porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Sylvia Lia Grespan Neves
Sylvia Lia Grespan Neves
Diretora da FENEIS SP
Biografia do Autor
Sylvia Lia Grespan Neves
Sylvia Lia Grespan Neves
Diretora da FENEIS SP

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1996), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Rio Branco (2005), especialização em educação da pessoa com deficiência da audiocomunicaçao pelo centro universitário UNIFMU (2007), graduação em Letras-Libras pela UFSC - polo USP (2010) e mestrado em educação pela UNIMEP (2011). Tem experiência na área de educação, com ênfase no ensino-aprendizagem e com o ensino de LIBRAS para ouvintes. Também tem experiência na formação de professores e instrutores de Libras e no desenvolvimento de material didático dessa lingua (FENEIS/SP). Diretora Regional de São Paulo da FENEIS SP (voluntária).

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Sylvia Lia Grespan Neves
Sylvia Lia Grespan Neves
Diretora da FENEIS SP
3 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Sylvia Lia Grespan Neves

Como autor(a) principal

  • 2012 • III Congresso Brasileiro de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Florianópolis-SC: UFSC
    Um estudo dos recursos didáticos nas aulas de Língua Brasileira de Sinais para ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    III Congresso Brasileiro de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Florianópolis-SC: UFSC  •  por Sylvia Lia Grespan Neves
    Um estudo dos recursos didáticos nas aulas de Língua Brasileira de Sinais para ouvintes

    Este trabalho objetiva apresentar os resultados de um estudo realizado com vistas a testar estratégias pedagógicas desenvolvidas para o ensino de três aspectos da gramática da LIBRAS (a iconicidade, a simultaneidade e o uso das expressões faciais/corporais) em um curso de formação de intérpretes. Os dados aqui discutidos foram obtidos por meio da filmagem de duas contações de história em LIBRAS, uma anterior e outra posterior à aplicação das referidas estratégias analisados, que, por sua vez, também foram filmadas e analisadas. Os resultados apontam para uma melhora significativa no empregos desses recursos da LIBRAS por parte dos alunos do curso.

    ×
  • Como co-autor(a)

  • 2014 • Libras em Estudo: Formação de Profissionais, FENEIS-SP, p63-89
    Formação de instrutores de libras surdos: Relatos sobre a apropriação de modos de conduzir uma aula
    Resumo do Artigo Científico

    Libras em Estudo: Formação de Profissionais, FENEIS-SP, p63-89  •  por Sylvia Lia Grespan Neves
    Formação de instrutores de libras surdos: Relatos sobre a apropriação de modos de conduzir uma aula

    Este texto pretende evidenciar os desafios vivenciados por instrutores de Libras no ensino e na busca pelo conhecimento teórico/prático. Propomos uma discussão com base no campo de pesquisa "saberes docentes", tendo como centralidade a ideia de que o professor, em sua prática pedagógica, articula diversos saberes, como proposto por Tardif, Lessard (2005), Tardif (2010) e Pimenta (2002). O foco de análise incide principalmente sobre os seguintes aspectos: didática, método e os modos de conduzir uma aula de Libras. Para desenvolver o estudo, entrevistamos oito instrutores surdos de Libras. Os dados foram coletados a partir de entrevistas orientadas por um roteiro preestabelecido, que buscava captar aspectos relacionados aos desafios vivenciados pelos instrutores e suas reflexões sobre sua própria prática na fase que estavam cursando a formação de instrutores da FENEIS-SP. Consideramos que o processo formativo constitui-se numa relação dialógica entre os diversos atores que nele atuam e em seus contextos sócio-histórico, cultural e linguístico para a elaboração de uma auto reflexão. O estudo revelou as tensões do início de carreira devido à falta de formação e os sentimentos de angústia, conflitos pessoais, descontentamento em relação à aprendizagem dos seus alunos e dúvidas sobre sua própria competência. Na análise realizada observou-se a aplicação comum dos saberes experienciais, já que dispunham apenas de suas vivências como alunos, assim construíram seus modos de conduzir aulas como instrutores surdos de forma intuitiva, e ao se depararam com um curso de formação com saberes científicos e didáticos resignificaram suas práticas. Palavras-chave: Formação docente, Formação de instrutores de Libras, Didática, Metodologia de ensino.

    ×
  • 2012 • Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional
    Resumo do Artigo Científico

    Espaço (Rio de Janeiro. 1990), v. n13, p. 39-49  •  por Sylvia Lia Grespan Neves
    A atualização dos processos de exclusão das pessoas surdas no âmbito educacional

    Em meio às discussões mais frequentemente focadas na inclusão educacional de pessoas surdas, deteremo-nos, aqui, nos processos de exclusão historicamente construídos em torno deste grupo a fim de compreendermos algumas das suas manifestações contemporâneas. Buscaremos considerar a escolarização como elemento, a um só tempo, socializador e subjetivante, ressaltando o uso e a apropriação linguística como essenciais neste processo. O impacto das práticas educativas excludentes na vida real de pessoas surdas no Brasil na contemporaneidade será aqui discutido a partir do depoimento de uma das autoras deste artigo, assim como de reflexões que articulam o referencial materialista-histórico a contribuições oriundas da psicanálise winnicottiana.

    ×
  • Outros Especialistas
  • Rejane Plinski
    Rejane Plinski
    1 artigos científicos
  • Rafaela Cota Silva
    Rafaela Cota Silva
    2 artigos científicos
  • Alessandra Franzen Klein
    Alessandra Franzen Klein
    2 artigos científicos
  • Ana Claudia Camargo
    Ana Claudia Camargo
    3 artigos científicos
  • Angela Russo
    Angela Russo
    4 artigos científicos
  • Zilda Maria Gesueli
    Zilda Maria Gesueli
    4 artigos científicos
  • Ana Raquel Oliveira Lima
    Ana Raquel Oliveira Lima
    1 artigos científicos
  • Neuma Chaveiro
    Neuma Chaveiro
    10 artigos científicos
  • Uéslei Paterno
    Uéslei Paterno
    2 artigos científicos
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  •