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Tiago Codogno Bezerra
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Artigos Científicos de Tiago Codogno Bezerra

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Como co-autor(a)

  • 2014 • Libras em Estudo: Formao de Profissionais, FENEIS-SP, p45-62
    Professor Bilngue de Surdos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: De que formao estamos falando ?
    Resumo do Artigo Científico

    Libras em Estudo: Formao de Profissionais, FENEIS-SP, p45-62  •  por Tiago Codogno Bezerra
    Professor Bilngue de Surdos para os anos iniciais do Ensino Fundamental: De que formao estamos falando ?

    Este ensaio objetiva realizar uma discussão sobre a educação bilíngue de surdos focando a formação do professor bilíngue de ensino fundamental. Por meio de uma análise da legislação vigente sobre a educação bilíngue e a formação desses profissionais, problematizamos as propostas atuais e discutimos o emaranhado conceitual que constitui as definições e, por consequência, as aplicações e propostas educacionais em uma perspectiva bilíngue para surdos, bem como seus efeitos e desdobramentos para formar o professor que atuará diretamente com os alunos surdos em sala de aula: o professor bilíngue.

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  • 2012 • Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, n.19, p.74-92
    Dupla docncia no ensino de lngua brasileira de sinais: Interao surdo/ouvinte em perspectiva dialgico-polifnica
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 10, n.19, p.74-92  •  por Tiago Codogno Bezerra
    Dupla docncia no ensino de lngua brasileira de sinais: Interao surdo/ouvinte em perspectiva dialgico-polifnica

    O objetivo deste artigo é realizar uma análise descritiva da interação entre professor surdo, professor ouvinte e alunos ouvintes no ensino da língua brasileira de sinais (libras), em esquema de dupla docência, em uma abordagem teórico-prática, para alunos de um curso de Pedagogia, a partir da perspectiva dialógico-polifônica de ensino de línguas. Observaram-se dois tipos de interação: (i) a interação entre alunos ouvintes e professor surdo mediada pelo professor ouvinte que alternava seu lugar enunciativo assumindo papel ora de professor, ora de intérprete de língua de sinais mediando a aprendizagem da língua de sinais; e (ii) a interação direta entre professor surdo e alunos ouvintes que se apropriavam da libras a partir de sua discursivização, isto é, compelidos pela necessidade de interação com o professor surdo, os alunos ouvintes caminharam do discurso em direção as construções linguístico-composicionais retornando para o discurso como primeira realidade da língua. Espera-se que este artigo contribua para os estudos relacionados ao ensino de libras como segunda língua, para a inserção da libras como disciplina nos cursos superiores e para as pesquisas sobre bilinguismo intermodal.

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  • 2012 • V Congresso Brasileiro de Educao Especial, So Carlos. V CBEE - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educao Especial. p.11745-11760
    Formao de Intrpretes Educacionais de Libras: entre concepes e propostas de curso de extenso universitria
    Resumo do Artigo Científico

    V Congresso Brasileiro de Educao Especial, So Carlos. V CBEE - VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educao Especial. p.11745-11760  •  por Tiago Codogno Bezerra
    Formao de Intrpretes Educacionais de Libras: entre concepes e propostas de curso de extenso universitria

    A Política Nacional de Educação Inclusiva instaurada no Brasil nos últimos anos tem favorecido a criação e formação de novos profissionais que atuem diretamente com pessoas surdas na educação, pessoas com deficiência e pessoas com limitação na comunicação. Aliado a esse novo contexto o Decreto nº 5626/05 estabelece formação para intérpretes de libras em diferentes níveis e por esse motivo percebe-se o aumento na oferta de cursos para formação de intérpretes de língua de sinais. Nesse sentido, este trabalho analisa uma proposta de curso de Extensão para Tradutores Intérpretes de Libras Português: Intérprete Educacional. A partir da abordagem histórico-cultural e da perspectiva dialógica da linguagem observou-se a proposta curricular do curso selecionado e mapeamos as especificidades da atuação desse profissional ligadas à esfera educacional. Conclui-se que a proposta analisada contempla da especificidade linguística e tradutória até as coerções circulantes no contexto escolar.

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