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AutoresListagemEspecialistas
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador
Biografia do Autor
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador

Doutoramento em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 2005

Mestrado em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 1995

Licenciatura em Ciências da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, 1991

Especialização em educação especial (deficiência auditiva e deficiência mental) pelo Instituto António Aurélio da Costa Ferreira, 1988

Curso do Magistério Primário do Porto, 1981

Professor de educação especial desde 1981

Professor do ensino superior desde 1992

Coordenador de equipas de educação especial de 1991 a 2002

Coordenador do departamento de educação especial do agrupamento Eugénio de Andrade desde 2008

Subdiretor da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti desde 2010

Coordenador do Departamento de Formação em Educação especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Responsável pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Docente em cursos de especialização em educação especial desde 1992

Orientador de várias dissertações de mestrado e de projetos de investigação de pós graduação

Arguente de várias dissertações de mestrado e teses de doutoramento em várias instituições de ensino superior

Vice presidente da DISLEX- Associação Portuguesa de Dislexia

Investigador nas áreas de educação especial, surdez, currículo

Formador nas áreas de educação especial, surdez, currículo

Vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais

Um livro publicado e vários em co-autoria

Coordenador do Projeto REDES- Recursos educativos digitais na educação de Surdos

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Estatísticas de Publicação do Autor
Carlos Afonso
Carlos Afonso
Investigador
3 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Carlos Afonso

Como autor(a) principal

  • 2008 • Revista Saber (e) Educar N.º 13
    Formação de professores para a educação bilingue de surdos
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Saber (e) Educar N.º 13  •  por Carlos Afonso
    Formação de professores para a educação bilingue de surdos

    Ao longo do texto ir-se-á discutir os recentes avanços e recuos da educação de Surdos em Portugal, com enfoque numa perspectiva de bilinguismo e intermulticulturalismo crítico que advém de um paradigma sócio-antropológico da surdez. Irá defender-se, em particular, a formação pedagógica de professores Surdos como um passo imprescindível e inadiável na concretização de uma adequada educação bilingue de Surdos.

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  • 2005 • Encontro Internacional educação Especial. Diferenciação do conceito à prática. Porto: Gailivro, pp. 61-72
    Uma escola "surda congénita" ?
    Resumo do Artigo Científico

    Encontro Internacional educação Especial. Diferenciação do conceito à prática. Porto: Gailivro, pp. 61-72  •  por Carlos Afonso
    Uma escola "surda congénita" ?

    Esta comunicação centrou-se na problemática da educação de Surdos pretendendo discutir, em especial, as consequências, no terreno curricular, de um novo paradigma emergente, de cariz sócio-antropológico, que olha para a surdez não como uma deficiência, mas como característica definidora de uma minoria cultural e linguística. Nesse sentido, importa entender os desafios para uma Escola que, de forma geral, está pouco desperta a valorizar, positivamente, a(s) diferença(s) e que, portanto, pode assumir-se quase como “surda congénita” perante esta realidade. Visando ultrapassar esta situação serão apontadas algumas propostas no sentido das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de Surdos.

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  • Resumo do Artigo Científico

    Saber (e) educar, 10. ESE de Paula Frassinetti  •  por Carlos Afonso
    Inclusão e mercado de trabalho – Papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE

    Neste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância no contexto vivencial. Finalmente, centramo-nos de forma específica na transição para a vida adulta de jovens portadores de deficiência percebendo de que forma a sociedade cria expectativas e condições para o seu desenvolvimento como cidadãos e equacionando o papel da escola neste contexto, nomeadamente a construção de currículos funcionais facilitadores do processo de transição.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Carlos Afonso

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