porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Francisco Hermes Santos da Silva
Francisco Hermes Santos da Silva
Estatísticas de Publicação do Autor
Francisco Hermes Santos da Silva
Francisco Hermes Santos da Silva
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Francisco Hermes Santos da Silva

Como autor(a) principal

  • 2009 • Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18
    A comunicação matemática e os desafios da inclusão
    Resumo do Artigo Científico

    Arqueiro (Rio de Janeiro). , v.17, p.7-18  •  por Francisco Hermes Santos da Silva
    A comunicação matemática e os desafios da inclusão

    Neste artigo, são analisados alguns aspectos referentes às interações por meio da comunicação, no contexto da educação de surdocegos, como um dos fatores fundamentais para o processo de inclusão. Como categorias de análise foram considerados conteúdos de resolução de problemas aditivos. O sujeito da pesquisa foi uma aluna surdacega da 2a série do ensino fundamental de uma escola especializada em educação de surdos e usuária da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O método utilizado foi o estudo de caso. A abordagem dos dados foi qualitativa. Tais dados foram coletados em sete encontros de ensino de resolução de problemas aditivos – abordados por meio da LIBRAS e de materiais didáticos diversificados. Constatou-se a importância da comunicação para a interação e inclusão da criança surdacega, bem como a relevância de se diversificar a utilização de materiais didáticos no processo de ensino e aprendizagem, contexto que contribuiu para as evidências apresentadas pelo sujeito, que demonstraram indícios de envolvimento e de aprendizagem.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • Resumo do Artigo Científico

    Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. 31, p. 19-31  •  por Francisco Hermes Santos da Silva
    Geometria, Literatura Infantil e Língua de Sinais: Nexos e reflexos de uma experiência em um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem

    Analisam-se alguns aspectos ligados às linguagens na Educação de Surdos. Como categorias de análise foram consideradas os conteúdos da Geometria Elementar, abordados por meio da Literatura Infantil. Os sujeitos da pesquisa foram cinco alunos da 5a série do Ensino Fundamental de um Instituto especializado em Educação de Surdos e usuários da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. O método utilizado foi o exploratório descritivo com observação participativa. A abordagem dos dados foi qualitativa, com instrumentos de desenhos e exercícios voltados para a Geometria. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas sete sessões de ensino básico de Geometria. Constataram-se a importância da LIBRAS para a comunicação, interação e desenvolvimento da criança Surda, bem como a relevância da representação e da valorização da imagem na Geometria ligada à Literatura Infantil, contexto que contribuiu para um processo de construção significativa do conhecimento pelo sujeito Surdo.

    ×
  • Livros de Francisco Hermes Santos da Silva

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Filipe Venade de Sousa
    Filipe Venade de Sousa
    1 artigos científicos
  • Flávia Roldan Viana
    Flávia Roldan Viana
    4 artigos científicos
  • Natália Almeida
    Natália Almeida
    1 artigos científicos
  • Carlos Afonso
    Carlos Afonso
    3 artigos científicos
  • Sylvia Lia Grespan Neves
    Sylvia Lia Grespan Neves
    3 artigos científicos
  • Carina Rebello Cruz
    Carina Rebello Cruz
    1 artigos científicos
  • Milena Maria Pinto
    Milena Maria Pinto
    1 artigos científicos
  • Karime Chaibue
    Karime Chaibue
    1 artigos científicos
  • Katia Regina Conrad
    Katia Regina Conrad
    2 artigos científicos
  • Grauben José Alves de Assis
    Grauben José Alves de Assis
    1 artigos científicos
  •