porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Ana Isabel Pinheiro Silva
Ana Isabel Pinheiro Silva
Professora
Biografia do Autor
Ana Isabel Pinheiro Silva
Ana Isabel Pinheiro Silva
Professora

Licenciada em Ensino de Português e Francês pela Universidade de Aveiro, Mestre em Linguística e Ensino de Línguas pela Universidade Católica, tendo publicado a tese de mestrado: "O Desenvolvimento da Capacidade da Elaboração Escrita" pela Editorial Novembro.
Doutorada em Línguas e Literaturas Modernas - Linguística e Ensino de Línguas pela Universidade Católica, tendo defendido a tese de doutoramento intitulada: "E se eu fosse s/Surda, seria bilingue? O processo de categorização do mundo da pessoa s/Surda: a perspetiva da linguística cognitiva".

Exerce funções docentes da Escola Superior de Educação de Viseu desde 2002 e faz parte do Centro de Investigação CID&DETS - Centro de Estudos em Educação, Tecnologia e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu.

×
Estatsticas de Publicao do Autor
Ana Isabel Pinheiro Silva
Ana Isabel Pinheiro Silva
Professora
3 Artigos Cient�ficos publicados
×

Artigos Científicos de Ana Isabel Pinheiro Silva

Como autor(a) principal

  • 2012 • Universidade Catlica Portuguesa, Centro Regional das Beiras - Departamento de Letras (Tese para obteno do grau de Doutor em Lnguas e Literaturas Modernas, especialidade em Lingustica e Ensino de Lnguas)
    E se eu fosse s/Surda, seria bilingue? O processo de categorizao do mundo da pessoa s/Surda: a perspetiva da lingustica cognitiva
    Resumo do Artigo Científico

    Universidade Catlica Portuguesa, Centro Regional das Beiras - Departamento de Letras (Tese para obteno do grau de Doutor em Lnguas e Literaturas Modernas, especialidade em Lingustica e Ensino de Lnguas)  •  por Ana Isabel Pinheiro Silva
    E se eu fosse s/Surda, seria bilingue? O processo de categorizao do mundo da pessoa s/Surda: a perspetiva da lingustica cognitiva

    E se eu fosse s/Surda? um espao mental construdo no mbito da Lingustica Cognitiva que permite um olhar sobre o que ser s/Surdo e como se processa a categorizao do mundo pelo s/Surdo. A Lingustica Cognitiva descreve este matizado de conceitos luz da teoria da categorizao, preferindo um tratamento da linguagem atualizada no uso pragmtico da lngua. Constitumos quatro captulos no enquadramento terico ao longo dos quais revelamos as concees de surdez e da pessoa s/Surda. Questionamo-las a partir da dicotomia deficincia - diferena. Com base no peso do friso cronolgico, apresentamos os paradigmas scio-antropolgico e mdico-teraputico definidores de filosofias de educao de s/Surdos. Propomos uma visita educao de s/Surdos e descrevemos a urgncia de uma educao s/Surda promotora do bilinguismo fundado na mestria de duas lnguas: a Lngua Gestual Portuguesa (LGP) e a Lngua Portuguesa (LP) na modalidade escrita. Esta educao, sustentada em evidncias das neurocincias, pretende-se que capacite o aluno s/Surdo para a literacia emergente, redimensionando as suas mundividncias na plataforma multilingue e multicultural. Propomos a emancipao do s/Surdo pela emancipao da LGP. Neste processo, considermos os Professores de lngua(s) vetores determinantes na promoo da educao para a diversidade. Aplicmos um questionrio, a nvel nacional, estes Professores com o intuito de diagnosticar que lugar ocupam os s/Surdos e a LGP na escola, descrevendo qual o estatuto da LGP para estes docentes. A maioria destes profissionais no reconhece este idioma, tornando a pessoa s/Surda invisvel. O conceito de lngua repensado e reconfigurado pela existncia de lnguas gestuais formalmente reconhecidas. Construmos trs guies de entrevistas realizadas a 21 profissionais distribudos por trs categorias: Formadores/Docentes de LGP s/Surdos, Professores/Educadores da Educao Especial e Audiologistas. Constitumos um tringulo a partir do qual analismos a conceptualizao do mundo a partir da comunidade s/Surda e a partir da comunidade ouvinte: trs formas de conceptualizar a surdez e o ser s/Surdo. A construo e a categorizao do mundo pelo s/Surdo j participam de muitas identidades cosmovises. Se eu fosse s/Surda seria um ser em construo, um espao de amlgama, no qual a LGP constri o mundo de forma diferente da Lngua Portuguesa (LP).

    ×
  • 2011 • International Conference on Language and Linguistics CILL, In Atas do International Conference on Language and Linguistics CILL, vora
    Da deficincia diferena: divises na conceptualizao de surdos e ouvintes
    Resumo do Artigo Científico

    International Conference on Language and Linguistics CILL, In Atas do International Conference on Language and Linguistics CILL, vora  •  por Ana Isabel Pinheiro Silva
    Da deficincia diferena: divises na conceptualizao de surdos e ouvintes

    Construmos e relacionamo-nos com o mundo pela linguagem. O seu uso revela preconceitos, fundamenta esteretipos e cria estigmas. Historicamente ancoradas deficincia, a conceo de surdez varia entre comunidades ouvinte e Surda. A lingustica cognitiva descreve este matizado de conceitos luz da teoria da categorizao, preferindo um tratamento da linguagem atualizada no uso pragmtico da lngua. Trs formas de conceptualizar a surdez a partir da dicotomia deficincia diferena, representadas por uma formadora de LGP, uma professora de educao especial e uma audiologista, reequacionando o jogo de palavras entre deficincia e diferena, que comea a diluir-se em mltiplas identidades.

    ×
  • Resumo do Artigo Científico

    XI Congresso SPCE, In Atas do XI Congresso SPCE, Guarda.  •  por Ana Isabel Pinheiro Silva
    O papel dos professores de lnguas na construo da representao cultural emancipatria da lngua gestual portuguesa

    A educao para a diversidade e cidadania continua a ser redefinida luz de diferentes paradigmas educacionais emergentes. Entendemo-las como faces do multilinguismo e multiculturalismo e como espaos de cosmopolitismo emancipatrio. Reflectiremos acerca da importncia que o professor de lnguas assume na promoo da educao para a diversidade, especificando o caso da Lngua Gestual Portuguesa (LGP). Para tal, aplicou-se um questionrio a 210 professores no qual procurmos saber que estatuto assume esta lngua para esta populao. Apresentaremos e discutiremos os resultados evidenciando o desafio que se enfrenta entre comunidades surda e ouvinte ao reclamar uma identidade e uma cultura prprias.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.

    Livros de Ana Isabel Pinheiro Silva

      Sem livros editados ou inseridos.
    Outros Especialistas
  • Susana Rebelo
    Susana Rebelo
    3 artigos científicos
  • Danielle Sousa
    Danielle Sousa
    4 artigos científicos
  • José Afonso Baptista
    Jos Afonso Baptista
    1 artigos científicos
  • Ana Paula Oliveira e Fernandes
    Ana Paula Oliveira e Fernandes
    1 artigos científicos
  • Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
    Mariana Araguaia de Castro S Lima
    1 artigos científicos
  • Lara Ferreira dos Santos
    Lara Ferreira dos Santos
    1 artigos científicos
  • Liziany Muller Medeiros
    Liziany Muller Medeiros
    1 artigos científicos
  • Omar Barbosa Azevedo
    Omar Barbosa Azevedo
    4 artigos científicos
  • Luísa Gonçalves
    Lusa Gonalves
    1 artigos científicos
  • Esmeralda Figueira Queiroz
    Esmeralda Figueira Queiroz
    1 artigos científicos
  •