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Grauben Jos Alves de Assis
Grauben Jos Alves de Assis
Psiclogo
Biografia do Autor
Grauben Jos Alves de Assis
Grauben Jos Alves de Assis
Psiclogo

Grauben Assis é Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1994). Docente do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, na Universidade Federal do Pará. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. professor Associado 4, vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Realizou estágio de Pós-Doutorado no Rehabilitation Institute (Southern Illinois University at Carbondale-USA). Coordenou o curso de graduação em Psicologia (1988-1989), Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2005-2007 - 2009-2010) e o Departamento de Psicologia Experimental (1994-1997). Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Aprendizagem de Relações Ordinais" (financiado pelo CNPq.) e um outro projeto intitulado "Tecnologias de ensino e interações sociais na educação inclusiva" com financiamento da CAPES/PROESP. Coordena ainda um grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos do Comportamento Complexo" (www.lecc.ufpa.br), catalogado no Diretório de Pesquisa do CNPq. Atua na área da Psicologia, com ênfase em processos psicológicos básicos e tecnologia de ensino nos seguintes temas: Controle de estímulos, relações ordinais (sintáticas e numéricas), produção de sentenças, leitura e escrita na análise do comportamento.

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Grauben Jos Alves de Assis
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1 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Grauben Jos Alves de Assis

Como autor(a) principal

  • Resumo do Artigo Científico

    Acta Comportamentalia, v. 19, p. 43-63  •  por Grauben Jos Alves de Assis
    Efeitos da ordem de ensino e da transferncia de funes sobre relaes ordinais em surdos

    O presente estudo verifi cou os efeitos da ordem de ensino e da transferncia de funes sobre relaes ordinais em crianas surdas. Doze crianas surdas foram distribudas em dois grupos experimentais. No Grupo 1 a tarefa era ordenar os estmulos com base na numerosidade, e em seguida ordenar outros estmulos sem ter por base a numerosidade. No Grupo 2 os participantes eram expostos ordem inversa. No procedimento de ensino informatizado, a tela do computador era dividida em rea de escolha, onde os estmulos eram apresentados aos pares, e rea de construo, onde os estmulos eram dispostos lado a lado aps a seleo. Respostas corretas produziam uma animao na tela, aps completar a seqncia. Caso contrrio, a tela escurecia por 2 s. Aps reviso da linha de base, eram apresentados testes de transitividade e conectividade. Todos os participantes atingiram o critrio de acerto e foram capazes de formar novas seqncias, com alguma variabilidade inter e intra-sujeitos. Nos testes de conectividade, os participantes do Grupo 1 apresentaram um responder mais consistente com a linha de base. Houve transferncia de funes ordinais para os novos estmulos, demonstrando-se a efi ccia do procedimento de sobreposio no estabelecimento de classes de estmulos ordinais equivalentes.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Grauben Jos Alves de Assis

      Sem livros editados ou inseridos.
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