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Cludio Mouro
Cludio Mouro
Professor e Investigador
Biografia do Autor
Cludio Mouro
Cludio Mouro
Professor e Investigador

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, linha de Estudos Culturais em Educação; Graduado em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2010); E em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA (2007); Participou dos projetos: "A Educação de Surdos no Rio Grande do Sul" - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos - GIPES (2006-2009); Literatura Surda (2010-2011); Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira - Edital nº 07/2008 - Programa Pró-Cultura CAPES/Minc (2011-2013).

Professor Mediador (Tutor) no curso de Graduação de Pedagogia Bilíngue (Libras/Língua Portuguesa), na modalidade EaD, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, no polo UFRGS (2018). Autor de livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein (2012); A Fábula da Arca de Noé (2013), ambos publicados pela Editora Cassol. Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos ? GIPES; Diretor Educação e Cultura na Sociedade dos Surdos do Rio Grande do Sul (SSRS);

Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras - UFRGS; e coordenador do projeto ?Arte de Sinalizar? - UFRGS; desenvolve pesquisas no campo de Literatura Surda.

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Estatsticas de Publicao do Autor
Cludio Mouro
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Professor e Investigador
7 Artigos Cient�ficos publicados
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Artigos Científicos de Cludio Mouro

Como autor(a) principal

  • 2018 • Revista Ecos, v. 24, ano 15, n 1, p. 104-136
    Sarau Arte de Sinalizar: narrativa, humor e poesia
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Ecos, v. 24, ano 15, n 1, p. 104-136  •  por Cludio Mouro
    Sarau Arte de Sinalizar: narrativa, humor e poesia

    Neste artigo, são apresentadas as impressões de espectadores do evento cultural “Sarau Arte de Sinalizar: narrativa, humor e poesia”, que ocorreu em Porto Alegre – RS, vinculado ao projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ideia de promover esse encontro, em forma de Sarau, veio da própria comunidade surda, que objetivava compartilhar e registrar diferentes maneiras culturais da arte de sinalizar. O palco do Sarau contou com artistas surdos brasileiros e apresentações em vários gêneros literários. Nesse evento, foram realizadas entrevistas com os espectadores, que objetivaram explicitar as experiências ali constituídas. Os depoimentos bem relevantes à apresentação de resultados produzidos a partir das experiências do outro, registrados e conectados a um fluxo compartilhado com a Literatura Surda e os Estudos Surdos.

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  • 2011 • In: 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao / 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais e Educao, Canoas/RS. 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao / 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais e Educao. Canoas/RS: Editora da ULBRA. p.1-12
    Educao de Surdos - Retrocedendo para Milo. Ser?
    Resumo do Artigo Científico

    In: 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao / 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais e Educao, Canoas/RS. 4 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao / 1 Seminrio Internacional de Estudos Culturais e Educao. Canoas/RS: Editora da ULBRA. p.1-12  •  por Cludio Mouro
    Educao de Surdos - Retrocedendo para Milo. Ser?

    A comunidade surda luta continuamente pela cultura surda, identidades surdas, a Educao de Surdos e uso da Lngua de Sinais, como fator de riqueza lingustica e cultural. Os surdos tiveram muitas conquistas em dcadas recentes, levando escola uma educao diferente da anterior, buscando produzir suas identidades, atravs de modelo de Ser Surdo. Em sua histria, importante o marco que foi o Congresso de Milo, 1880, em que educadores ouvintes de vrias partes do mundo votaram a favor do mtodo oralista e proibiram a utilizao das lnguas de sinais. Ento, os surdos sofreram com a dominao e o modelo de identidades auditivas, ou seja, eles deviam se igualar a ouvintes da lngua oral. Entretanto, a comunidade surda repassou e contou de gerao a gerao as suas histrias e continuou lutando para que a lngua de sinais se mantivesse viva. A partir da dcada de 1960 o linguista Willian Stokoe props que as lnguas de sinais eram um sistema lingustico completo como qualquer outro e essa ideia se espalhou por diversos pases, inclusive no Brasil, com consequncias legais e educativas. Assim, foi instituda a Lei de Libras, Lei N 10.436-2002, que abriu vrios oportunidades de Educao e incluso de surdos em diversos cursos nas universidades. Como mestrando de Educao da UFRGS, participei da Conferncia Nacional de Educao CONAE 2010, como delegado para defender a Educao de Surdos num ponto de vista cultural. Neste contexto, que o presente trabalho pretende trazer algumas reflexes sobre episdio acontecido na reunio final do CONAE, abril de 2010, sob a perspectiva das lutas surdas pela manuteno e reconhecimento de sua cultura. Tambm busco em A ordem do discurso de Foucault base terica para pensar os jogos de poder. Assim, nas reunies preparatrias do CONAE em Porto Alegre/RS, etapa municipal e estadual, foram aprovadas propostas da comunidade surda sobre a Educao de Surdos, que foram enviadas para a etapa final em Braslia, que ocorreu em abril de 2010, com mais de 4000 delegados, inclusive 8 surdos. Durante debates e votao, foram aprovadas propostas da comunidade surda com apoio de grupo das minorias e estvamos aliviados, pois queramos garantir s nossas crianas surdas, crescer com educao e dentro da cultura surda. Durante a comemorao, soubemos que, aps final da plenria, um grupo do MEC chamou os representantes das minorias parte, em lugar fechado, em reunio que votasse contra as propostas de Educao de Surdos, o que foi feito. Neste sentido, trazemos a proposta de reflexo sobre as semelhanas entre o Congresso de Milo e o CONAE 2010 para a histria da educao de surdos, buscando respostas a perguntas que Foucault coloca: quem pode falar? Que discurso considerado? Qual o discurso verdadeiro?

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  • 2011 • Mestrado em Educao (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
    Literatura Surda: Produes culturais de surdos em Lngua de Sinais
    Resumo do Artigo Científico

    Mestrado em Educao (Conceito CAPES 5). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.  •  por Cludio Mouro
    Literatura Surda: Produes culturais de surdos em Lngua de Sinais

    Com o propsito de investigar a manifestao das produes culturais dos surdos em histrias que so contadas em Libras, o foco da pesquisa a anlise da forma como os surdos vm apresentando e construindo a Literatura Surda, com foco na lngua de sinais. A partir disso, os objetivos so desdobrados na anlise das temticas e do uso da lngua de sinais, ou seja: verificar quais histrias os surdos tm contado, como so caracterizadas essas histrias e quais so os temas apresentados, e analisar o uso da lngua de sinais e os recursos expressivos utilizados. A base terica foi buscada nos Estudos Culturais e Estudos Surdos, em autores como Hall (1997), Karnopp (2006, 2010), Quadros (2004), Klein e Lunardi (2006), Sutton-Spence (2008), Lopes e Thoma (2004), Perlin (2004), Silveira (2006), Strobel (2008). O material emprico que subsidia a investigao foi obtido atravs das atividades desenvolvidas por alunos do Curso de Licenciatura em Letras-Libras, ensino distncia, da Universidade Federal de Santa Catarina. Optei pela coleta de materiais produzidos (filmados, disponveis em DVDs) na disciplina de Literatura Surda e, alm disso, realizei entrevistas que subsidiam a anlise dos textos produzidos em Libras, verificando o depoimento dos alunos sobre as histrias selecionadas, o uso da lngua de sinais e dos recursos expressivos utilizados. As produes analisadas se dividiram em tradues e adaptaes de histrias conhecidas, incluindo personagens surdos, procurando marcar uma produo da cultura surda..

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  • 2009 • VI Congresso Internacional de Educao - Educao e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?, So Leopoldo/RS. Analise do livro:. So Leopoldo/RS: Casa Leiria. v. 01. p. 01-18.
    "Lo, o puto surdo" - Analisando uma obra
    Resumo do Artigo Científico

    VI Congresso Internacional de Educao - Educao e Tecnologia: sujeitos (des)conectados?, So Leopoldo/RS. Analise do livro:. So Leopoldo/RS: Casa Leiria. v. 01. p. 01-18.  •  por Cludio Mouro
    "Lo, o puto surdo" - Analisando uma obra

    No Brasil existem milhares de livros de literatura como literatura clssica, fbulas, contos de fada, poema, piada, narrativa, etc. Os leitores buscam os livros para ampliar conhecimento, interagir com as pessoas e trocar informaes, idias e narrativas da vida cotidiana. A maioria das pessoas desconhece os livros de literatura surda e a cultura surda. O objetivo do artigo analisar algumas das histrias publicadas no livro Lo, o puto surdo (2006), que apresenta a traduo do original francs, publicado no ano de 1998, pelo autor francs surdo, Yves Lapalu. um livro que mostra histrias em quadrinhos que esto relacionadas com a Cultura Surda, contemplando os acontecimentos do menino surdo, Lo. As ilustraes permanecem as mesmas do original francs e a escrita foi traduzida do francs para a lngua portuguesa. Analisar este livro, atravs das ilustraes e dos dilogos, possibilitou aproximar a vida cotidiana de surdos com as narrativas publicadas, reconhecendo que os leitores encontraro temas da cultura surda.

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  • 2008 • In: 3 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao, Canoas/RS. Anais do 3 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao. Porto Alegre/RS: Plannertec Informtica e Sistemas Ltda. p. 01-12
    Ensinando Educao Fsica para Surdos: Anlise de caso
    Resumo do Artigo Científico

    In: 3 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao, Canoas/RS. Anais do 3 Seminrio Brasileiro de Estudos Culturais e Educao. Porto Alegre/RS: Plannertec Informtica e Sistemas Ltda. p. 01-12  •  por Cludio Mouro
    Ensinando Educao Fsica para Surdos: Anlise de caso

    Nos ltimos anos, os estudos surdos e os estudos culturais tm mostrado a importncia da cultura surda para a constituio dos sujeitos surdos e em sua educao. Nesse sentido, so importantes as discusses sobre a lngua utilizada pelos professores ouvintes e surdos nessa educao e sobre como isso pode ser positivo ou negativo na insero dos surdos na sociedade. O presente artigo um recorte de pesquisa com o objetivo de examinar o papel do conhecimento de Lngua de Sinais por professores de Educao Fsica de duas escolas de surdos brasileiros, na interao com os alunos surdos e no desenvolvimento de suas atividades. A pesquisa se desenvolveu atravs de entrevistas com dois professores da disciplina - um surdo e outro ouvinte - e com quatro alunos surdos do Ensino Mdio. Nas entrevistas com os alunos, apareceram referncias a dificuldades de comunicao entre alunos surdos e professor com conhecimento restrito de Lngua de Sinais, o que resulta no desinteresse pela atividade esportiva por causa dessas dificuldades. Tambm alunos de professor ouvinte afirmaram que ensinam o professor a usar Libras, mas esse tambm um tempo perdido da prpria aula. Os professores entrevistados concordaram entre si apenas em que eles adaptam as atividades na aula, pois a faculdade no preparou especificamente para trabalho com surdos. A anlise das entrevistas dos dois professores e quatro alunos contribui para uma discusso sobre as relaes entre a escola, o uso de Libras, a cultura surda, e sobre os prejuzos que o domnio insuficiente de Libras pode ter para os surdos.

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  • Como co-autor(a)

  • 2019 • Revista Espao - Rio de Janeiro, n 51, p. 163-177
    Hibridismo e literatura surda: Anlise de Curupira Surdo
    Resumo do Artigo Científico

    Revista Espao - Rio de Janeiro, n 51, p. 163-177  •  por Cludio Mouro
    Hibridismo e literatura surda: Anlise de Curupira Surdo

    O artigo analisa o livro “Curupira Surdo” (2016) a partir da abordagem de questões do hibridismo na literatura e, em especial, na literatura surda. A fundamentação teórica do trabalho envolve autores que tratam de Literatura, como Cascudo (2006), Coutinho (1981), Karnopp (2006, 2008), Mourão (2011, 2016) e Sutton-Spence [et al.] (2016), e de Hibridismo, como Burke (2016) e Canclini (2001). O artigo situa a história do conto popular Curupira no Brasil e discute a expansão da literatura surda como produto da cultura surda. Da análise, conclui-se ser a obra tipicamente híbrida, com diferentes misturas entre a literatura brasileira (transposição de conto popular) e a literatura surda. Anteriormente, as histórias do Curupira, originalmente orais, foram registradas por escrito, usando os mesmos personagens em diferentes versões. A diferença trazida pelo livro “Curupira Surdo” vem da adaptação com características da literatura surda, com um protagonista surdo e a valorização da língua de sinais.

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  • 2012 • Anais do 5 SLIJ Seminrio de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literrio e Diversidade, p.164-172
    A presena da msica e a cultura surda na literatura infantil
    Resumo do Artigo Científico

    Anais do 5 SLIJ Seminrio de Literatura Infantil e Juvenil - Letramento literrio e Diversidade, p.164-172  •  por Cludio Mouro
    A presena da msica e a cultura surda na literatura infantil

    O que é a música para surdos? Qual sua representação e significado para os sujeitos e personagens surdos? Podemos ver que vários trabalhos têm sido feitos sobre representações de surdos em livros de literatura infantil, filmes, matérias de jornal etc. Esses artefatos trazem pedagogias culturais, pois eles ensinam sobre os surdos, sobre sua língua, sua cultura. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise de três livrosrecentes de literatura infantil que apresentam personagens surdos. Trata-se de O canto de Bento e de Família Sol, Lá, Si... ambos da autora Márcia Honora, editora Ciranda Cultural, ano 2008, eO Silêncio de Júlia, dos autores Pierre Coran e MélanieFlorian, editora FTD, ano 2011. Para isso, busca-se base teórica nos Estudos Culturais e nos Estudos Surdos, especialmente nos conceitos de pedagogias culturais, cultura surda, língua de sinais, e nos inspiramos em análise de outros livros sobre surdos (SILVEIRA, 2004). Os livros da autora Márcia Honorautilizam personagens animais e outros autores, Pierre Coran e MélanieFlorian, apresentam personagens humanos. Neles podemos ver o enredo e a forma como os personagens surdos são representados. A análise mostra que, nas histórias trazidas com personagens surdos, existe ênfase na música, com fatos inverossímeis, e um deles mostra uma visão clínica da surdez. Questiona-se a relação entre a música e a cultura surda nesses livros. Conclui-se que há pouco reconhecimento da Cultura Surda nas histórias infantis e a presença de um ponto de vista dos ouvintes para criar histórias infantis com personagens surdos.

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