Possui graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006). Tem experiência na área de Linguagem, Saúde Pública com ênfase na saúde da comunicação humana. É graduada em pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery. Tem experiência profissional na educação infantil.
Rev. APS, Juiz de Fora, v. 13, n. 3, p.380-385 • por Elaine Leal Fernandes A inserção da fonoaudiologia na Estratégia de Saúde da Família: relato de caso
Este estudo buscou compreender a inserção e as contribuições da atuação fonoaudiológica na Estratégia de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Santo Antônio, município de Juiz de Fora. Foi construído a partir de uma opção metodológica de natureza qualitativa, com caráter exploratório e estratégia descritiva. Assim, o estudo relata a inserção da fonoaudiologia na equipe multidisciplinar da Estratégia de Saúde da Família e suas contribuições na atenção primária à saúde da comunicação. A inserção foi desenvolvida nas oficinas de linguagem, voz, motricidade orofacial nesta unidade e durante as visitas domiciliares junto aos agentes comunitários de saúde. Constatou-se que a fonoaudiologia tem contribuições significativas para a Estratégia de Saúde da Família e que a inserção do fonoaudiólogo, através da contratação, possibilitaria a estruturação de um serviço de fonoaudiologia eficiente e eficaz, o qual proporcionaria melhores e maiores contribuições para esta estratégia e para a saúde pública.
Revista CES/JF Juíz de Fora, v. 22, p.77-88 • por Elaine Leal Fernandes Surdez versus aprendizado da língua portuguesa escrita
Este trabalho visa abordar as reais dificuldades do surdo no processo de aprendizado da língua portuguesa escrita e enfatizar a Língua brasileira de sinais (LIBRAS) como instrumento de mediação mais eficaz, para o surdo construir-se como sujeito sócio-histórico. Explanar-se-á sobre os prejuízos na aquisição da linguagem, o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa em circunstâncias normais e explicar-se-á de forma geral, sobre o histórico da Língua brasileira de sinais (LIBRAS), finalizando com a apresentação das reais dificuldades que o surdo apresenta na aprendizagem da língua portuguesa escrita.