problematiza as propostas educacionais na educao bsica, mais precisamente, na educao infantil, disponveis s crianas surdas. Desde a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, a educao infantil apresentada como um dever do Estado, direito de todo cidado. Em complemento a esta lei mxima, a Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional publicada em 1996 estabelece diretrizes para o funcionamento da educao infantil como etapa da educao bsica responsvel por contribuir para o desenvolvimento da criana, com vista a prepar-la para as demais etapas escolares. Todavia, a universalizao desta etapa to importante de desenvolvimento no aconteceu, e muitas crianas surdas so privadas de desenvolver linguagem. A educao de crianas surdas deve se fundamenta em leis e regulamentos comuns a todos, respeitando a singularidade lingustica prpria daqueles que se apropriam da Lngua Brasileira de Sinais Libras. Para isto, considera-se em concordncia a Vygotsky (1983), que a escola deve considerar que o desenvolvimento infantil e suas funes mentais superiores esto diretamente atreladas interao social. No que tange dimenso social, a cultura e a interao com pares adquirem um papel fundamental, dada funo social exercida pela escola. Neste sentido, a apropriao da Libras, logo na primeira infncia, a garantia do pleno desenvolvimento da criana surda. Considera-se, porm, que, na atualidade, boa parte das crianas no conta com um ambiente educacional propcio ocasionando cada vez mais a excluso da criana surda do sistema educacional.

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  • 2009 • Dissertao (Mestrado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Centro de Cincias Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Ps-graduao em Educao, Campinas
    Trajetrias de formao e condies de trabalho do intrprete de Libras em Instituies de Educao Superior
    Resumo do Artigo Científico

    Dissertao (Mestrado em Educao) - Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, Centro de Cincias Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Ps-graduao em Educao, Campinas  •  por Dilia Aparecida Martins
    Trajetrias de formao e condies de trabalho do intrprete de Libras em Instituies de Educao Superior

    A presente dissertao tem como objetivo estudar as trajetrias de formao e as condies de trabalho do intrprete de Libras certificado pelo exame nacional de proficincia para interpretao de Libras, que atua em Instituies de Educao Superior. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases para a Educao Nacional, Lei n 9.394 de 20 de dezembro de 1996, a educao especial caracteriza-se como uma modalidade de ensino disponvel desde a Educao Infantil at a Educao Superior. Constitui-se de recursos materiais e humanos utilizados para a garantia de condies de acesso de pessoas com deficincia escolarizao. No que tange educao do aluno surdo usurio de Lngua Brasileira de Sinais (Libras), a presena de profissionais proficientes em Lngua Brasileira de Sinais torna-se fundamental em sala de aula e demais espaos educacionais como parte do apoio especializado. Em decorrncia dessa realidade, visualiza-se a ascenso do Intrprete de Libras enquanto profissional cuja trajetria de formao recente, fator fortemente influente em suas condies de trabalho. O referencial terico que fundamenta este estudo o histrico crtico, no qual se compreende que a educao e a educao da pessoa surda um processo histrico e cultural, datado no tempo e lugar social (VIGOTSKI, 1997). De modo particular, a anlise referente trajetria de formao do Intrprete de Libras ocorre mediante a observao do posicionamento ocupado por esse sujeito na sociedade e s suas condies culturais e materiais de formao (BOURDIEU 1975). Como abordagem terico-metodolgica, utiliza a pesquisa qualitativa para investigao de um campo que envolve as cincias humanas e sociais (LOWY, 1985; GIL, 1999). A metodologia utilizada para construo dos dados um questionrio composto por quarenta e uma questes e um espao para comentrio disponvel em um site durante cinco meses, acessado por cento e trinta e um visitantes, dentre eles, os vinte e nove intrpretes participantes desta pesquisa. A anlise dos dados considera trs eixos temticos: trajetrias de formao, condies de trabalho e realidade socioeconmica. Os resultados revelam que a formao desses intrpretes ocorreu a partir de elementos apreendidos da interao com os valores da comunidade surda, apropriao do saber cientfico e relaes de trabalho.

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  • 2009 • ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.11, n.1, p.234-254
    Educao bilngue para surdos: um olhar a partir da trajetria de intrpretes de Lngua Brasileira de Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    ETD Educao Temtica Digital, Campinas, v.11, n.1, p.234-254  •  por Dilia Aparecida Martins
    Educao bilngue para surdos: um olhar a partir da trajetria de intrpretes de Lngua Brasileira de Sinais

    O presente trabalho reflete educao bilnge para estudantes surdos na educao superior, especialmente a trajetria de formao do intrprete de Lngua Brasileira de Sinais. Recupera o histrico da educao da pessoa surda e apresenta os dados de pesquisa realizada com intrpretes de Libras que atuam no ensino superior, referentes formao desses profissionais. A partir da resposta dos sujeitos observa-se, que os profissionais amparam-se em conhecimentos apropriados no decorrer de sua formao humana, a partir de sua disposio social e de seu acesso s produes simblicas.

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  • 2006 • Revista Espao: informativo tcnico-cientfico do INES. n 25, jan/jun, p.161-168
    Formao de professores surdos no curso de Pedagogia: anlise da prtica docente e do intrprete de Lngua Brasileira de Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Espao: informativo tcnico-cientfico do INES. n 25, jan/jun, p.161-168  •  por Dilia Aparecida Martins
    Formao de professores surdos no curso de Pedagogia: anlise da prtica docente e do intrprete de Lngua Brasileira de Sinais

    O presente trabalho reflete a prtica em educao inclusiva para formao de professores surdos no curso de Pedagogia. Apresenta uma reflexo em torno da experincia vivenciada na Faculdade de Educao da PUC-Campinas, enfatizando os efeitos da modalidade visual-espacial da Lngua de Sinais Brasileira LIBRAS e oral-auditiva da Lngua Portuguesa, a prtica do docente e do intrprete de LIBRAS bem como a formatao curricular, enfatizando possibilidades para a superao de barreiras de acesso ao currculo acadmico no contexto bilnge vivenciado por surdos usurios de Lngua de Sinais Brasileira e da Lngua Portuguesa.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
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