X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador – BA • por Adriane Sales Quando a sala de aula, também, é a cidade: Uma experiência com alunos surdos
O estudo teve como objetivo analisar uma experiencia docente, frente a um projeto interdisciplinar desenvolvido com alunos surdos de 3a Série do Ensino Fundamental. Foi feito um recorte teórico sobre a prática, sobre as mudanças curriculares e a nova proposta de abordagem sobre os conteúdos, procurando relacioná-los à ação docente no ensino da matemática. O Método foi exploratório-descritivo com análise qualitativa dos dados. As produções (desenhos e textos) que demonstraram a percepção dos alunos sobre os conteúdos trabalhados e o nível de alcance dos objetivos estabelecidos para o projeto. A pesquisa envolveu 14 alunos surdos e professores em uma Instituição de Ensino Especializada. Nos resultados, observou-se que a exploração de outros ambientes, a utilização de imagens e da Língua Brasileira de Sinais - Libras são diferenciais importantes, tanto para o processo de ensino, quanto para a construção de conhecimentos e representação dos saberes apreendidos pelos alunos nas aulas de Ciências e Matemática.