porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Adriana da Silva Thoma
Adriana da Silva Thoma
Professora/Investigadora
Estatísticas de Publicação do Autor
Adriana da Silva Thoma
Adriana da Silva Thoma
Professora/Investigadora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Adriana da Silva Thoma

Como autor(a) principal

Sem artigos científicos inseridos.

Como co-autor(a)

  • 2015 • Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 218-239
    Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 218-239  •  por Adriana da Silva Thoma
    Matemática para a cidadania: discursos curriculares sobre educação matemática para surdos

    Neste artigo analisamos os discursos sobre Educação Matemática e como eles constituem as práticas desenvolvidas com alunos surdos. Como material de análise consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da área de Matemática para o Ensino Fundamental e os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de três escolas para surdos. As análises são feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault (1996). Também dialogamos com Viana e Barreto (2014) e Borges e Nogueira (2013) para pensar sobre Educação Matemática, bem como com Hall (2000), Thoma e Klein (2010) e Thoma (2012) para discutir sobre identidades, diferença surda, currículo, cultura e poder. Nos PCN e PPPs analisados, é bastante presente o discurso de que sujeito surdo precisa construir conhecimentos matemáticos para se constituir um cidadão participativo, crítico, justo e autônomo. Assim, nosso recorte aqui, são os discursos sobre Matemática para a Cidadania.

    ×
  • 2013 • Cadernos CEDES, Campinas, v. 33, n. 91, p. 387-409
    O uso do multiplano por alunos surdos e o desenvolvimento do pensamento geométrico
    Resumo do Artigo Científico

    Cadernos CEDES, Campinas, v. 33, n. 91, p. 387-409  •  por Adriana da Silva Thoma
    O uso do multiplano por alunos surdos e o desenvolvimento do pensamento geométrico

    O artigo analisa a contribuição do Multiplano para a aprendizagem de geometria por alunos surdos. Remete-se ao desenvolvimento do pensamento geométrico e à criação de sinais matemáticos em Libras a partir de classificadores elaboradas pelos alunos. As análises dialogam com estudos sobre a cultura surda e a teoria de van Hiele sobre o pensamento geométrico. Competências geométricas e linguísticas foram avaliadas antes e depois da realização de uma unidade de aprendizagem com uso do Multiplano, que se mostrou um recurso didático adequado às necessidades da cultura surda para a aprendizagem em Matemática.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Céu Gomes
    8 artigos científicos
  • Larissa Pereira Gonçalves
    Larissa Pereira Gonçalves
    1 artigos científicos
  • Mônica Pereira dos Santos
    Mônica Pereira dos Santos
    6 artigos científicos
  • Eudenia Magalhães Barros
    Eudenia Magalhães Barros
    3 artigos científicos
  • Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima
  • Josélia Neves
    Josélia Neves
    8 artigos científicos
  • Luiz Albérico Barbosa Falcão
    Luiz Albérico Barbosa Falcão
    4 artigos científicos
  • Ana Paula Rodrigues Bastos
    Ana Paula Rodrigues Bastos
    1 artigos científicos
  • Larissa Silva Rebouças
    Larissa Silva Rebouças
    2 artigos científicos
  • Dulcilene Saraiva Reis
    Dulcilene Saraiva Reis
    7 artigos científicos
  •