porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Elaine Leal Fernandes
Elaine Leal Fernandes
Fonoaudióloga
Biografia do Autor
Elaine Leal Fernandes
Elaine Leal Fernandes
Fonoaudióloga

Possui graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006). Tem experiência na área de Linguagem, Saúde Pública com ênfase na saúde da comunicação humana. É graduada em pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery. Tem experiência profissional na educação infantil.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Elaine Leal Fernandes
Elaine Leal Fernandes
Fonoaudióloga
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Elaine Leal Fernandes

Como autor(a) principal

  • 2010 • Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p.380-385
    A inserção da fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família: relato de caso
    Resumo do Artigo Científico

    Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p.380-385  •  por Elaine Leal Fernandes
    A inserção da fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família: relato de caso

    Este estudo buscou compreender a inserção e as contribuições da atuação fonoaudiológica na Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Santo Antônio, município de Juiz de Fora. Foi construído a partir de uma opção metodológica de natureza qualitativa, com caráter exploratório e estratégia descritiva. Assim, o estudo relata a inserção da fonoaudiologia na equipe multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família e suas contribuições na atenção primária à saúde da comunicação. A inserção foi desenvolvida nas oficinas de linguagem, voz, motricidade orofacial nesta unidade e durante as visitas domiciliares junto aos agentes comunitários de saúde. Constatou-se que a fonoaudiologia tem contribuições significativas para a Estratégia de Saúde da Família e que a inserção do fonoaudiólogo, através da contratação, possibilitaria a estruturação de um serviço de fonoaudiologia eficiente e eficaz, o qual proporcionaria melhores e maiores contribuições para esta estratégia e para a saúde pública.

    ×
  • 2008 • Revista CES/JF Juíz de Fora, v. 22, p.77-88
    Surdez versus aprendizado da língua portuguesa escrita
    Resumo do Artigo Científico

    Revista CES/JF Juíz de Fora, v. 22, p.77-88  •  por Elaine Leal Fernandes
    Surdez versus aprendizado da língua portuguesa escrita

    Este trabalho visa abordar as reais dificuldades do surdo no processo de aprendizado da língua portuguesa escrita e enfatizar a Língua brasileira de sinais (LIBRAS) como instrumento de mediação mais eficaz, para o surdo construir-se como sujeito sócio-histórico. Explanar-se-á sobre os prejuízos na aquisição da linguagem, o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa em circunstâncias normais e explicar-se-á de forma geral, sobre o histórico da Língua brasileira de sinais (LIBRAS), finalizando com a apresentação das reais dificuldades que o surdo apresenta na aprendizagem da língua portuguesa escrita.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Elaine Leal Fernandes

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    Fabíola Sucupira Ferreira Sell
    2 artigos científicos
  • Cristina Gil
    Cristina Gil
    3 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Teófilo Galvão Filho
    Teófilo Galvão Filho
    3 artigos científicos
  • Milene Galvão Bueno
    Milene Galvão Bueno
    1 artigos científicos
  • Vânia de Aquino Albres Santiago
    Vânia de Aquino Albres Santiago
    6 artigos científicos
  • Joana Conde e Sousa
    Joana Conde e Sousa
    2 artigos científicos
  • Regina Maria Russiano Mendes
    Regina Maria Russiano Mendes
    1 artigos científicos
  • Marcos Roberto dos Santos
    Marcos Roberto dos Santos
    1 artigos científicos
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  •