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Teófilo Galvão Filho
Teófilo Galvão Filho
Professor
Biografia do Autor
Teófilo Galvão Filho
Teófilo Galvão Filho
Professor

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Graduado em engenharia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/FACED/UFBA) e pesquisador do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq "Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais" (GEINE/PPGE/UFBA). Atualmente realiza o Pós-Doutorado na Universidade Federal da Bahia com o apoio da CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES), desenvolvendo o projeto intitulado "Tecnologia Assistiva: favorecendo pesquisas e práticas pedagógicas inclusivas", e compondo a equipe do NAPE - Núcleo de Apoio ao Aluno com Necessidades Educacionais Especiais da UFBA. Tem atuado como consultor nas áreas de Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva e Políticas de Inclusão Social e atualmente é consultor pela OEI - ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA, com consultoria em andamento para o MEC (Diretoria de Políticas de Educação Especial/SECADI/MEC). É membro do Comitê de Ajudas Técnicas da Presidência da República (Secretaria de Direitos Humanos, SDH/PR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva e Tecnologia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: educação inclusiva, informática na educação, tecnologia assistiva/ajudas técnicas e telemática na educação.

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Teófilo Galvão Filho
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3 Artigos Científicos publicados
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Artigos Científicos de Teófilo Galvão Filho

Como autor(a) principal

  • 2009 • Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil
    Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas
    Resumo do Artigo Científico

    Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil  •  por Teófilo Galvão Filho
    Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas

    Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência. Na busca de entender e discutir como a “instituição Escola” tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, principalmente os relacionados com a Educação Inclusiva, esta pesquisa estudou, através de uma abordagem de Estudo de Caso, o processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por escolas públicas de Ensino Básico do município de Salvador, Bahia, tecnologia essa necessária para a inclusão de alunos com deficiência em suas salas de aula. O estudo foi operacionalizado por meio de entrevistas realizadas em quatro escolas com os profissionais que vivenciam e gerenciam mais diretamente essas realidades, que são os seus gestores, professores, coordenadores pedagógicos e os responsáveis por Salas de Recursos. Nesse sentido, a pesquisa fundamentou-se no pensamento de Bronfenbrenner sobre o modelo ecológico de desenvolvimento, e também na perspectiva sócio-histórica proposta por Vygotsky, mais particularmente nos seus Fundamentos de Defectologia, além do suporte teórico sobre Educação Inclusiva encontrado em autores como Mantoan, Baptista, Miranda, Manzini, Rodrigues e outros, e sobre a relação das Tecnologias de Informação e Comunicação com a educação, encontrada em Lévy, Papert, Silva, Pretto, Bonilla e outros. Como resultados da pesquisa, destacam-se, além da constatação dos avanços e conquistas verificados no processo de apropriação da Tecnologia Assistiva pelas escolas estudadas, também, e majoritariamente, as dificuldades e obstáculos encontrados nesse processo pelos profissionais entrevistados, juntamente com as demandas desses profissionais por ações mais efetivas das gestões centrais das redes educacionais públicas às quais pertencem, e por políticas públicas consistentes e sistemáticas que favoreçam uma maior agilidade e eficácia no processo de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva necessária para a inclusão escolar de alunos com deficiência. Foi possível detectar e analisar, também, as contradições existentes entre o paradigma educacional tradicional hegemônico nas escolas e os princípios da Educação Inclusiva, contradições essas percebidas como desestruturadoras dos processos de apropriação e uso da Tecnologia Assistiva por essas escolas. A partir dos dados obtidos, analisados e discutidos, são apresentadas possibilidades concretas de novos horizontes, perspectivas e políticas públicas que favoreçam e viabilizem o avanço nesses processos, tal como a implantação de Centros de Referência em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, e a construção de ambientes telemáticos de aprendizagem favorecedores de práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da sociedade contemporânea.

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  • 2008 • In: Instituto de Tecnologia Social - ITS. (Org.). Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de Acessibilidade Sócio-Digital para Pessoas com Deficiência. 1ed.São Paulo: ITS, v. 1, p. 25-38
    Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos para a Autonomia e Inclusão Sócio-Digital da Pessoa com Deficiência
    Resumo do Artigo Científico

    In: Instituto de Tecnologia Social - ITS. (Org.). Tecnologia Assistiva nas Escolas: Recursos Básicos de Acessibilidade Sócio-Digital para Pessoas com Deficiência. 1ed.São Paulo: ITS, v. 1, p. 25-38  •  por Teófilo Galvão Filho
    Tecnologia Assistiva em Ambiente Computacional: Recursos para a Autonomia e Inclusão Sócio-Digital da Pessoa com Deficiência

    O presente trabalho busca apresentar e discutir o uso de Tecnologia Assistiva disponibilizada para a construção da autonomia, aprendizado, desenvolvimento e inclusão sócio-digital de alunos com necessidades educacionais especiais no Programa InfoEsp, Salvador, Bahia, analisando e descrevendo principalmente recursos simples, acessíveis e de baixo custo, porém de alta funcionalidade.

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  • 2002 • Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial. Fortaleza: MEC.
    As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais?
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do III Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação Especial. Fortaleza: MEC.  •  por Teófilo Galvão Filho
    As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais?

    Para que se possa prever ou avaliar os benefícios das novas Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais, é vital detectar o contexto no qual essas tecnologias são inseridas, tanto o educacional, quanto o contexto social. Busca-se, aqui, justamente introduzir essa análise de contexto. Por meio dela, é possível constatar que, com paradigmas baseados na padronização arbitrária de expectativas e resultados e na memorização de informações, a tendência é a exclusão social do aluno, pelo reforço a sua dependência e passividade. De outra forma, quando as interações ocorrem a partir de modelos que valorizem a iniciativa e a autonomia desse aluno, como sujeito na construção dos seus conhecimentos, é possível perceber passos efetivos em direção à sua inclusão social.

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  • Como co-autor(a)

    Sem artigos científicos inseridos.
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