porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Francisco Hermes Santos da Silva
Francisco Hermes Santos da Silva
Estatsticas de Publicao do Autor
Francisco Hermes Santos da Silva
Francisco Hermes Santos da Silva
2 Artigos Cientficos publicados
×

Artigos Científicos de Francisco Hermes Santos da Silva

Como autor(a) principal

  • 2009 • Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18
    A comunicao matemtica e os desafios da incluso
    Resumo do Artigo Científico

    Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18  •  por Francisco Hermes Santos da Silva
    A comunicao matemtica e os desafios da incluso

    Neste artigo, so analisados alguns aspectos referentes s interaes por meio da comunicao, no contexto da educao de surdocegos, como um dos fatores fundamentais para o processo de incluso. Como categorias de anlise foram considerados contedos de resoluo de problemas aditivos. O sujeito da pesquisa foi uma aluna surdacega da 2a srie do ensino fundamental de uma escola especializada em educao de surdos e usuria da Lngua Brasileira de Sinais LIBRAS. O mtodo utilizado foi o estudo de caso. A abordagem dos dados foi qualitativa. Tais dados foram coletados em sete encontros de ensino de resoluo de problemas aditivos abordados por meio da LIBRAS e de materiais didticos diversificados. Constatou-se a importncia da comunicao para a interao e incluso da criana surdacega, bem como a relevncia de se diversificar a utilizao de materiais didticos no processo de ensino e aprendizagem, contexto que contribuiu para as evidncias apresentadas pelo sujeito, que demonstraram indcios de envolvimento e de aprendizagem.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Espao (Rio de Janeiro. 1990), v. 31, p. 19-31  •  por Francisco Hermes Santos da Silva
    Geometria, Literatura Infantil e Lngua de Sinais: Nexos e reflexos de uma experincia em um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem

    Analisam-se alguns aspectos ligados às linguagens na Educação de Surdos. Como categorias de análise foram consideradas os conteúdos da Geometria Elementar, abordados por meio da Literatura Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram cinco alunos da 5a série do Ensino Fundamental de um Instituto especializado em Educação de Surdos e usuários da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O método utilizado foi o exploratório descritivo com observação participativa. A abordagem dos dados foi qualitativa, com instrumentos de desenhos e exercícios voltados para a Geometria. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas sete sessões de ensino básico de Geometria. Constataram-se a importância da LIBRAS para a comunicação, interação e desenvolvimento da criança Surda, bem como a relevância da representação e da valorização da imagem na Geometria ligada à Literatura Infantil, contexto que contribuiu para um processo de construção significativa do conhecimento pelo sujeito Surdo.

    ×
  • Livros de Francisco Hermes Santos da Silva

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  • Terezinha Nunes
    Terezinha Nunes
    5 artigos científicos
  • Diléia Aparecida Martins
    Dilia Aparecida Martins
    5 artigos científicos
  • Marcos Roberto dos Santos
    Marcos Roberto dos Santos
    1 artigos científicos
  • Larissa Silva Rebouças
    Larissa Silva Rebouas
    2 artigos científicos
  • Rita de Cássia Maestri
    Rita de Cssia Maestri
    1 artigos científicos
  • Mônica Conforto Gargalaka
    Mnica Conforto Gargalaka
    2 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvo Bueno
    1 artigos científicos
  • Maria do Céu Gomes
    Maria do Cu Gomes
    8 artigos científicos
  • Gladis Perlin
    Gladis Perlin
    6 artigos científicos
  •