porsinal  
AutoresListagemEspecialistas
Alessandra Franzen Klein
Alessandra Franzen Klein
Professora
Biografia do Autor
Alessandra Franzen Klein
Alessandra Franzen Klein
Professora

Possui graduação em Pedagogia- Educação especial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Pós-graduação em Interpretação/tradução e Docência em LIBRAS. Atualmente é professora e intérprete de libras na Prefeiura Municipal de Horizontina. Professora no curso de Pedagogia na Faculdade Três de Maio-SETREM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Bilíngüe para Surdos e Educação Inclusiva. Experiência com Educação Infantil, Interpretação de LIBRAS nos níveis de ensino fundamental e superior.

×
Estatísticas de Publicação do Autor
Alessandra Franzen Klein
Alessandra Franzen Klein
Professora
2 Artigos Científicos publicados
×

Artigos Científicos de Alessandra Franzen Klein

Como autor(a) principal

  • 2012 • Anais do 5º SLIJ Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literário e Diversidade, p.107-114
    Literatura surda infantil: Incluindo e ensinando
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do 5º SLIJ Seminário de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literário e Diversidade, p.107-114  •  por Alessandra Franzen Klein
    Literatura surda infantil: Incluindo e ensinando

    O trabalho aqui apresentado tem origem em uma experiência docente em sala de aula, em uma escola regular de Educação Infantil, iniciada no anode 2010 com continuidade em 2011. Desde a matrícula de aluna surdana turma do Jardim I que a prática pedagógica da professora esteve pautada em uma metodologia bilíngue referenciando-se nas leituras de Quadros,Karnopp e Skliar. As aulas eram ministradas em Libras, assim como o conto de histórias, as duas línguas: libras e português se fizeram presentes o tempo todo. A Literatura surda para crianças teve um significado muito valioso nesse trabalho, oportunizando tanto à aluna surda como aos ouvintes a imaginação, a criação, ampliação do vocabulário nas línguas e a inclusão. A comunidade escolar teve a oportunidade de conhecer mais sobre a identidade e cultura surda através das histórias infantis. A literatura infantil através das histórias oportunizou o desenvolvimento cognitivo, elaboração de significados, conceituação, de sequência de fatos, acontecimentos e texto se estas em especial exploraram questões relevantes sobre as pessoas surdas. O trabalho a partir de Literatura oportunizou um amplo avanço no conhecimento da língua de sinais e seu uso pelas crianças, tanto que foi produzida uma história com eles em LIBRAS e apresentada em um festival Brasileiro de Cultura Surda em 2011. Posterior a isso, a professora, juntamente com o apoio de professores surdos, criou outras histórias com elementos indentitáriose culturais da comunidade surda fortalecendo e dando base à escolarização bilíngüe, assim como promovendo a inclusão social da aluna surda na comunidade escolar.

    ×
  • 2012 • Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação
    Prática bilíngue na educação infantil: Libras e português - reflexões de uma prática
    Resumo do Artigo Científico

    Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação  •  por Alessandra Franzen Klein
    Prática bilíngue na educação infantil: Libras e português - reflexões de uma prática

    Este artigo reflete sobre minha experiência pedagógica realizada em uma Escola Municipal de Educação Infantil, na turma de 4 a 5 anos em 2010 continuando em 2011 na de 5 a 6 anos. No final do mês de julho de 2010 recebi em minha turma uma aluna surda com cinco anos. Não tínhamos certeza de como oferecer um ambiente bilíngue em uma escola regular, como tornar a língua de sinais acessível a todos os alunos. Senti a necessidade de pesquisar sobre uma metodologia apropriada bem como adaptar o ambiente para a recepção e acolhimento da nova aluna. Chegado o dia de a colega surda frequentar a escola, a ansiedade, o brilho no olhar das crianças foram vibrantes ao sinalizar os primeiros sinais e essa é a marca do desenrolar deste projeto.

    ×
  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
    Outros Especialistas
  • Tânitha Gléria de Medeiros
    Tânitha Gléria de Medeiros
    3 artigos científicos
  • Nídia Limeira de Sá
    Nídia Limeira de Sá
    3 artigos científicos
  • Renato Dente Luz
    Renato Dente Luz
    7 artigos científicos
  • Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    Ana Dorziat Barbosa de Mélo
    12 artigos científicos
  • Ronaldo Manassés
    Ronaldo Manassés
    3 artigos científicos
  • Larissa Pereira Gonçalves
    Larissa Pereira Gonçalves
    1 artigos científicos
  • Lean Fontain Franco
    Lean Fontain Franco
    2 artigos científicos
  • Neuza Santana
    Neuza Santana
    1 artigos científicos
  • Grauben José Alves de Assis
    Grauben José Alves de Assis
    1 artigos científicos
  • Shirley Vilhalva
    Shirley Vilhalva
    3 artigos científicos
  •