porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Professora
Estatísticas de Publicação do Autor
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2006 • ETD. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.7, n.2, p.218-228
    Leitura de estudantes surdos: Desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    ETD. Educação Temática Digital, Campinas, SP, v.7, n.2, p.218-228  •  por Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
    Leitura de estudantes surdos: Desenvolvimento e peculiaridades em relação à de ouvintes

    O Teste de Competência de Leitura de Palavras foi aplicado a 805 estudantes surdos da 1ª série do Ensino Fundamental até a 1ª série do Ensino Médio. Resultados mostraram crescimento significativo da competência de leitura ao longo das séries escolares. O estudo demonstrou que: 1) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela semelhança fonológica, ao passo que leitores surdos deixam-se enganar mais pela semelhança visual; 2) leitores ouvintes deixam-se enganar mais pela homofonia que pela semi-homofonia , ao passo que leitores surdos não; 3) leitores ouvintes deixam-se enganar mais por palavras ortográfica e fonologicamente familiares, ainda que semanticamente inadequadas às figuras, do que por pseudopalavras ortográfica e fonologicamente estranhas, ao passo que leitores surdos privilegiam o processamento semântico-ortográfico do que o ortográfico-fonológico, com melhor detecção de inadequação semântica de palavras conhecidas do que de pseudopalavras.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.8, n.2, p.127-156  •  por Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla
    Educação da criança surda: O bilinguismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética

    O artigo enfatiza a importância da linguagem para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Revê fatores psicossociais e concepções históricas que elucidam atitudes quanto ao surdo desde a antiguidade, e examina razões das mudanças da abordagem educacional, do oralismo à comunicação total ao bilinguismo. Ressalta que as três abordagens educacionais objetivam integrar a criança surda pela leitura e escrita alfabéticas, e que diferem principalmente na estratégia para alfabetização e escolarização plenas. Reconhece tanto a primazia da educação bilingue da criança surda quanto os benefícios do implante coclear multicanal que tira vantagem da continuidade entre língua falada e escrita alfabética. Ressalta que o bilinguismo deve reconhecer a descontinuidade entre língua de sinais e escrita alfabética que prejudica a alfabetização da criança surda, e buscar soluções para restabelecer a descontinuidade, como o teste experimental da escrita visual direta de sinais para aumentar a consciência metalinguística em sinais e auxiliar a aquisição de leitura e escrita alfabéticas.

    ×
  • Livros de Alessandra Gotuzo Seabra Capovilla

    Outros Especialistas
  • Esmeralda Figueira Queiroz
    Esmeralda Figueira Queiroz
    1 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  • Filipe Venade de Sousa
    Filipe Venade de Sousa
    1 artigos científicos
  • Ana Isabel Pinheiro Silva
    Ana Isabel Pinheiro Silva
    3 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  • Milena Maria Pinto
    Milena Maria Pinto
    1 artigos científicos
  • Juliana da Silva Bezerra
    Juliana da Silva Bezerra
    3 artigos científicos
  • Hugo Manuel Marques Ferreira
    Hugo Manuel Marques Ferreira
    1 artigos científicos
  • Pedro Henrique Witchs
    Pedro Henrique Witchs
    7 artigos científicos
  • Marta Rejane Proença Filietaz
    Marta Rejane Proença Filietaz
    2 artigos científicos
  •